A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Games

Ken Block, Magnus Walker, Akira Nakai e os ícones do novo Need For Speed

O novo Need For Speed ainda nem chegou às lojas e serviços de download mas já está fazendo barulho. Com uma vibe que mistura as corridas de rua da série Underground com as perseguições policiais de Hot Pursuit, o novo game será um reboot completo. E a EA Games promete incluir no no novo NFS os aspectos mais legais dos títulos anteriores. Mas a gente já falou disso, bem aqui.

A novidade fica por conta do que a EA apresentou ontem, em sua conferência para a imprensa na Gamescom, convenção de games que está rolando em Köln, na Alemanha. Foi um novo trailer, cujo visual matador impressionou todos mais uma vez. E nós também, claro — o realismo das cenas capturadas dentro do jogo é impressionante, especialmente nas corridas de rua. Parecem cutscenes em full motion, e não imagens do gameplay. Mas, ainda que tenha aumentado ainda mais nossa expectativa, isto não é novidade.

Qual é a novidade, então? Bem, assista aí:

Se você nos acompanha, provavelmente reconheceu facilmente alguns dos carros mostrados no vídeo: o Mustang de 860 cv e tração integral de Ken Block, o Porsche 911 “277” de Magnus Walker, as criações insanas de Akira Nakai… e eles estão aí por uma razão. Aliás, lembra quando dissemos que o Porsche 911 do primeiro trailer parecia um dos 911 preparados da RAUH-Welt Begriff? Pois é, acertamos na mosca.

nfs-icons (15)

Estes caras são os Ícones do jogo: personalidades importantes da car culture mundial que servem como mentores para o jogador, que deve correr de acordo com as expectativas deles.

O conceito se chama Five Ways to Play (Cinco Jeitos de Jogar, em tradução livre). Em uma de suas últimas notas à imprensa, a EA declarou que o novo Need For Speed terá cinco narrativas diferentes, cada uma com foco em um estilo de jogo: Speed, Style, Build, Crew e Outlaw. Cada estilo será representado por um destes ícones, e você deverá fazer de tudo para impressioná-los. Vamos dar uma olhada em cada um deles agora.

 

Magnus Walker

nfs-icons (6)nfs-icons (11)

Speed (Velocidade). Magnus Walker é um dos mais famosos colecionadores de Porsche do planeta. Certamente você já viu seu 911 inspirado nas competições aqui mesmo, nas páginas do FlatOut. O britânico radicado no Reino Unido há anos começou vendendo roupas personalizadas nas ruas de Los Angeles e, em questão de tempo, conseguiu abrir sua própria oficina, especializando-se na preparação e customização do Porsche 911, sua grande paixão. Leia toda sua história aqui!

Walker é dono de uma incrível coleção, com exemplares de todas as épocas do 911 — dos clássicos refrigerados a ar ao titânico 991 Turbo S, passando pelo 964, pelo 930 e pelo 993, e mais. Seus carros modificados, porém, foram os que o tornaram famoso. Eles foram feitos para acelerar em track days, mas também encantam pelo visual inspirado pelos Porsche de competição do passado e um toque pessoal. Detalhe: ele raramente aceita propostas para trabalhar nos carros de outras pessoas, mesmo que lhe paguem bem.

O 911 “277” é seu carro mais famoso. Personalizado com peças de fibra de vidro, cores fortes e um interior racer cheio de marcas do tempo (sinal de que é usado como se deve), o Porsche já teve seis ou sete motores diferentes e é como uma plataforma de testes para Walker, que usa o carro para brincar com novas receitas de preparação e acertos de suspensão. Ele vive na pista.

Por isso, Walker foi escolhido para ser o ícone de Velocidade. Para agradá-lo, você vai precisar levar seu carro (e sua habilidade) até o limite nas corridas de rua. Direto ao ponto.

 

Ken Block

nfs-icons (19) nfs-icons (12)

Style (Estilo). Ken Block é o tipo de cara que você ama ou odeia, mas uma coisa é inegável: o que ele faz ao volante de um carro deixa qualquer um de boca aberta. Você sabe que ele é conhecido pela sua série de vídeos Gymkhana, que arrepia gearheads desde 2008, quando o primeiro vídeo foi lançado e Ken Block ainda usava seu Subaru Impreza WRX.

Todas as Gymkhana em um único vídeo, porque você não precisava trabalhar mesmo

Hoje já são sete os capítulos da série, e o último deles é o mais épico. É claro que você lembra por quê: é o vídeo do Hoonicorn, o Mustang de mais de 800 cv com tração integral aprontando pelas ruas desertas de Los Angeles. Mais especificamente, o motor é um V8 Ford Roush Yates de 6,7 litros (410 pol³) com 856 cv e 99,5 mkgf de torque e, na verdade, de Mustang ele só tem o teto e a área envidraçada. Todo o resto foi feito do zero.

Além de realizar manobras aparentemente impossíveis, Ken Block é o ícone de Estilo de Need For Speed. Apropriado: ele também é envolvido em uma grife de roupas (a Hoonigan) e tem uma das garagens mais descoladas do planeta (dê um passeio em vídeo por ela aqui). Para se dar bem em sua narrativa, você vai precisar fazer como ele ao participar de campeonatos de drift e eventos inspirados na Gymkhana.

 

Akira Nakai

nfs-icons (1)nfs-icons (16)

Build (Customização). Akira Nakai-San é a icônica (pun intended) figura por trás da RAUH-Welt Begriff, ou RWB, uma mistura de oficina de preparação e customização com equipe de corrida — ou seria o contrário? De qualquer forma, é impossível ficar indiferente a seus Porsche 911 com motores turbinados e visual espalhafatoso, com cores vibrantes, para-lamas alargados e vários aparatos aerodinâmicos. O cara roxo aí embaixo é o Rotana, com um flat-6 refrigerado a ar de 3,6 litros com turbo GReddy e mais de 600 cv.

rotana-fo

O carro é o favorito de Nakai-San, que participa com ele de track days, eventos de Time Attack e corridas de longa duração nos mais famosos circuitos japoneses, como Tsukuba e Suzuka. E ele até já usou um adesivo do FlatOut na janela! Se quiser entender como o cara vive, assista ao vídeo abaixo — nossa cobertura exclusiva do Idlers Games, um dos últimos eventos em que a equipe da RWB participou:

Para impressionar Nakai-San, você vai precisar modificar o seu carro estética e mecanicamente e garantir que, além de ser o mais rápido, ele também seja o mais bonito.

 

Risky Devil

nfs-icons (17)nfs-icons (14)

Crew (Equipe). Aqui não estamos falando exatamente de um personagem, mas de alguns personagens: trata-se da equipe Risky Devil, ícone de Equipe. Sediados em Chicago, os caras são um grupo de amigos que se reúne na madrugada para curtir seus carros nas ruas da cidade e, sempre que possível, colocá-los para andar de lado. Com estilo mais do que inspirado na customização japonesa, usando para-lamas alargados, body kits da Rocket Bunny, suspensão a ar e preparação mecânica sem exageros, porém eficiente.

Risky-Devils-Fish-Rocket-Bunny-FRS-Air-Lift-19-1200x800

Foto: Bryn Musselwhite/Speedhunters

O Subaru BRZ acima, por exemplo, pertence ao membro Richard “Fish” Fisher, e foi preparado para entregar 280 cv nas rodas. Não é um aumento de potência espantoso (não é difícil ver exemplares do Toyobaru com mais de 500 cv), mas é o suficiente para a proposta: ter uma máquina exclusiva e mais apropriada para as pistas… e para o drift.

Sem dúvida a crew Risky Devil é a cara da cena automotiva de rua. Para impressioná-los, você terá que aprender a… trabalhar em grupo, claro! Prepare-se para fazer drift sincronizado, pegar vácuo atrás de um colega de equipe e controlar seu carro com precisão — você não quer estragar a corrida para seus amigos, quer?

 

Morohoshi-San

nfs-icons (18) nfs-icons (13)

Outlaw (Fora da Lei). O último ícone do jogo também já esteve nas páginas do FlatOut algumas vezes. É difícil saber se tudo o que falam sobre ele é verdade (especialmente as histórias de envolvimento com a Yakuza, a máfia japonesa). Até porque Morohoshi-San prefere dizer apenas que se envolveu com gente que o levou para a cadeia. Ele faz questão de lembrar que deixou o crime para trás, apesar de ainda ser amigo das gangues de motociclistas de Tóquio — os famosos Bosozoku.

O fato é que Morohoshi-San vive e respira o underground, e quer continuar nele, dirigindo seus Lamborghini e sendo um “delinquente”, fazendo as coisas do seu jeito e, inevitavelmente, arrumando um pouco de confusão aqui e ali.

No game, ele é o ícone Fora da Lei. Para impressioná-lo, você deverá se tornar um delinquente nas ruas de Ventura Bay, a cidade fictícia do game (onde moram todos os ícones) e fugir da polícia ao melhor estilo Hot Pursuit.

Você poderá interagir com estes ícones e, de acordo com a EA, outras personalidades da car culture mundial também estarão no jogo. O detalhe mais bacana é que todos os ícones aparecerão em cenas de live action, devidamente mescladas com cenários e carros virtuais (e absurdamente realistas). Precisamos dizer que ficamos ainda mais ansiosos para jogar o novo Need For Speed?

nfs-icons (7) nfs-icons (10) nfs-icons (9) nfs-icons (8)

Matérias relacionadas

Game vs. realidade: o que acontece se o jogador pegar uma carona no carro de verdade?

Leonardo Contesini

Pequenos grandes roadsters: Mazda MX-5 Miata, 25 anos de diversão a céu aberto

Dalmo Hernandes

Pé na estrada: estas são minhas cinco rodovias favoritas para dirigir

Leonardo Contesini