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Kreisel EVEX 910e: o Porsche elétrico que chega aos 100 km/h em 2,5 segundos

Já estamos começando a nos acostumar com carros que usam eletricidade para se mover. Os híbridos estão aí e não vão mais embora, sejam eles sedãs de família ou superesportivos; e os carros puramente elétricos também estão ganhando bastante espaço recentemente – na Europa, toda grande fabricante oferece o seu. Não é algo que empolgue muito os entusiastas, mas é a realidade, e precisamos encará-la. Sendo assim, por que não transformar os carros elétricos em algo mais interessante?

É exatamente esta a proposta de uma companhia austríaca chamada Kreisel Electric. Fundada em 2014, a Kreisel se descreve como uma empresa especializada em “mobilidade elétrica de alto desempenho”, e nos últimos anos realizou conversões no VW Golf, no Porsche Panamera e no BMW Série 3 Touring da geração passada (E91). Seu projeto mais recente, porém, é certamente o mais legal de todos.

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O Kreisel EVEX 910e foi apresentado na última edição do Techno Classica em Essen, na Alemanha e, à primeira vista, não parece novidade. Isto porque a carroceria é exatamente igual à do Porsche 910, protótipo que competiu em corridas de endurance em 1966 e 1967, exatamente cinco décadas atrás. Equipado com motores flat-6 de dois litros e flat-8 de 2,2 litros, com 200 cv e 230 cv respectivamente, o Porsche 910 disputou subidas de montanha, as 24 Horas de Le Mans e os 1.000 km de Nürburgring – nesta última, conseguindo uma vitória tripla. Só fizeram 35 exemplares do Porsche 910, e dois deles marcaram presença em “As 24 Horas de Le Mans”, o clássico de 1971 com Steve McQueen.

Apesar de sua carreira curta nas pistas, o Porsche 910 é lembrado por sua vitória no Inferno Verde e por seu belíssimo visual, limpo e bem proporcionado. Foi por esta razão que a Kreisel o escolheu como base para seu novo esportivo elétrico. Ele só tem cara de carro de corrida das antigas: por baixo da carroceria está um motor elétrico.

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Ou seja: o 910e da Kreisel não tem o ronco borbulhante do motor boxer. No entanto, com 350 kW de potência (o equivalente a 482 cv), é o bastante para levar o esportivo até os 100 km/h em 2,5 segundos, com velocidade máxima de 300 km/h. Está bom para você?

Para construir os chassis e carrocerias, a Kreisel firmou uma parceria com a EVEX, tradicional companhia de Dusseldorf, na Alemanha, especializada na restauração de esportivos clássicos. Em 1970, a EVEX começou a fabricar réplicas do Porsche 910 movidas por um motor a gasolina de 320 cv, mas interrompeu a produção depois de apenas quatro unidades. Agora, com o envolvimento da Kreisel, as réplicas voltaram a ser feitas.

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O motor elétrico é alimentado por um conjunto de baterias de íon de lítio de 53 kWh, que podem ser carregadas em uma tomada convencional e fornecem autonomia de até 350 km, segundo a companhia. Ou, graças a um amplificador de carga de duas vias, podem ser usadas como reservatório de energia elétrica em caso de emergência.

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O motor é acoplado a uma transmissão automatizada de duas marchas desenvolvida pela própria Kreisel, com relações de 8,16:1 na primeira marcha e 4,67:1 na segunda marcha, além de um diferencial de deslizamento limitada. A Kreisel também oferece a transmissão avulsa, para quem estiver construindo seu próprio carro elétrico.

Como sabemos, porém, um carro elétrico pesa mais que um carro a combustão exatamente por causa das baterias. No caso do Kreisel EVEX 910e, que é feito de fibra de vidro, estamos falando de 1.100 kg, contra 780 kg do 910 original. Considerando o patamar atual do peso dos automóveis, até que não é tão pesado. E, considerando a fidelidade do chassi ao projeto original (que inclui suspensão por braços triangulares sobrepostos assimétricos, como nos Fórmula 1 da década de 1960), a dinâmica do 910e não deve ser ruim. Pelo contrário.

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A Kreisel ainda não falou nada sobre valores, ou mesmo sobre uma possível produção limitada. No entanto, apesar da falta de um ronco, acreditamos que muita gente gostaria de dar uma volta no Porsche 910 elétrico. A gente também, claro.

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