A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Pergunta do dia Projetos Gringos

A incrível coleção de carros do tetracampeão de rali Juha Kankkunen

Juha Kankkunen é um dos maiores pilotos de rali de todos os tempos. Ele venceu 23 ralis e abocanhou quatro títulos mundiais — por três marcas diferentes, um feito que não foi repetido até hoje. Só que, mesmo quando não estava nas pistas de terra, o piloto finlandês (tinha que ser!) conseguiu fazer algo que só aumenta nossa admiração: juntar uma das coleções de carros mais sensacionais do planeta.

Juha Kankkunen estreou nos ralis em 1978, mas sua carreira só engrenou de verdade em 1983, quando foi contratado pela Toyota e se destacou como um dos melhores pilotos na história da equipe. Em 1986, migrou para a Peugeot, substituindo Ari Vatanen — e conquistou com o Peugeot 205 T16 seu primeiro título de rali.

colecao-juha (30)

No ano seguinte, repetiu a dose com a Lancia Martini, ao volante de um Delta HF Integrale. A Peugeot havia desistido do WRC depois do fim do Grupo B, e Juha se lembra que, embora fossem muito rápidos, os carros do Grupo A não eram tão extremos, e comparou a mudança como “sair da Fórmula 1 para a Fórmula Ford”.

Depois de um breve retorno à Toyota em 1988 e 1989, Juha venceu seu terceiro título em 1991, novamente pela Lancia, e novamente ao volante de um Delta HF Integrale. Seu último título veio em 1993, pela Toyota, com um Celica GT-Four ST185.

Foi pouco antes disso que Juha Kankkunen decidiu começar sua coleção de carros. Ele diz que seu desejo era que sua família tivesse algo físico de sua carreira que sua família pudesse apreciar. Por esta razão, em sua coleção estão os quatro carros com os quais ele conquistou seus títulos.

Mas não para por aí: ele também tem um dos 200 Ford RS200 de rua, outros monstros do Grupo B (como o Audi UrQuattro) e uma seleção de Ferrari que inclui a lendárias 288 GTO e F40. Os carros ficam expostos em uma garagem especial, que também abriga suvenires de sua vitoriosa carreira, como macacões e troféus.

As fotos, publicadas pelo Edmunds.com, mostram que a coleção de Juha Kankkunen não tem foco na quantidade, e sim na qualidade — temos certeza de que muitos aqui trocariam dezenas de superesportivo por esta seleção matadora de carros de rali:

 

Agora, sabemos que a coleção de Juha Kankkunen não é a única capaz de nos deixar babando. Existem muitos outros caras ricos e apaixonados por carros que têm a possibilidade de reunir verdadeiros sonhos sobre rodas no mesmo espaço, e que são legais o bastante para dividi-los com o mundo, mesmo que em fotos e vídeos.

Alguns colecionam superesportivos exóticos; outros, clássicos de todas as eras do automóvel; e outros, ainda, parecem simplesmente querer juntar o máximo possível de carros que todo gearhead sonha em ter.

Por isso, nós vamos aproveitar e emendar a pergunta do dia de hoje: qual é a coleção de carros mais fodástica que você conhece?

[ Fotos: Edmunds.com ]

Matérias relacionadas

Hyper 5, parte 3: chegou a hora de descobrir qual dos hipercarros é o mais veloz de todos

Dalmo Hernandes

De carona na Ferrari F50: todos os detalhes do supercarro como você nunca viu!

Leonardo Contesini

Prepare-se para ficar louco pelos Mustangs do SEMA Show 2017

Leonardo Contesini
error: Direitos autorais reservados