A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Jules Bianchi tem lesão cerebral gravíssima e com possibilidade de sequelas

A equipe Marussia emitiu um comunicado sobre o estado de saúde do piloto Jules Bianchi, que se envolveu em um acidente gravíssimo no GP do Japão, no último domingo. Bianchi permanece em estado crítico, porém estável, no Hospital Geral de Mie, no Japão.

Segundo o boletim médico, Bianchi sofreu uma lesão axonal difusa, também conhecida como DAI. Esse tipo de lesão é causado por um forte trauma na cabeça que provoca um choque violento do cérebro com os lados do crânio, e em casos extremos causa o estado de coma permanente ou diversas sequelas.

001_small

O ex-médico da Fórmula 1, dr. Gary Hartstein, descreveu em seu site pessoal uma longa explicação sobre a lesão axonal difusa e os prognósticos ligados a ela, que reproduzimos neste post:

“Quando falamos sobre ‘lesões severas na cabeça’, como mencionei no domingo, estamos falando de uma classificação feita clinicamente. Isso significa que a escala de coma de Glasgow é assinalada sem levar em conta exatamente os tipos de lesão.

[…] Quando levamos um paciente ao tomógrafo para ver os tipos de lesão, às vezes ficamos surpresos em ver que nosso paciente em coma tem um resultado impressionantemente ‘normal’. Quando o resultado mostra apenas um inchaço generalizado sem um foco de lesão neurocirúrgico (como cortes ou hematomas), estamos falando da lesão axonal difusa. ODIAMOS quando isso acontece. Temos uma imagem impressionantemente… impecável

Vamos ver a terminologia rapidamente:

DIFUSA: diferentemente de hematomas, que por definição ocorrem em uma localização específica, a lesão axonal difusa não mostra nenhuma localização específica para o dano. Isso obviamente não é uma boa notícia, porque ela se opõe a uma sistematização dos sintomas do paciente, dificultando a reabilitação etc.

AXONAL: os axônios são a parte condutora da célula nervosa. São condutores isolados para conduzir os impulsos elétricos mais rápidos, por isso são cobertos com uma membrana gordurosa esbranquiçada. Quando você agrupa vários axônios você tem a substância branca cerebral. Os corpos celulares das células nervosas são acizentados.. por isso quando você tem um grupo de corpos celulares nervosos, você tem a substância cinzenta.

A lesão axonal difusa parece danificar a substância branca do cérebro. Os transmissores. Novamente, isso não é uma boa notícia, uma vez que os transmissores que permitem o processamento de informações de alto nível ao agrupar as várias regiões do cérebro (por exemplo as funções visuais e auditivas. Eu VEJO você falar, eu OUÇO você falar, mas na verdade são essas áreas associativas do meu cérebro que fundem as informações e se integram para que eu possa entender VOCÊ FALANDO. Esse tipo de processamento é interrompido com a lesão axonal difusa.

Essa condição é geralmente associada com o inchaço do cérebro, ao menos inicialmente. A lesão axonal difusa é geralmente associada a um prognóstico sombrio. Jules é jovem, forte e está sendo cuidado por uma equipe excelente. Vamos, Jules. Saia dessa.”

F1 Testing Bahrain, Sakhir 19-22 February 2014

Caso você esteja se perguntando quais são estes prognósticos sombrios, a explicação não é nada animadora: 90% dos casos acabam em coma irreversível ou sequelas diversas.

Matérias relacionadas

Toyota lança nova geração do Supra com motor BMW – e mais rápido que Porsche Cayman S

Leonardo Contesini

A Apple está mesmo negociando a compra da McLaren?

Leonardo Contesini

Os detalhes da demissão de Jeremy Clarkson – e qual será o futuro de Top Gear

Leonardo Contesini