A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Juros mais baixos para compra de carros, Porsche 911 terá versão híbrida, novos Nissan para o Brasil e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Juros para carros serão mais baixos

2_foto2_01_10

Depois de uma queda brusca nas vendas de carros novos no Brasil, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) assinaram na semana passada um acordo com a Caixa Econômica Federal e com o Banco PAN para oferecer crédito com juros mais baixos para a compra de automóveis.

Além dos juros menores que a taxa praticada no mercado, o acordo também prevê maior carência para a primeira parcela dos financiamentos e a adoção de taxas de juros diferenciadas para frotistas. Segundo o acordo, as taxas partem de 1,09% ao mês para carros novos e 1,42% para carros usados e nos dois casos a primeira parcela pode ser paga em até 120 dias. Com as mudanças, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, espera um aumento de 15% no volume de veículos vendidos.

 

Porsche confirma versão híbrida para o 911

original

Há alguns meses vimos que a Porsche planejava adotar powertrains híbridos na linha 911 — em especial no 911 Turbo — mas não sabíamos quando. Agora dois executivos da fabricante confirmaram ao site Motoring.com que a próxima geração do 911 (992) terá uma variação híbrida. O modelo deve ser lançado em 2018 e, por isso, precisará atender leis mais severas de controles de emissões e consumo de combustível.

A solução, segundo o Dr. Frank-Stefan Walliser, é adotar um sistema híbrido no modelo, composto por motores elétricos no eixo dianteiro e o tradicional flat-6 na traseira. O primeiro modelo a receber o conjunto será o Carrera 4, de tração integral. Ele também desmente os boatos de que o 911 terá somente motores turbo ao dizer que um motor aspirado é mais recomendado para o Carrera 4 pois é mais leve que um turbo e os motores elétricos dão conta do torque em baixas rotações.

A preferência pelo motor aspirado também é declarada pelo chefe de pesquisa e desenvolvimento da Porsche, Dr. Wolfgang Hatz, que confirmou os trabalho no 911 híbrido e disse preferir o motor aspirado ao turbo. Ainda que o carro acabe mais pesado que a versão convencional, a potência total irá compensar o peso extra. Hatz também afirmou que os compradores do 911 irão aceitar a ideia de um 911 híbrido porque, segundo suas palavras, “a tecnologia também pode ser divertida” — o 918 Spyder é uma boa prova disso.

Enquanto os híbridos não chegam, a Porsche irá adotar motores turbo em algumas versões do 911 ainda neste ano, quando o modelo receber as chamadas “atualizações de meia-vida” no Salão de Frankfurt.

 

Nissan cogita voltar a importar SUVs ao Brasil

nissancrossover

Em um evento para a imprensa, que levou jornalista para assistir às 24 Horas de Le Mans, a Nissan aproveitou para mostrar os utilitários Juke, Qashqai, sucesso de vendas na Europa, do tamanho de um Hyundai ix35, e o conhecido X-Trail, mas numa geração desconhecida dos brasileiros. A empresa, com isso, sinalizou que pretende voltar a vender utilitários no Brasil, mesmo que em volumes baixos, por conta da baixa competitividade de preço que produtos europeus teriam em reais.

Dos três, apenas o Qashqai é exclusivamente europeu. X-Trail e Juke também são feitos no Japão e poderiam ser importados a preços mais convidativos. A não ser que o acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia esteja mais adiantado do que imaginamos e possa entrar em vigor ainda este ano. O plano de importar os SUVs é para depois de abril do ano que vem.

 

Renault leva o conceito Alpine Celebration a Le Mans

renault-alpine-celebration-concept-a

A Renault aproveitou a edição 2015 das 24 Horas de Le Mans para mostrar seu mais novo conceito do Alpine, chamado por isso mesmo de Alpine Celebration. O modelo seria uma antecipação do carro final, que será mostrado no Salão de Genebra do ano que vem, segundo as expectativas.

renault-alpine-celebration-concept-b

De acordo com Bernard Ollivier, chefe da Alpine, o carro terá de se manter fiel às premissas da marca, ou seja, terá de ser leve, rápido e gostoso de dirigir. Fala-se em 250 cv de potência, 1.100 kg e um interior elegante e descomplicado. Ollivier chegou a dizer à revista Autocar que não sabe nem se conseguirá lançar o carro no ano que vem, já que eles preferem ter certeza de que ele será bem recebido. De todo modo, as opiniões sobre ele, coletadas em Le Mans e em Goodwood, devem ajudar a definir os rumos do carro de produção.

 

Porsche estuda irmão menor para o Macan

Porsche-Macan-Junior2-700x467

Depois que desbravou o mercado de utilitários com o Cayenne, uma jogada de mestre de Wendelin Wiedeking, a Porsche demorou anos para oferecer uma alternativa menor. Entre o Cayenne (2002) e o Macan (2014), houve uma distância de 12 anos. Mas o próximo SUV da marca deve demorar metade deste tempo para aparecer. Segundo a revista alemã Autobild, o irmão menor do Macan deve aparecer em 2020, se tudo correr conforme o planejado.

Uma das preocupações da Porsche é, acredite, que o carro tenha uma demanda muito acima do que a marca possa atender, mesmo com preços entre 40 mil e 60 mil euros. Outra é com o desempenho, já que um modelo menor do que o Macan provavelmente não teria espaço sob o capô para um boxer ou mesmo para um V6, o que o limitaria a motores de quatro cilindros. Nada que um bom turbo ou mesmo um sistema híbrido não possam resolver.

Porsche-Macan-Junior-700x467

Se for aprovado, o carro deverá se tornar o Porsche mais em conta. E, considerando a demanda por SUVs compactos de luxo, como a que existe pelos Mini Countryman e Paceman e pelo Range Rover Evoque em todas as partes do mundo, seria uma aposta acertada.

 

BMW suspende projeto do roadster Z2

21002421751124555234

Lembra quando falamos que a BMW está trabalhando em um roadster compacto, que seria batizado Z2? Então… estava trabalhando, pois segundo a revista britânica CAR, o novo chairman Harald Krüger e o chefe de pesquisa e desenvolvimento da marca, Klaus Froelich, cancelaram o projeto.

A decisão teria sido motivada pela “retração do mercado de esportivos” e também por que cada vez mais os clientes preferem crossovers e SUVs. Outra possível causa para o cancelamento do projeto é a intenção da BMW colocar em produção o Mini Superleggera Vision, embora o sinal verde ainda não tenha sido ligado. O BMW Z2 seria exatamente o que o Mini Superleggera Vision poderá ser: um roadster de tração dianteira baseado na plataforma UKL e embalado pelos motores 1.5 turbo de três cilindros e 2.0 turbo de quatro cilindros.

 

Gran Turismo terá Peugeot 208 T16 Pikes Peak

Peugeot-208-T16-Pikes-Peak-2-638x367

Depois que o Peugeot 208 T16 Pikes Peak bateu recordes em Pikes Peak conduzido por Sebastian Loeb, em 2013, o carro entrou no radar do game Gran Turismo. Pelo menos foi isso que Kazunori Yamauchi disse em uma entrevista durante a apresentação do Peugeot Vision GT. Questionado se o T16 seria incluído no jogo, ele disse um sonoro “sim”. Equipado com motor 3.2 V6 biturbo de 875 cv, o carro pesa exatos 875 cv. Veja o vídeo da subida:

Ao entrar para o GT, o 208 T16 fará parte de um clube seleto que inclui carros como o Suzuki Escudo e o Sport E-Runner, ambos de Monster Tajima. Com o anúncio de patrocínio oficial à prova, o Gran Turismo deve incluir a pista em alguma de suas próximas edições, mais provavelmente o GT7, já que Yamauchi negou, do mesmo modo direto que confirmou o T16, que o carro não seria incluído em updates ao GT6.

Matérias relacionadas

Este vídeo do Rally da Graciosa de 1990 no Paraná vai causar nostalgia até em quem não estava lá

Dalmo Hernandes

PRF aplica 3 mil multas por farois apagados por dia, Renault mostra sucessor do Fluence, Honda NSX terá versão Type R e mais!

Leonardo Contesini

Veloster Turbo virá ao Brasil, BMW M2 pode ter 374 cv, Ferrari F40 de Nigel Mansell vendida e mais!

Leonardo Contesini