Kadett C20XE turbinado? Conheça a história do Project Cars #17!

Felipe Machado 5 abril, 2014 227
Kadett C20XE turbinado? Conheça a história do Project Cars #17!

Bom, chegou a minha vez. Confesso que enrolei dias esperando outras histórias pra ter alguma referência e tentar escrever a minha de um jeito bacana, mas não deu muito certo – acabei ficando mais confuso! Bem, meu nome é Felipe Machado Marçola, mais conhecido como Machado. Moro em Santo André, SP e tenho 26 anos.

Sempre gostei de carros modificados. Não tenho muitas lembranças de como era minha paixão antes do game “Need For Speed Underground” e do “Velozes e Furiosos”. Acho que não falo só por mim quando digo que apreciei a “época de ouro” do tuning. Apreciei, no passado. Não gosto de exageros, de rodas gigantes ou de suspensões extremamente rebaixadas choraboyéfixa, que fazem o carro cabritar com qualquer bituca no chão e mal te deixam fazer uma curva direito. Este cara… não seja este cara!

Devia ter uns 12 anos, mais ou menos, quando ouvi um ronco diferente pela primeira vez. Estava em casa jogando PSOne e ouvi um ronco grave seguido de um espirro, corri até a janela da sala e vi um vulto prata passando. Passaram-se alguns dias e novamente ouvi o tal ronco, já fiquei ligeiro e sentei na garagem pra ficar observando: era um Chevette turbo de um vizinho. Eu nunca tinha ouvido algo como aquilo ao vivo e fiquei maravilhado com aquele carro! Depois, houve também um grupo de amigos com nome de equipe e tudo mais, o que não vem ao caso, mas foi bem antes de qualquer fórum automotivo que vim a conhecer…

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Algum tempo depois eu vi um Kadett GSI Vermelho Bach e foi amor à primeira vista! Na época meu pai chamava de carro de burguês, eu ainda não entendia o motivo. Lá pelos meus 16 anos um amigo ganhou um Kadett do pai dele, Sr. Hélio, gente finíssima que trabalhava com revenda de carros e que pegou o GM em um rolo. Este amigo, como eu, não tinha habilitação e só usava o carro pra alguns rolezinhos no bairro.

O Kadett era um SL 1989 prata com o kit do 98 (parachoques, frisos e aerofólio). Dirigi algumas vezes e gostei muito do motor 1.8 carburado. Depois de alguns meses, ele passou o carro pra frente e com isso eu também fiquei uns dois anos sem dirigir nada. Quando fiz 18 e tirei a habilitação, presente de minha mãe, dirigi alguns Ka 1.0, que achava absurdamente fraco. O tempo passo, e com uns 20 eu já estava pensando em uma moto. Um tio meu estava vendendo uma DT 200R azul com aros dourados, coisa mais linda, mas como vocês devem imaginar, minha mãe interviu e não deixou ele me vender.

Com a grana que daria na moto, coisa de uns R$ 3 mil na época, resolvi dar entrada num carrinho. Meu pai sempre dizia para eu comprar um Fusca até ficar bom na direção, para depois trocar por um zero. Mas nunca dei ouvidos: comecei a procura por aquilo que eu queria, um carro mais velhinho e com motor “grande”… 1.8 ou 2.0. Em lojas e em feiras (como a da Matel), olhei alguns Gols, Escorts e Kadetts, pois pretendia gastar no máximo R$ 10 mil na compra. Mas nada me chamou a atenção – e o que gostei estava fora do meu alcance, como um GSI branco conversível 1992, por R$ 16 mil.

Na época eu já fazia parte do fórum Kadetteiros para colher informações… e aquilo acabou me influenciando ainda mais: seria um Kadett mesmo. E era pra ser.

Estava em casa num domingo quando o Sr. Hélio me liga e diz que tinha um Kadett do jeitinho que eu queria lá na feira. Fui lá dar uma olhada. Era um GLS 1.8 EFI 1994 Vermelho Schumann (um tom de vinho), um dos poucos GLS realmente completos, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, check control, computador de bordo, freios a disco na traseira e tudo o mais – só não tinha teto solar. O Sr. Hélio ligou o carro deu uma volta pelo pátio da feira e aprovou a mecânica – nas palavras dele, “o Kadett está uma uva!”, lindo de lata, suspensão em ordem. Fechamos negócio.

 

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Sem experiência, fiquei com medo de dirigi-lo. Pedi para um amigo ir buscar o carro e levar pra minha casa. Minha mãe adorou, era confortável, bonito e espaçoso. Meu pai odiou, me xingou por alguns dias e falou que eu tinha feito uma baita cagada e que deveria ter comprado um Gol. Contraste…

Só que, passada uma semana, meu pai pegou o Chevrolet para dar uma volta. Daí foram só elogios: suspensão macia, bancos confortáveis, direção hidráulica. Ele foi convertido e passou a adorar minha decisão.

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Foi meu primeiro e único carro. Agora estamos em abril de 2014 e muita coisa aconteceu desde que comprei este Kadett: suspensão de rosca, rodas esportivas, muitas grandes amizades graças ao carro. Por tudo isso, não vou me desfazer dele. Talvez até monte um GSI para track days no futuro, mas esse GLS aqui vai ser turbão.

Há alguns anos li uma frase que dizia o seguinte: só compreende a minha loucura quem partilha da minha paixão. Sou apaixonado por velocidade, conheço outros loucos como eu, alguns curtem motos e outros, carros. Não é sobre trocar de carro todo ano ou abrir mão na primeira manutenção que se enfrenta. Momentos bons e ruins existem em qualquer situação, loucos como nós não vêem seus carros ou motos como objetos ou dinheiro investido – e não operamos a máquina: nós fazemos parte dela. Temos muito mais em comum do que imaginamos, é uma droga, um vício, uma paixão, é parte da nossa personalidade e atraímos loucos semelhantes…

 

Aqui começa o Projeto Kadett SS

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Sendo o GSI o esportivo “legitimo” da linha Kadett, decidi batizar a minha cria de SS, uma homenagem aos esportivos de antigamente da Chevrolet. Depois de acompanhar diversos projetos pela internet e com alguns carros que conheço pessoalmente, decidi que o meu seria turbinado, com cabeçote de 16V e tudo o que tem direito – algo digno de ostentar a sigla SS! Contudo, como apelido carinhoso eu o chamo de Bate-Bate…

Hoje temos a seguinte situação: o Kadett está parado, esperando o seu novo motor. Sim, estamos falando de um C20XE, o 2.0 16v de Calibra. Tenho em mãos bielas e pistões forjados, injeção programável e a turbina.

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O projeto será dividido em três etapas: aspirado, turbo e estética. Primeiramente vou montar o motor com os pistões e bielas forjadas, acertar com a injeção programável Fueltech e rodar um tempo com ele aspirado. Considerando que este 2.0 originalmente gera 150 cv, espero chegar nos 170 cv desta forma. Com o turbo montado, espero chegar a algo em torno de 400 cv sem booster. É um carro que pretendo colocar para andar em Interlagos, mas o foco real dele é rua!

Pessoal, por enquanto é isso. Obrigado pela oportunidade de expor o meu monstrinho, no próximo post vou detalhar a preparação e se possível postarei um vídeo com o passo a passo da montagem do C20XE.

 

Por Felipe Machado, Project Cars #17

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  • Helio Ribeiro da Silva

    É isso aí! Já o vi, já andei nele (isso que dá voltar para casa a pé do trabalho :D) e o projeto é válido. Acompanharei!

    • Fskyline

      Pelo jeito é o Sr. Hélio. Hehe

      • Felipe Machado

        Hahahha pensei: vou deixar juntar alguns comentários e respondo o pessoal de uma vez… nossa, mais de 1 hora sentado aqui respondendo kkkkkk
        Enfim, esse não é o Sr. Hélio que eu citei no texto, esse Hélio Ribeiro é um amigo de infância que é chegado nesses trecos com motor e 4 rodas, ou mais!
        Abração, Valeu!!

  • bpassoni

    Shooow!!! Também sou louco pra ter um Kadett GSi e acompanho o fórum Kadetteiros. Irei acompanhar o seu projeto aqui no FlatOut! Boa sorte!!

    OFF-TOPIC: Pessoal do FlatOut, coloquem aquele post sobre Dirigir a Noite que tinha no Jalopnik!! 😀

    • Paulo Jr.

      Sou meio suspeito falar, pois sou membro do Kadetteiros a vários anos, e já estou no meu 2º Kadett! Alguma coisa no Kadett, sempre me atraiu, não sei, diferenciais estéticos, motor grande em um carro com cerca de 1000 kg. Sei lá, acho o Kadett um carro diferente dos outros, eu olho para esses moderninhos, e vejo algo sem alma, já tive algumas oportunidades de trocar, mas sei lá, não vejo algo que me incite tanto a troca-lo.

      Tenho um projeto para o meu um tanto quanto parecido com o seu, mas no caso vou usar um X20XEV como base, forjado, turbo e intercooler. Pretendo extrair algo em torno de 250~300 hp, e vou usar o câmbio F18CR com diferencial alongado para 3.277:1.

      Estimativas, 0-100 em 5,6s / Final: 255 km/h / Quarto de Milha 13 segundos altos

      Uma suspensão que possa ser usada no dia-a-dia, porem mais firme e levemente mais baixa que a original, freios maiores na dianteira, discos na traseira, rodas 15 (para abrigarem os freios) pneus mais largos na dianteira do que na traseira e uma barra estabilizadora traseira mais grossa.

      Boa sorte no projeto cara! Provavelmente vou me inspirar nele pro meu projeto futuro! Abração cara!

      • KzR

        Hoje em dia meu Kadett chama-se Palio 1.8 GM.
        Motor GM grande em carro pequeno.
        Suspensão macia (até demais e boba)
        Câmbio curto e bebedor.

      • WebThiago

        Pode colocar o freio do Vectra GLS no Kadett sem complicação, eu tinha feito isso no meu GSi turbo, é praticamente plug’n play. Esse freio já vai fazer arrastar um pouco além da conta os pneus aro 15, mas evitam o “fading”. Algo maior que isso acredito que só vai travar e te deixar na mão em alguma emergência.

    • Marco Tulio Bruning

      Carro irado demais, meu primeiro “project car” foi uma Ipanema SL/E 1.8 1991, carburada, que tive em 1995. A única modificação mecânica era o segundo estágio do carburador, passado de vácuo para mecânico. Tinha rodas 15 com pneus P600 195/50, os piscas eram transparentes e tinha “gravatinha delete” na grade frontal. Na traseira, lanternas fumê. CD player da Blaupunkt, um módulo Fosgate 400X4 e outro 200X2, uma caixa selada com um sub Fosgate de 10″. “Namorei” muito na traseira daquela Ipanema! E nos bancos também hahahahaha. Sdds eternas, um carrão…

  • Ajvision

    Lindo!! Sempre tive tesão com o modelo gls 97 ou gsi mais recente com injeção multi ponto e MESMO MOTOR DO VECTRA em um carro bem leve e menor

  • Gabriel_R34

    Te entendo perfeitamente, cara. NFSU e Velozes influenciou muito a nossa geração, mas tá no passado. Aquele tuning que era bacana 12 anos atrás é ridiculo hoje. Boa sorte com o projeto, acompanharei

    • castilho17

      Tunning era moda e como qualuqer outra moda, passa..
      O que fica dos filmes e dos jogos é o culto ao carro, trata-los como algo maior do que um meio de transporte.. Isso é um legado..

      • Gabriel_R34

        Com certeza, cara…

    • KzR

      Tunning é na verdade o que se fazia desde os primeiros Gran-Turismos da vida: afinar a mecânica e a performance.

      A onda do tânning ou xunnig de V&F é mais na parte de personalização, ainda que alguns, de fato, também buscavam performance. Isso é o que enchia nossos olhos.

    • Adilson Pedro Scheid

      Influenciou mesmo, mas como nosso amigo do Kadett, nunca fui pela vertente de rodonas e coisas extranhas, meu primeiro carro foi um GM tb (totalmente de tiozão), um Comodoro SL/E 1990 comprado do primeiro dono por 5 mil reais (em 2003). hoje aquele carro valeria uma nota, pois era todo original e muito conservado, eu tinha muita dó de modificar algo dele e nem rebaixar eu rebaixei (era 100% original), me arrependo de ter vendido e o vendi por influencia de outros (peguei um carro “novo” que não fiquei nem 6 meses pq fiquei com nojo).
      Loucos como nós são poucos, e só loucos entendem um ao outro!

    • Thiago Tatsch

      Sou dessa geração V&F mas odiava NFSU. Acho que os carros do velozes (salvo algumas exceções, ex: rosa e o hulk) são muito bem feitos. A maioria usa body kit feito para os carros, inclusive o Chip Foose fez um civic 95 ou 97 (se não me engano) modificando um body kit desses, e no geral as pinturas são bem feitas. Não da pra comparar o que é feito nos carros lá fora com os xunnigs brasileiros que pegam um Gol (nada contra o carro) colocam capo de maverick, lanternas de palio, porta de lamborghini e rebaixam na fixa. Não é meu estilo de carro, mas pago um pau para um skyline ou um supra e pode vir adesivado, não tem problema não.

      • Gabriel_R34

        Concordo, mas você preferiria aquele Eclipse roxo do segundo filme daquele jeito ou de uma maneira mais discreta? Eu sou apaixonado com alguns carros da série, especialmente os R34 do Brian, mas aquele estilo de personalização que estava presente nos primeiros filmes evoluiu, até nos próprios filmes seguintes. Mesmo projetos “civis” de alto nível de 12 anos atrás eram exagerados pros padrões de hoje, é só pegar revistas de personalização que dá pra notar

        • Thiago Tatsch

          Concordo, ele é horrível, mas o Skyline, o Lancer, o Supra dourado o RX7 por mais que tenha um adesivo na lateral não acho eles feio e como você já disse “eu não colocaria no meu”. Você (e outras pessoas) já comentaram tudo evolui e pra melhor (amém) e exageros existem em qualquer estilo seja ratlook, dragster, hotrod. Só acho que a galera (diferente de você) generaliza o V&F para pior, e na verdade 80% dos carros são muito bem feitos.

    • D Agostini

      Realmente, eu lembro que meu pai achava horrendo aqueles carros, com neon, adesivo em tudo quanto é lugar, e etc e etc… E hoje eu entendo meu pai, acho horrível, mas foi a partir disso que somos o que somos!

  • Lucas Romeiro

    Muito bacana e um tanto quanto inédito, não me lembro de ter visto esse motor turbinado no Brasil.
    Alguém sabe se esse motor é robusto suficiente para aguentar turbo e etc.?
    Boa sorte com seu projeto e aqui nós encontramos loucos como nós!

    • NightRider

      Esse motor aguenta numa boa, ele saiu um versão turbo na Europa, o C20LET, com 204cv, 6 marchas e AWD. Tudo é idêntico so muda o pistão e comando

      • Lucas Romeiro

        Verdade, só que de 200 pra 400cv dá uma boa diferença, porém o dono já investiu até em bielas e pistões forjados então acredito que vai dar certo…abraço

    • TwinSpark

      O Astra OPC (da mesma geração do nosso) usava esse motor turbinado, inclusive dizem que era fabricado aqui e mandado pra lá.

      • Lucas Romeiro

        Bom saber, obrigado!

  • felipereira

    Sou igual a você cara, conta em forum do carro preferido, colhendo informaçoes só esperando chegar os 18 e finalmente botar as mãos na maquina…só que no meu caso é uma atração, digamos…explosiva. Marea hlx 2.4. Hehe.

    • Kleber Amorim

      Também já to fazendo isso , assim já da pra saber as manhas do carro e o que olhar pra ver se o carro ta inteiro quando for comprar , aqui é um opala 88 coupe 4 cilindros que quero usar como daily drive ( sim eu sou retardado ) , já to até vendo as pedradas que vou levar no dia que eu chegar em casa e falar que eu paguei 12 mil em um carro 88 .

      • felipereira

        Cara…você me lembrou esse Opala aqui:http://m.bomnegocio.com/anuncio?ad_id=31532021
        A neurose do meu pai, junto ao nojo de carro velho da minha mãe estragaram o negocio..era eu ou ele…bem, eu prefiro ter um lugar para dormir, rs.

        • Kleber Amorim

          Aqui tinha um SS 74 mais ou menos nesse estado por 1000 reais , só que o carro tinha alguma treta , não tinha doc ou tinha baixa no detran não me lembro e ia ter que pagar mais uns 3 mil pra um despachante pra ele ”dar um jeito” se é que me entende .
          Já falando nisso alguém sabe quantos km/l faz um 4 cilindros 2.5 bem regulado ? já vi gente falando que faz a mesma coisa que um 6 cilindros e já vi até gente falando que fazia 10km/l , mas isso era em um anúncio e pra vender os caras falam qualquer coisa .

          • felipereira

            Cara, quando vai esse Opala fui atras de informação, e não foi pouca viu…rs. No clube do Opala tem um tópico que falam do consumo dos Opala, e 4cc a maioria é 6-7 na cidade. Creio que muito bem reguladinho deve conseguir 7 e alguma coisinha a mais. Pena os 6cc andarem a preços exorbitantes…

          • XRS250

            O Opala 4cilindros é bem econômico mesmo e aliás mais econômico que muito 1.nada por aí.

          • Bamlws

            Já tive os dois, 2.5 gasolina e 4.1 álcool. Conselho, pega um 2.5, bem reguladinho consegue andar relativamente bem e fazia até uns 8 na cidade, pisando bem, bem leve, mas é um motor gostoso. O barulho do 4.1 é absurdo, eu chegava em casa com meu carrinho moderno e ligava o opala só pra ouvir o ronco. Mas sem sacanagem, o ponteiro dele baixava e vcê conseguia ver! Haha sem exageros, ele fazia uns 3km/l na cidade, até porque com um 4.1, você acaba dando umas esticadinhas a mais…rs

      • XRS250

        Não é só eu que levo pedrada,,, mas confesso fico chateado, o meu pai joga pedra e blá,blá,blá e no final quando viaja ele quer dirigir.

    • Luiz Freitas

      Sou membro do Kadetteiros.com tbm desde os 16 anos… Hoje com 22 aprendi muito sobre Kadett e a vontade de ter outro só aumenta. Um tio meu teve 12 Kadetts varios modelos e nas palavras dele, o único carro que eu gosto na minha vida! Fim de papo

  • Hugo

    Eu não sabia que existia um Chrysler Crossfire no Brasil,eu tinha no Gran Turismo 4 veja so http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-549575352-chrysler-crossfire-36-coupe-porsche-gti-wrx-gts-z3–_JM

    • Lucio Adriano Mendonça

      Coisa mais linda!! Se tivesse $$$ esse era meu,rsrs. Da Chrysler eu gosto até do PT Cruiser.

      • Hugo

        Eu tbm compraria,o PT Cruise é bonito.

      • Marco Tulio Bruning

        Vocês sabem que esse carro é um Mercedes SLK com lataria da Chrysler né?

    • Renato_Oliveira

      Nossa! Esse carro é lindo mesmo!

  • Guilherme Augusto Bressanin

    Quando você quis comprar a moto sua mãe INTERVEIO, e não “interviu”…

  • Lo Chun Man

    Parabens pelo seu projeto, que carro lindo. Mas vou ter que deixar uma dica de amigo pro dono do projeto: 400cv e um pouco exagerado pra esse motor, mesmo com pistoes e bielas forjadas, ainda mais sendo um carro de rua, e como pedir pra destruir e perder tudo. Para a rua, talvez seja melhor rodar com uns 300cv, 350cv. Assim o motor tera uma maior durabilidade sem afetar a sua diversao. Eu por exemplo, estou juntando algumas coisas pra montar um Supercharger no meu Gol Power de 77cv, estimando que com uns 110cv ele esteja de acordo com aquilo que eu espero dele: respostas rapidas, subidas de estrada sem ter que reduzir, e folego pra brincar num Track Day (Assim que tiverem uma pista decente em BH e regiao)

    • Gabriel_R34

      Pra quem mora em BH é foda mesmo, a gente merecia um autódromo decente na região

      • Patrick Cruz

        Apoio essa ideia do encontro aqui em BH. Precisando criar algo pra se fazer nessa cidade “morta” . Só marcar! hehe

        • Scarified_8

          Somos 2! podíamos nos encontrar em algum ponto turístico da cidade, como na praça do papa por exemplo, em um fds de manhã!

          • Elder Júnio

            Mais um na lista…

      • Valdeir Jr.

        Na falta de um autódromo decente, poderia organizar uma prova de subida de montanha. Lugar pra isso não falta haha

        • Gabriel_R34

          É uma grande idéia, morro é o que não falta aqui na região

          • Valdeir Jr.

            Tem a subida pro Topo do Mundo, que não é muito extensa mas tem curvas legais, sem falar na bela vista que se tem lá em cima.

          • Scarified_8

            Concordo! ou subindo a estradinha de macacos para a BR tb ia ser mto legal.. bom eu já fiz isso algumas vezes de madrugada mesmo sem ser um evento 😛

          • Pedro Nazareth

            Esse trecho de Macacos é foda! Sempre imaginei que algum evento poderia rolar lá!

          • Elder Júnio

            isso é pq vc não conhece o outro lado da montanha…
            Pense numa ladeira que se tropeçar no topo só consegue parar em Brumadinho…

          • Valdeir Jr.

            Hahaha, só fui lá uma vez, mas é um dos melhores lugares de BH. Eu sou de Ouro Preto e já me divirto bastante na Serra da Santa, em Itabirito. Tem ainda a MG 129 indo para Ouro Branco, que são ~20 km de alegria.

          • Elder Júnio

            Nossa, nessa serra tem cada curva que parece que vc ta virando na esquina… Essa MG 129 é aquela da Estrada Real, que passa perto da casa do Tiradentes?????

          • Valdeir Jr.

            Isso mesmo. Ela é conhecida como Estrada Real aqui porque passa por alguns trechos do caminho antigo.

          • Elder Júnio

            Passei nela já… Parece que soltaram uma cobra e foram com o trator atrás dela fazendo a estrada…
            Essa tem curva… Tá doido…

          • Valdeir Jr.
          • Elder Júnio

            Tudo a ver…
            Tem uns caras que nas curvas, melhor nem comentar…

          • Elder Júnio

            Voltando de Moeda seria uma boa….

      • Elder Júnio

        O que fizer vai ganhar dinheiro. Mas com os preços de imóveis aqui na região, vai ser meio difícil acontecer…

      • Túlio Dourado

        Hoje teve Track Day no Mega Space. E a estrutura lá tá bem boa, viu? Asfalto bom, organizado, etc.

        Eu enviei a dica aqui pro Flat, mas não postaram!

    • NightRider

      Esse motor aguenta a cavalaria sim, problema vai ser botar ela no chão

      • Leandro Morais

        Ao infinito E ALÉM!

    • gabr13l

      To esperando uma pista nos arredores daqui de BH há tempos

      • Túlio Medeiros

        O que vocês acham de nós de BH organizarmos alguma coisa tipo um encontro dos FlatOuters?? Seria bacana conhecer mais gearheads fora do pc hahaha

        • Marcos Alvarenga

          Combinado.

          Aproveitando, no Mega Space é só arrancada mesmo? Não da nem pra organizar um track day?

          • Elder Júnio

            Eu tô dentro… Mas track day no mega só se for de kart…

        • Pedro Nazareth

          Acho bao viu hahhaha
          Sempre quis conhecer alguém de BH que curte o Flatout

    • Athos

      Cara, de onde vc tirou a informação de que esse motor não aguenta? O calibra só Anderson Dick (dono da fueltech) tinha mais de 700hp no motor, só procurar no YouTube. 400 é tranquilo se forjar… Agora pra tracionar vai ter q usar uns r888 ou advan na rua.

      • julio saraiva

        Athos ? Rsrs famosooooo no kadetteiros ainda levo um Kadett pra tu monta abraco

        • WebThiago

          Também pretendo fazer isso!

      • Luiz Freitas

        Athos do Kadetteiros? Sério, esse Project cars vai ser o encontro dos Kadetteiros.. sdd Kadett, em dezembro se tudo der certo terá um na garagem, meu, só MEU.. hahahaha

      • Paulo Jr.

        Grande Athos! O Gênio no ramo de preparação de Kadetts!

        Pena ele so gostar de correr em linha reta! ;P
        (Agora ele sabe quem eu sou!)

        Abração Athos!

      • Lo Chun Man

        Nao duvido de carros de arrancada de 700cv, o problema e casar potencia e durabilidade. Carros de pista com 700cv e uma revisao a cada dia de puxada, entao, eu, como mecanico e me informando com os outros profissionais do ramo realmente acreditamos nesse numero para ter durabilidade num carro de rua.

        • Athos

          Ok amigo,respeito o seu ponto de vista. Mas carros de arrancada hoje, com cabeçotes 16v, já estão com potência na faixa dos 1000hp, e não 700 (lógico que no limite). Para mim é perfeitamente possível um carro se rua ter ótima durabilidade com 400hp, desde que seja bem montado (injeção programavel bem acertada e com boa alimentação, um intercooler generoso, peças forjadas de boa qualidade, Militec, termotape, etc). Daí o que não vai ter durabilidade será câmbio, ponta de eixo e afins originais.

          • Lo Chun Man

            bom, se o problema nao for mais no motor, entao eu desejo a felicidade do dono do Kadett e do seu projeto, Athos. Mas sobre cambios, realmente, ainda nao conheco nenhuma grande marca de cambios e afins no mercado de preparacao, o que me fez decidir usar o meu Gol como o projeto de formatura dos cursos que eu fiz. O meu e um 1.0 16v de 77cv, mas vou combinar com supercharger e cambio com relacoes do turbo

    • AstraPower

      O problema sempre foi e sempre será o câmbio… sem um F23… vai quebrar rapidinho, ou não terá os tais 400cv.

  • RodrigoSM

    Ta bonitão a caranga… lisa de lata… isso pra mim é essencial.. da gosto de ver…

    SÓ acho que essas rodas brancas não estão tão legais, mais isso é detalhe

    • Artur Afonso

      As rodas me parecem ser prata.

      • RodrigoSM

        Sei lá… qdo olho a foto dos Kadetts um de frente pro outro me parecem brancas… mas pode ser impressão mesmo

      • Felipe Machado

        São brancas, é que estavam meio sujinhas e parecem prata.
        Abs.

  • Artur Afonso

    400cv? Sinto cheiro de fumaça…

    • giodoesitbetter

      Achei um baita exagero. Colocaria, no máximo, 250cv.

      • Guest

        kkkk pistão e biela forjados, cabeçote 16v, rende 400 cavalos fácil fácil, véi..

        • Leandro Morais

          O problema não é chegar aos 400cv…

          O nosso amigo disse que o foco real dele é rua, por isso concordo em 250cv! Os 400cv irião forçar muito os componentes do carro!

          Convenhamos, 250cv já vai se divertir muuuuuito nas ruas!

          • Vitor De Lisboa Cardoso

            Mas a parte que e divertida tambem e fritar de 1,2,3 e se brincar e o carro conseguir so o inicio da 4.

          • ThiagoVerdona

            Discordo… 400 cv dentro de um circuito que cozinha tudo e leva a um extremo desgaste.
            Agora 400cv na rua é suavissimo, ainda mais em um carro com cabeçote OEM que nao soca, nao da tranco, nao embola, e cambio OEM que nao ronca nada. Tá no céu!

      • Artur Afonso

        Na pista com pneus slick e um conjunto de suspensão bem acertado acho que pode ser interessante, mas imagina na rua, com pneus comuns… deve ser difícil tracionar quando a turbina enche! Me lembrei de um vídeo de um chevette turbo fazendo a subida da montanha.. potência demais, era só o cara cutucar o acelerador pro carro sair de lado e perder muuuuito tempo nas curvas.

        http://www.youtube.com/watch?v=HJdhw0OtrHE

        • Guilherme Gonçalves

          Subiu mal pra carai…Muita pressão pra pouco braço.

          • FearWRX

            Não conheço nada de subida de montanha, mas pelo pouco que vi, também percebi que essa subida foi bem ruim. Parece que só tem pressão mesmo, mas velocidade nada, fora que, sim, o carro é arisco, mas parece que ele dirige com medo, mas não pouco, MUITO medo. E olha que foi 1º lugar ainda.

        • Bruno Nogueira

          Aqui em João Pessoa tem um Chevette tubarão com um C20XE aspirado e o danado é arisco, ein? Tem outro com um 2.0 de Astra turbo que puta que pariu…

          • KzR

            O conhecido Tubarão Azul GP-77 com um belo C20XE acertado com uma Fueltech com uns 198cv estimados.
            Animal aquele carro!
            O outro deve ser um amarelo, motor flexpower 8V (achei que fosse 1.8), com bancos Recaro de Kadett GSi. Classicamente bonito por fora.

            Se a história de como o Felipe Machado conseguiu o C20 for parecida com a do dono do Chevette Azul, então digo sem medo de errar: “o C20XE é que escolhe a pessoa que deverá usá-lo.”

          • Bruno Nogueira

            Não sei se estamos falando sobre o mesmo amarelo, mas de toda forma aqui vão fotos dos que falei respectivamente:

            Tubarão GPII 77 com C20XE: https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1.0-9/77164_396041953836474_747894178_n.jpg

            O amarelo que não se é o mesmo que você está falando, mas que é motor 2.0T de Astra: https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1.0-9/1170700_505556069528676_213372230_n.jpg

            E por último e pra mim, o meu favorito aqui da cidade pela sua originalidade e desempenho, o 77 azul bebê motor 2.0T e que já pude presenciar andando com Golf GTI MK4 com alguns ups: https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1.0-9/p180x540/521999_505560809528202_27142422_n.jpg

          • KzR

            O Tubarão GP C20 Azul, confere.

            O Tubarão Amarelo, confere! Note os bancos Recaro da frente (parecidos com o do GTi ao lado). Só não sabia se era 2.0, mas era GM 8v com turbo.

            Esse Tubarão azul bebê eu já topei com, mas não sabia que ele era mexido. Achei que era original total. Que 2.0T é esse, o mesmo do amarelo? Esse tá o ouro!

            Abs.

          • Airton

            E este azul vem forte, Kit Nitro e tudo mais, acompanho pelo DKC o/ Projeto é de primeira classe ahaha

          • Bruno Nogueira

            Ah sim… O cara tá investindo muito. Gaiola, nitro… ele tá com outro também só que hatch. Reza a lenda das más línguas que tá fazendo pra drift. Um turbinho no motor original e tal. Outro amigo nosso também comprou outro hatch e o projeto dele tá do caralho também. O dele eu já to ligado que é pra drift e sei que vai ficar animal.

  • NightRider

    Lindo projeto, vou montar algo parecido em um Kadett GSI ou Chevette, mas pretendo aspro e usar no dia a dia. Agora algumas dúvidas, vai usar o bloco do C20XE ? Que cambio pretende ? Abraço e boa sorte

    • Felipe Machado

      Sim, pretendo manter o bloco do C20XE, trocando apenas pistões e bielas. Por enquanto vou manter o meu F16WR, estou negociando uma sucata de vectra GSI que se der tudo certo montarei com o cambio dele (preciso verificar se o ponto de fixação é o mesmo do kadett).
      E os pistões mantém os 10,5 de taxa também :)
      Não vou usar o sensor de detonação, a FT400 infelizmente não dispõe desse recurso… É um módulo vendido a parte, talvez na hora do acerto o preparador utilize algum só pra fazer o mapa, mas no dia a dia, não vai ter.. somente controle por sonda wideband.
      Obrigado, abração e desculpe a demora em responder.

  • Gabriel Gonzalez

    Pera ae dexa eu levantar da cadeira…. ESSE EU TENHO QUE APLAUDIR DE PÉ!!!

    QUERO VER ESSE KADETT PRONTO 😉

    • Felipe Machado

      Valeu Gabriel, eu fiquei com o pé atras pra escrever o texto e até pensei em pedir pro Barata nem publicar depois que eu mandei, fiquei com medo das criticas negativas! Mas o projeto foi bem recebido e fico feliz com os comentários que o pessoal tem postado, só me motivam mais!
      Infelizmente to passando um perrengue aqui e o projeto vai sofrer uma demora, talvez não poste nada nessa segunda fase, a proxima etapa é um video com a montagem do motor, quando tiver tudo em ordem vou liberar o video e o texto.
      Valeu mesmo, Abração.

      • Gabriel Gonzalez

        Relaxa meu 306 Cabrio tbm ta foda… Digamos que a Copa me F***eu… entao o carro ta esperando pra ir pra retifica e ganhar o couro novo… faz parte… não pode é desistir

  • Nicolas Pancheski

    legal o kadett. a proposito atualmente e dificil achar um carro potente com + 20 de anos barato sem ter sido xunado ou modificado

  • ClaudeSpeedIII

    Cara, falei inicialmente que seguiria seu projeto, e aqui estou. Parabéns pela maquina, muito bom gosto. Estou na fase do “Seguindo o Kadetteiros pra colher informações”, já tenho a carta, já dirijo rotineiramente um Escort CHT a Álcool que não é meu, mas dai já nasce o amor pela santíssima trindade dos anos 90, do qual meu favorito é obviamente o Kadett. Como primeiro carro sonho com um GLS 98 completo, pelo ponto de vista racional e pela Bosch Motronic, mas quando eu tiver o, pretendo casar com o carrinho e um dia talvez botar o cabeçote do X20XEV ou do C20XE e passar pro álcool, fazendo um aspirado legal, e com aparência stock… Não precisa voar, mas é apenas pois acho a potencia especifica desse modelo um tanto tosca.

    Boa sorte com o projeto!

    • Felipe Machado

      Muito obrigado, ótima escolha o 98, realmente a Motronic é bem mais tranquila de manter que Jetronic ou Multec no caso do EFI…
      Boa sorte na empreitada, o bom é que se usar a injeção original dos 16v mesmo, vc já vai ter 140cv! Perfeito pro dia dia e não é muito gastão!

      Abraço.

  • Thiago Morais

    Com certeza vou acompanhar esse project cars, seus planos são bons eim
    Kadett *-*
    que saudade do meu, adorava sair cantando pneus nos semáforos,esse carro é muito forte de saída.

    http://img194.imageshack.us/img194/9553/kadett8774.jpg

    • Felipe Machado

      Hahah dá pra fazer bastante graça saindo de semáforo…
      É o seu? Acho lindas essas cata vento!

      • Thiago Morais

        Nessa foto é de quando ele era meu, as cataventos deram outra cara ao carro, que com as 13 originais estava bem tiozão kkkkk, mas vendi o kadettinho, agora to com astra sfi 16v :)

  • Gutierrez Rodrigues Reis

    Se fosse vc montava tudo de uma vez.. fiz isso de montar aos poucos com meu Voyage AP e deu mais dor de cabeça.. :/

    • ochateador

      Acho que no caso dele falta dinheiro para fazer tudo de uma vez, logo é melhor ir por partes.

      • Gutierrez Rodrigues Reis

        No meu caso também foi esse o motivo.. tô dizendo é que pode gastar mais ainda desse jeito.. pq ele vai gastar uma mesma mão de obra duas vezes..

      • Felipe Machado

        É isso aí, não existe coletor de 16v que sirva em kadett.. tem que ser sob medida. fora pressurização, coletor de adm…. É um gasto um pouco elevado pra ja fazer numa tacada só. Tá fora do orçamento por enquanto, vou indo por partes.
        valeu!

  • GSB

    Acrescentou os tapetes originais do GSi? hahahaha… Maluco, teu Kadett tá show!

    • Felipe Machado

      tapete original do GSI agreeeega valor ao kadettão hahahhaha
      Continua acompanhando, vai demorar um pouquinho pra sair a próxima parte da matéria mas vai vir boa!

  • Eduardo Mateus Klein

    Parabéns! Eu tinha um GSi 92 dessa cor, e infelizmente detonei com ele, que dor no coração!

  • Ricardo Trindade Brankowski

    “Momentos bons e ruins existem em qualquer situação, loucos como nós não vêem seus carros ou motos como objetos ou dinheiro investido – e não operamos a máquina: nós fazemos parte dela”
    Falou tudo! Isso aí parabéns pela caranga :)

    • Jonas Martins

      Isso aí! Eu ia citar a mesma parte, mandou muito bem! Definiu tudo em poucas palavras! Parabéns pelo carro!

  • Lamborghinista

    “Não gosto de exageros, de rodas gigantes ou de suspensões extremamente rebaixadas choraboyéfixa, que fazem o carro cabritar com qualquer bituca no chão e mal te deixam fazer uma curva direito. Este cara… não seja este cara!”
    Concordo contigo, também odeio esse tipo de coisa… E boa sorte no projeto!

  • Ítalo Salles

    Neguinho falando que 400cv é exagero pra um C20XE…Sabem de nada inocentes!!

  • julio saraiva

    Kadetteiros representando emfim meu nick eh saraiva no kadetteiros de onde vc eh ? Encontro serra azul compereci e promovi o de Jundiaí TB tinha um 96 2.0 minha paixão hj tenho um sl 93 verde metálico 1.8. Satisfação ver um kadetteiros

    • Luiz Freitas

      Também sou Kadetteiros, sempre ia nos encontros do Pacaembu quando tinha o Kadettezão, meu nick é Bebezão SL/e

    • Felipe Machado

      Opa, agora com a nova fase pensei que fosse entrar mais algum Kadett ou Ipa mas fiquei sozinho pra representar a “dinastia” kkkkk

  • Bruno Nogueira

    Cara, essas rodas são antigas mas são lindas. Meu padrasto comprou um jogo e nunca usou… vendeu depois de um tempão. Tinha uns 10 anos na época e achava foda. Lembro que tinha em alto relevo o modelo na borda, né? Não lembro o que era…

    • Vinicius Reis

      TSW Evo R. Ainda hoje curto demais essas rodas.

  • Marcos Alvarenga

    O cara não tá pra brincadeira. BorgWarmer, pistões e bielas. Matou a cobra e mostoru o pau.

    Mas como o pessoal já disse, 400cv na frente é muito. Ou parte pra algo radical e põe tração atrás, ou deixa na casa dos 200 e alguma coisa, se for pra rua, mesmo.

  • Caio Henrique

    Provavelmente, com dor no coração, vo ter q vender o Escort RS. Fiquei sem serviço e fico com dó do carro ficar parado todo esse tempo. Sem falar q a faculdade enxuga o meu já curto orçamento mensal. Vo dar o dinheiro pro meu velho pra ele usar na entrada de uma picape pra usar no sitio. Quando ele comprar a picape vai me dar o Palio 1.5 1997 dele. Provavelmente vo ter q ir no Paraná pra buscar o carro. Já to pensando em colocar volante e manopla do Palio Sport. Mais algumas sugestões? kkk

    • Douglas Duarte da Silva

      Sempre tive uma queda por esse carro por causa do cosworth…mas infelizmente ou eu invisto mim zero ou num RS pra fazer um cosworth replica…pena que nunca vou realizar

  • Ravi amaral

    show, já tive muita vontade de fazer um kadett gsi c20xe aspirado, como era para ter vindo para cá, turbinado é muita violencia kkkk, lembrando que vc vai ter que trocar o comando de válvulas e se vc pretende chegar aos 400cv vai ter que investir uma grana na lubrificaçao do motor, um cater seco seria uma boa pedida para alcançar 400 cavalos

    • Igor

      Por que tem que trocar comando ?! Não entendi.
      Não só nisso, mas também um bom intercooler e um bom sistema de alimentação, com 3 ou 4 bombas de combustivel pra uma garantia extra.

  • marcus lahoz

    Esta bonito o kadet, mas para 400cv vai forçar demais. Com uns 200/250 fica espetaculo.

    • Igor

      Fazer um swap pra um C20XE e turbinar pra ter 200cv ? Se fosse pra ter só isso poderia deixar o Família 1 de 1.8L que já renderia isso fácil.

      • AstolphoGM6

        No caso do Kadette é um FII, igualzinho do meu Monza! =)

        Mas concordo com vc, turbinava o 1.8, com cabeçote flex e injeção, e esses 200 e tantos cv vinham facinho….

        • Igor

          Pensei no Familia 2 e falei 1 … rs

          • AstolphoGM6

            Faço isso direto, ai escrevo textos sem pé nem cabeça… kkkkkkk =P

          • Igor

            Teclado mais rápido que a cabeça !

          • AstolphoGM6

            Maldito Teclado, mal posso ver seus movimentos!!! kkkkkkkk

  • Marcos Amorim

    Olha, os 400 cv turbinado eu não duvido, assim como não duvido que o câmbio original aguente, mas esses 170 cv aspirado em uma base para turbo estou achando bem otimista. Se for montar já com taxa para turbo, no álcool, com comandos para turbo e a FuelTech, acharia mais provável algo como a potência original ou até menos.
    Em relação ao projeto, gosto de Kadett, lembro ainda dos GSI novos nas concessionárias. E o melhor é ver que ainda tem um número razoável em bom estado, sobretudo dos últimos GLS, ali por 1998.

    • Pedro Jungbluth

      vale lembrar que bielas e pistões forjados roubam mais potência do que entregam. São muito pesados e acabam com o giro, essência do aspirado

      • Igor

        Depende do material, se for titânio é mais leve além de muito mais resistente.

        • Pedro Jungbluth

          titânio forjado teoricamente é mais pesado que titânio fundido, assim como aço forjado é mais pesado que aço fundido. Se é forjado, é impróprio para aspirado, porque aumenta o peso do conjunto móvel. Aspirado envolve alívio interno para melhorar a subida de giros, seja volante, pistões quanto bielas.

          • Igor

            Uma coisa para gerar outra, simples assim.
            É mais pesado porém um mais leve não aguentaria, não tem segredo.

      • Felipe Machado

        Pensei nisso quando resolvi montar aspirado pra andar por um tempo e turbinar depois.
        Até porque a potencia original de 150cv foi atingida pela fabrica usando injeção sequencial e a Fueltech não é.
        Mas conversando com um preparador ele garantiu ser possível, mas nunca montou um motor desses, sinceramente só vamos saber depois de passar no dino rsrsrsrs.

  • RaphaelXocaravan19784100

    Sua mãe manja mais de carro que seu pai

    • XRS250

      O meu pai é um zero a esquerda. ele foi falei que o meu carro tem quatro bicos injetores e ele achou que é por que “ele bebe”.

      • Saci d’ Patinete

        Hheuheuheuehue ta de sacanagem?
        Meu pai manja de carro pra kct só que as vezes ele da uns vacilos, tipo falei que tava querendo pegar uma sucata de citroen zx pra usar na pista e ele perguntou “o motor desse carro aí e igual um AP”?
        Não entendi se ele estava falando em termo de durabilidade ou outra coisa…

        • XRS250

          Olha se por pela durabilidade até entendo. mas agora se for outra coisa aí é um desastre. e vacilo todo mundo comete. eu já cometi os meus, mas nada para pentelhar….

  • Sidious_Darth

    Parabéns, irmão!
    Um belo carro, um projeto interessante e, o mais importante: Você seguiu seu coração e não jogou dinheiro fora num vw.

    • Marco Tulio Bruning

      Cara, que saco você!

      • Saci d’ Patinete

        Demais cara, ele não faz um comentario “construtivo”…

  • Luiz Freitas

    Sério, ao ler esse post me bateu um sentimento estranho. Algo que faz muito tempo que não sentia. Não consigo definir esse sentimento em uma palavra, não consigo definir esse sentimento em uma frase, nem se escrevesse um texto de 600 paginas não conseguiria definir o que senti. O Kadett, sim o Kadett, devo confessar que esse post foi meu favorito do Flatout. Eu sou completamente apaixonado por esse Hatch de duas portas, com o banco traseiro apertado e toda vocação pra carro de corrida, eu tive um Kadett, foi meu primeiro carro, e até hoje único porque não considero o Vectra da minha mãe meu. Fiquei dois anos com o Kadett e tive que vende-lo em circunstâncias que não gosto de lembrar, mas como uma reviravolta do destino, vendi para um tio, que guarda ele na garagem de casa porque não tem garagem na casa dele, não sei se isso é bom ou ruim, pois ao mesmo tempo que ele continua aqui ele não é mais meu, e não tem mais minhas características, infelizmente esse meu tio não tem o mesmo zelo que eu tinha com o Kadettesão, e este se encontra praticamente abandonado, triste demais ver ele nessa situação, hoje ele tem bancos Recaro, kit do 98 (ele é 90) mas não é nem metade do carro que era na minha mão. Juro que no fim desse ano quando me formar na faculdade e minha mãe me ajudar vou comprar outro Kadett, porque pra mim é mais que um carro antigo com motor grande, é uma verdadeira nave até pros padrões de hoje. Lindo carro, parabéns cara, e realmente não se desfaça desse clássico. se for se desfazer eu sou comprador hahaha…

    • Felipe Machado

      Valeu Luiz, realmente é um sentimento muito forte que desenvolvemos pelos nossos carros.
      Boa sorte na faculdade e no próximo Kadettão! To passando um perrengue em casa que vai acabar atrasando mais ainda o projeto, mas vou me apertar ao máximo pra não desfazer dele, meu xodó. rsrsrs
      Obrigado. Abração!

      • Luiz Freitas

        Aguardo novas postagens e espero vê-lo nos eventos do Kadetteiros ou do Kadett Clube.
        Abraços!

  • COELHO

    Pessoas que pegam e colocam C20XE em corsas, chevettes, kadetts, monzas e etc = Eu amo essas pessoas!

    • KzR

      Eu não… não estão deixando um C20XE… unzinho sequer para mim, snif snif
      E olha que nem faço muito alarde para mexer nele não, snif snif. Curtiria ele original por um bom tempo, snif snif, no meu… Chevas!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • COELHO

        Hahaahah verdade eu também iria curti ele originalzinho durante um bom tempo, até porque já ia dar muito susto em gente grande.

        Mas ainda tens uns perdidos por ai, existe esperança. Tem um aqui no RJ (pros lados de madureira) que em breve vai ser de outro carro (coroa tem um calibra xunnado pra cópia de ferrari)

        e tem esse aqui, era o que eu ia ver pra compra, mas desisti pq agora não tenho mais gm.

        http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro-e-regiao/pecas-e-acessorios/chevrolet-calibra-pecas-9739561

        • KzR

          Esse é o espírito! Slee-e-peer!
          O negócio é ser azarado de sortudo para dar de cara com um. No mercado livre volta e meia aparece um C20XE a venda, mas custa entre 5000 e 7000 reais. Preço a altura de seu potencial. E quando se encontra um ao vivo, se der sorte, será só o bloco com cabeçote e alguns periféricos. Ainda bem que há as injeções programáveis.

  • Volvo v70 sleeper

    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo projeto e pelo carro, iria chama lo de sleeper mas como vc falou no seu projeto que tem a parte estética, creio que a aparência ira denunciar o potencial do seu kadett, quando eu li 400 cavalos, pensei vai ser um canhão!

    • Felipe Machado

      Obrigado brother!!
      Abração.

  • Rodrigo Sublime

    Clap clap clap..
    Lindo kadett…
    Parabéns

  • Leandro Amorim Corrêa

    Gostei desse project! Vc uniu duas coisas de excelentes carros da decada de 90 da GM, provavelmente os ultimos GM bem feitos que o Brasil viu, como o Calibra. 400hp é uma meta dificil de ser alcançada, porém não é impossivel: Vc vai usar alcool ou gasolina?

    • VTS aspro/Calibra turbo PE

      Na verdade não é difícil no clubecalibra tem uma dúzia de calibras turbo forjados na casa dos 400/500cv o meu vai estar em breve dentre eles.

      • Felipe Machado

        Exatamente, tem muita coisa boa lá! Já vi alguns que rodam por SP e fiquei apaixonado pelo desempenho.

    • Felipe Machado

      Na “fase aspro”, antes de montar a turbina, vou rodar com gasolina por causa da taxa de compressão “baixa”. Com o caracol pendurado, só etanol.

  • Pedro Jungbluth

    Pois é, toda vez que tive alguma experiência com GM, seja Monza, Kadett/Ipanema, Corsa/Celta ou Astra, tive a mesma sensação: no começo é um namoro, carro confortável, forte, robusto… Porém, em pouco tempo, tipo uma semana depois, vejo que o carro só tem aquela primeira impressão: depois que você se acostuma com o conforto e o torque, não há mais nenhuma emoção, acaba-se ali a experiência com o carro, não dá pra explorar mais nada, “tirar” mais nada deles.
    Então sempre tive essa má impressão com GMs. Um dia quem sabe descubro algo novo e me faça interessar por algum modelo.
    continuo fã de Volks, que são barulhentos, antiquados, pequenos, secos demais, duros, mas a cada curva, a cada viagem, você descobre algo novo, e evolui como piloto. E canso de empurrar Vectras e Omegas em curva com a Parati quadradinha, então o respeito acabou-se…

    • Bamlws

      Cara, respeito sua opinião, mas tanto o vectra b quanto o omega são exemplos de estabilidade…as vezes tua parati pode estar fazendo isso por possuir modificações, mas originais ou os mesmos com as mesmas modificações, não dá não, rs.

      • Saci d’ Patinete

        Verdade, tenho uma parati g3 com um “trabalho” na suspenção e o carro e otimo em curvas, agora quando era original com pneus linguiça 175/70 r14, deus me livre…

        • Bamlws

          Haha, ano passado eu peguei uma uno para o dia a dia, 96 mas estava bem inteira, aquele carro é um pequeno monstrinho em curvas. Ela agarrava bem mais que um gts que tive. To com uma surpresa agora, to com um polo classic, para trabalhar e tal no lugar da uno, e ele ta bem inteirinho também e todo original. Troquei os pneus por michelins, e o carrinho tá fazendo muito bem algumas curvas. Não tanto quanto a uno nem o gol, mas para um carro bem careta, chega a ser até engraçado, rsrs.

          • Saci d’ Patinete

            Minha parati tinha 195/45 r15 os pneus eram bons em curvas por não “dobrar” mais achava o pneu muito desconfortavel, troquei por 195/60 e por incrivel que pareça, ficou melhor do que os 195/45.
            Já tive a oportunidade de andar de carona em um polo classic, ele não e ruim de curva não, mais achei que a carroceria dele “rola” demais, talvez também a suspenção não tivesse muito boa vai saber.

          • Bamlws

            Hoje tenho me agarrado muito a bendita marca dos pneus…sempre que posso $$$ tento usar michelan, toyo, yokohama…no gts usava uns continental bem legais, relativamente baratos e bons de grip. O polo classic é assim mesmo, ele rola além da conta, depois estabiliza e vai. Pretendo colocar uma suspensão melhor, amortecedores e molas preparados, mas um amigo que troca de carro de 6 em 6 meses acabou de comprar um vectra b 2.2 16v que anda povoando meus pensamentos..hahaha controle de tração, ar digital, teto solar…

          • Pedro Jungbluth

            Pneu de perfil baixíssimo tem o mesmo mal de carro rebaixado demais, não absorve irregularidades e perde aderência. Uma coisa é pista, outra é estrada, são usos completamente diferentes.

    • Igor

      Como assim ” não dá pra tirar mais nada deles ” ?
      Unica vantagem que os VW antigos tem é que a gama de peças pra eles é bem maior do que pra qualquer outro motor e também locais aonde você pode levar para preparar.Quantos AP mexidos existem e quantos GM mexidos existem ? Essa é a diferença, agora, sobre rendimento, não se compara, é ridículo a comparação.
      E outra, mexido é uma coisa, original é outra, mexido até Kombi pode ser boa de curva … quero ver empurrar um Vectra GSi com belo jogo de Eibach e amostecedores Bilstein vai ficar feio pro seu aldo.

      • Pedro Jungbluth

        Parati original… Vale lembrar que Parati original quadrada é melhor de curva que a Parati bola. E sinceramente ainda estou para ver um conjunto de molas que REALMENTE melhore a capacidade de curva de um carro original. É puro marketing.
        A própria GM quis mostrar isso e em um salão do automóvel comparou em uma pista de kart um Corsa de segunda geração com molas da melhor qualidade do mercado com um original. O rebaixado, claro, perdeu tempo em relação ao original. E como a maioria dos que preparam suspensão usam peças bem piores, esquentam ou cortam molas, suspensão de rosca, ou até a horrível a ar, dá pra dizer seguramente que aqui no Brasil não existe preparação de suspensão que melhore um carro para estradas. Algumas oficinas de competição preparam bem para pistas, mas absolutamente tudo que há no mercado para estradas é completo lixo, que só visa o visual do carro, mas piora e muito a velocidade e a segurança.
        Sobre a GM, falo porque realmente usei bastante as duas marcas. Talvez seja meu estilo de dirigir, só sei que com GM não consigo tirar nada… Pode ser defeito meu, mas é fato que pra mim não despertam nenhuma emoção. Tem qualidades, sim, mas são qualidades as quais não me importo muito. Pra mim equilíbrio e firmeza são tudo.

        • Pedro Jungbluth

          Puxa, me confundi. Na verdade foi a FIAT, com dois Bravos.
          As molas foram aquecidas, o mesmo método usado pela Eibach, só que ela pinta as molas e dá aquela cara de produto de alto desempenho, rs. Colocaram cones no estacionamento e improvisaram uma pista, depois chamaram pilotos, jornalistas, transeuntes para fazer tempo com o carro normal. Depois ninguém conseguiu sequer igualar o tempo com o carro preparado.
          A geometria rebaixada fica um lixo. Ao mudar a altura, já se altera o ângulo que o pneu vai trabalhar em cada carga, o que torna o “rate” impróprio, e a geometria precisa ser reprojetada. Ninguém faz isso. Além disso, com a centro de gravidade maior, o rate também fica impróprio, assim como a carga de amortecedores. Dai colocam amortecedores repressurizados com maior carga, o que também é incorreto pela menor altura. Então colocam pneus com muito mais aderência lateral que os originais. O que acontece? O equilíbrio entre o ato de escorregar e o de inclinar do carro vai para o espaço.
          Para corrigir isso, basta que um piloto teste o carro, e depois em conformidade com um engenheiro basta escolher novas cargas de amortecedor e “rate” da mola até achar o equilíbrio ideal.
          Quem faz isso?
          Até mesmo uma simples troca de perfil de pneu ou de largura já necessitaria uma recarga de molas e uma nova geometria…

          • Pedro Jungbluth

            Ai que está… repito: preparação de pista tem muita boa. De estrada, desconheço. O turbo demorou evoluir, a suspensão também está demorando. Assim como a pouco tempo se turbinava com carburador sem os giclês, ou injeção com HPI, e o sujeito jurava que andava pra caralho, e quando via, tomava couro de aspirado leve… cansei de ver isso, a mesma coisa agora é com suspensão, mal e mal começa a vir conceitos do exterior, mas a maioria compra molas e amortecedores prontos e acha que o carro já sai ótimo.
            Alguns gastam fortunas e ganham em algumas curvas, e perdem em outras. Track days são muito interessantes, mas bem caros, a grande maioria dos que anda com preparados não tem grana pra isso, certo?
            Sobre o que vc falou de AP vs GM, se você pegar um AP e aplicar certa grana, vai ter um desempenho que não é igualado por nenhum GM com a mesma grana.
            Aí que 90% dos carros preparados no Brasil são AP, e o pessoal acha isso muito chato, OK, eu entendo, aqui no flat out quase não se fala em AP apesar da imensa presença dele em preparações até porque o AP já tem bastante espaço na mídia. Eu sei que é um motor antigo e os GM são fodões, porém acho que as calibrações de fábrica da GM e as de fábrica da Volks são muito diferentes. Se torrar uma fortuna, até Gurgel fica legal, não é esse o ponto, estava comparando originais com originais. GM tem calibração de conforto, por padrão.
            Sobre eu empurrar omegas e vectras, isso é fato, mas é raro encontrar nas estradas quem ande no mesmo ritmo que eu, e normalmente quando encontro o sujeito está com carro que também te estimule a pisar, e não um que te estimule a estabilizar.

            Comecei o post dando uma opinião emotiva, acho que ninguém entendeu. Não vejo graça em GM, os que usei, achei um saco. Sou mais FIAT e Volks, é mais meu estilo.

        • Igor

          Não sei em quantos carros já andou com essa config na vida mas dizer que é puro marketing é como eu dizer que turbinar é puro marketing, uma coisa é mola cortada outra coisa é trabalho decente na suspensão, se tudo isso fosse marketing não veríamos por exemplo Hondas Civic andando junto com Porsches em Track Days aonde o conjunto de suspensão vale mais do que sua cavalaria. Leva sua Paratí quadrada pra um Track Day e verá Ford Ka com coil-over te passando por fora na curva em 3 rodas … Molas ? Qual molas ? Quais marcas ? Não quer comparar uma Red Coil com uma H&R / Eibach né ? Qual a altura ? Qual a tensão ? Mudou amortecedor ? Colocou uma estabilizadora ? … enfim …
          Tem coisa que no Super Trunfo não dá pra explicar, anda a 190km/h num Astra original e depois anda a 190km/h num Astra com um jogo de H&R + amortecedores com mais carga + estabilizadora simples de 32mm na traseira.
          Tudo depende de onde você compra, se quer coisa porca vai ter coisa porca, se quer coisa boa vai pagar caro mas muda e muda MUITO.
          Motor GM rende muito mais em todos os sentidos que um VW, a questão é que é muito mais fácil e barato se achar preparação pra VW, VW é preço e facilidade, simples assim.
          Igual Honda, quanto custa pra preparar um Civic Si ? O preço de 2 ou 3 AP … mas anda num Si bem mexido aspirado e anda num AP bem mexido aspirado … o AP passará vergonha mas te custará bem menos.

  • Tiago Paulo

    Vai ficar bacana pra caramba man, bom projeto. Só vai ser meio difícil conseguir o motor, todo mundo quer um desses heheheeh

  • Jorge Alberto

    Enfim….. um representante dos “Old Chevro”…… Vou t acompanhar de perto, pois tenho um Monza tuba 95 e quero melhora-lo!

    Qual a Km do teu Kadett?

    Sabe me dizer qual a Km “recomendada” para se colocar turbo?

    • Felipe Machado

      Valeu Jorge, a km dele atual é 192mil. Mas já passou por uma retifica.

      Não tem uma KM “recomendada” pra turbinar um motor. O ideal é dar uma revisão completa em embreagem, bronzinas, bomba de óleo, compressão dos cilindros. Isso é basico, se tiver tudo em ordem, bora pendurar o caracol!!
      Abração.

  • Rodrigo Mariano

    Eu acho o Kadett muito bonito, tou pensando em fazer igual a ti, pegar um carrinho velhinho mesmo e fazer dele meu xodó, hehe.

  • KzR

    Do jeito que o pessoal anda usando e abusando dos C20XE nos projetos, teremos de organizar uma comitiva e trazer alguns lotes da Europa.

    #programa_auxílio_para_projetos_geraheads

    • Felipe Machado

      E pior que essa bigorna é barato lá!!
      Tava caçando umas miudezas algumas semanas atras no ebay e vi 2 anuncios de motor completos por 300 Euro, o que quebra é frete e imposto aqui na nossa terrinha tupiniquim…

      • KzR

        Quanto sairia a brincadeira com esse motor chegando aqui via importação? Falo do valor total com todos os impostos e fretes cobrados, se tens ideia.

        Qualquer coisa, freta um avião e traz o motor na mala, hehehe

  • XRS250

    Parabéns pelo Kadett. aconteceu uma história parecida com o meu carro com o seu o meu pai queria me enfiar um 206 ou um Logan ambos 1.nada “goela-abaixo” aí eu falei pai” eu tenho que comprar o carro que me agrada e não que o senhor agrada” e aí tome brigas, eu comprei o carro e só pedradas até que o dia que eu comprei ele foi pegar o carro e aí ele não quer dizer: mas ele gostou, embora não dá o braços a torcer. isso me dá raiva. pelo menos o seu pai deu o braço a torcer. Voltando ao Kadett imagino o foguete que não vai ser com o badalado Familia II CX20E com turbo e peso do Kadett…. que beleza.

    • Felipe Machado

      Pai é Pai, outra cabeça, outras idéias… A Juventude deles era diferente.. o meu gostou dele na época de original, até hoje quando falo com ele, ele ainda diz: “e aí, desistiu de jogar dinheiro fora naquele kadett?”
      Acontece….

      • XRS250

        Bah então o seu pai mudou de ideia de novo?

        • Felipe Machado

          Ele adorava o carro original ou no máximo na época que eu baixei e troquei as rodas… Mas sempre torceu o nariz quando o assunto foi turbinar kkkk

          • XRS250

            Esse seu velho não tem jeito. huahauaha

  • William de Lima

    C20XE turbinado nao é C20LET?

    • Felipe Machado

      De fabrica sim, mas como é uma adaptação acabei mantendo o nome XE. E se não me engano, os LET eram 4×4….
      Abração.

  • ThiagoVerdona

    Especialistas de pc comecando as critícas a Fueltech em 3..2…1…..

    • Felipe Machado

      Já me deram alguns sermões tentando me converter a MegaSquirt kkkkk

  • ThiagoVerdona

    K27 rules!!!

  • Igor

    Eu não entendo esse pessoal, uma hora falam que um carro com 300cv é pouco, depois 400cv é muito.

  • Gerônimo Alcântara

    Meu pai fez cara feia quando levei ele para olhar o opala…. Levei o carro para a primeira revisão GRANDE na mecanica, quando voltou parei ele na frente de casa umas 6 da manhã… Lai vem meu pai, pegou as chaves e saiu rasgando pneu e deixando a marola de alcool na rua…. Depois de uns 20 minutos, ele disse: E ASSIM QUE UM OPALA TEM QUE RODAR! E me forçou a parar o carro e começar o restauro…. Eu queria rodar. No final, hoje dividimos o gosto, mas na epoca levei muito nome de doido. HAHAHAHAHAHAHAH

    • Felipe Machado

      É, tem casos que o pai é o primeiro a pagar a lingua kkkkkk
      Quando criança, um tio, irmão do meu pai, teve um diplomata 4 portas, carro lindo, confortável e forte. Tenho boas lembranças dele. Abração.

  • Lucas Ricardo

    Parabéns pelo Kadett, esse primeiro UP de motor vai deixa-lo ainda mais top! Trecho do texto em que me identifiquei bastante:

    “Não é sobre trocar de carro todo ano ou abrir mão na primeira manutenção que se enfrenta. Momentos bons e ruins existem em qualquer situação, loucos como nós não vêem seus carros ou motos como objetos ou dinheiro investido – e não operamos a máquina: nós fazemos parte dela.”

  • Saulo

    Passou pela minha cabeça aquele Kadett com motor de Corvette. Mas enfim, muito lindo o carro visualmente: rodas e altura completamente harmonizadas com o carro. Parabéns.

    • Felipe Machado

      Um preto com a frente de fibra? Esse é MOOONSTRO!
      Obrigado Saulo, Abração!

  • Scarified_8

    Vou acompanhar esse de perto! Também possuo um Kadett, apesar de que no meu caso quero um turbo básico só para dar umas esticadas por ai na br :)

  • Arthur Jeremias Binotto

    tenho o cabeçote c20xe e algumas peçinhas pra vender no trampo, qualquer coisa entra em contato

    • VTS aspro/Calibra turbo PE

      Esse cabeçote é OEM ou é preparado? Quais outras peçinhas?

      • Arthur Jeremias Binotto

        tenho as peçasde miolo dele, virabrequim bielas pistões, o cabeçote é OEM

        • MateusFoppa

          Tenho interesse, te mandei msg pelo facebook… Da uma olhada la…

  • Arts_Maverick

    Sensacional! Gostei demais de seu projeto!
    Boa sorte com o projeto, e muita diversão com ele!

  • Duas pequenas correções: “o tempo passou (ou passô – acentuado)”, e “minha mãe interveio”. Parabéns pel projeto. Adoro esse motor!

    • Felipe Machado

      Tava meio emocionado enquanto escrevia e não revisei direito kkkkk
      Obrigado, Abração!!

  • Elder Júnio

    Nusss… 400 cv… Vai ficar bravo o negócio…

  • Elder Júnio

    Nusss… 400 cv …. Vai ficar bravo o negócio…

  • Bira Junior

    170 cv vem frouxo com motor stock vem frouxo… É uma ótima base pra um projeto, e não muito difícil de extrair cavalarias acima dos 400 cv. Que câmbio usarás?

    • Felipe Machado

      Valeu!
      A busca continua por um F23, por hora vou me virando com um F16WR. Até porque esses cambios F16 ou F18 são “baratos”.. Mas também não descarto a possibilidade de partir pra um cambio forjado!
      Abraço.

  • Fabio Luis Reis

    “só compreende a minha loucura quem partilha da minha paixão”. Gostei desta frase.Parabéns!

  • rafael soares domingues

    Cara, sensacional seu texto.

    Na minha história de amante por carro um Kadett GS, vinho, tem um lugar todo especial.

    Desde criança meus pais são separados e eu morava com minha mãe e visitava meu pai nas férias.

    Morava no interior de Minas Gerais lá pelos meus 10 anos de idade. Quando chegava o dia de meu pai vir me buscar de Goiânia eu ficava em festa. Era espetacular viajar com meu velho para passar férias na casa dele.

    No dia eu estava super apreensivo e meu pai demorando e demorando. Demorou tanto que já estav desanimado e fui me sentar no meio cabisbaixo.

    Quando me dou conta ouço um barulho encorpado de motor, quando olho para o lado vejo aquela frentona do GS bem na minha frente com meu pai sorrindo lá dentro do carro olhando para mim. Lembro-me perfeitamente nos faróis de neblina quadrados.

    Fiquei impressionado com aquele carro. Quando entrei, aqueles bancos Recaro me deixaram doido, doido, doido.

    Nunca mais me esqueço daquele GS vinho. Lindo carro, potente e que guarda muitas histórias.

  • Guest

    400 cv… em um Kadett… para andar na… rua! É… pro isto existe tanta merda acontecendo nas ruas e estradas do país.

    • Fabian

      Na verdade, não é por isso não.
      A merda que acontece nas ruas de nosso país é por causa dos motoristas despreparados que se formam a cada instante.

  • WebThiago

    Belo projeto, vou acompanhar com atenção.

  • AstolphoGM6

    Carro Lindo, Texto Lindo, Projeto LINDO! kkkk

    O que curto nesse modelo do Kadette, é que ele tem cara de Carro véio quando original, já quando ta assim, como o seu, fica Top demais!!!

    Queria montar um projeto desse Igualzinho no meu Monza SL/E… que Bielas são essas?? e a Turbina, K24 ou K27?
    Sou fãzão de BorgWagner… em especial da k16 para motores 1.6 e K24 para 2.0… Gosto de motor bom de médias hehehehe

    • Felipe Machado

      Obrigado cara, eu fiquei bem apreensivo quando escrevi o texto mas foi tudo sincero.
      Não me lembro a marca exata dessas bielas, encomendei de uma loja no RS, Fullturbos, são perfil H e diz o vendedor que suportam até 800cv, bem acima do limite que eu pretendo.
      A Turbina é uma K27, vi outros carros montados com essa coisa linda e baseei o projeto em um 16v mais girador, por isso uma turbina grande.
      Abraço.

      • AstolphoGM6

        Ficou legal pra caramba o Texto cara!!

        Elas tem cara de Scat, mas como todas com perfil H se parecem, já viu né kkkkk

        Eu sou chegado em carro bão de média, por isso iria de K24… mas quem curte algo que gire mais, a K27 é uma boa mesmo, puta máquina de vento, e indestrutível né! kkk

        Boa sorte no Projeto, Abraço!

  • Scarified_8

    Manolos escavadores de posts (pq esse meu comment deve ir pro final), que roda esse kadett está usando? achei que combinou bastante com o bicho!

    • Felipe Machado

      Opa, serve o dono pra responder a dúvida? rsrsrsrs

      É a TSW EVO-R aro 16. Nas fotos está sem o “R system”, acho que assim fica mais Racing.
      😉

      • Scarified_8

        Sim, ficou bem bacana! Parabéns pelo carro!

  • LucasLM

    Belo projeto Machado!!
    Por incrível que pareça, também estou de olho num Kadett 1.8 da mesma cor que o seu. Coincidência não?
    Ele esta parado na garagem na casa de um conhecido meu.
    Só tem uns detalhes de funilaria que precisam serem feitos, só que eu vou pinta-lo de branco.
    Diferentemente do seu projeto, ele vai ser aspirado com bloco de blazer 2.4, com vira de 2.2, cabeçote C20XE e com taxa 13:1 a alcool. Espero com isso 300cv.
    Quem sabe futuramente o meu Kadett 2.2 estará aqui no FlatOut…
    Parabéns pelo projeto! Um grande abraço!

    • Felipe Machado

      Tem hora que eu não gosto dessa cor e penso em pintar, mas aí eu vejo ele no sol e fica uma cor show!
      Antes de começar com a idéia de forjar eu queria um negocio mais simples mantendo o 8v mesmo, até tive oportunidade de abraçar um 2.2 16v completoooo por um preço ótimo mas deixei passar.. 1 Mes depois comecei comprando os pistões e me fixei no 2.0 16v e estamos aí na luta! kkkkk
      Um C24XE aspiradão vai ficar incrível!! Quando for começar me avise pra eu acompanhar também!!
      Abração.

  • Igor Perciavalli Paulo

    Só uma frase: Show de bola !!!

  • Bruno Alves

    Cara muito show seu projeto.. tenho um praticamente igual em mente.. porém a base é um Monza 96 GLS com o C20XE…. intão eu vo aproveitar do seu projeto e tirar ideias, pode?

    • Felipe Machado

      Claro Bruno, eu garimpei muita informação de outros projetos pela net. Fique a vontade e se eu puder esclarecer alguma dúvida, pode perguntar.

  • Arthur Rennan Abranches Rabêll

    Esse motor dohc se consegue como? Só importando ou tirando de carros abandonados?
    Eu queria fazer um projeto desse, esse c20xe era o motor original do kadett na alemanha! Dai penso em fazer isso em um gsi! Parabéns pelo projeto!!

  • Otávio Sampaio

    Procura o Athos em Campinas que ele é especialista nesse motor. https://www.facebook.com/athosbenke?ref=ts&fref=ts

  • Matheus Neves

    Excelente projeto cara!! Kadett + C20XE é um sonho que eu ainda quero realizar!
    Uma só dúvida… que tala é essa sua roda?

    • Gabriel Boanova

      se for as tsw que ele usa ainda, são tsw evo-r 16×7 et 40

      • Matheus Neves

        Boa Gabriel! Valeu