Edição diária: 15/06/2019
FlatOut!
Image default
Rest in Power Salão do Automóvel de SP

Lancer Evo X: série exclusiva de despedida está no Salão do Automóvel de SP

post1-novoabre-interno

Mais de duas décadas de história, dez gerações em seis diferentes plataformas, quatro títulos consecutivos entre 1996 e 1999 no WRC com o finlandês Tommi Mäkinen no WRC em uma época recheada de lendas, como Colin McRae, Carlos Sainz, Richard Burns e Juha Kankkunen. As estatísticas mostram um belo currículo, mas não descrevem um dos lados mais interessantes do Lancer Evolution: poucos são os esportivos que conseguiram o status de lenda de forma tão unânime em grupos tão distintos.

Campeonatos de rali e de turismo, subidas de montanha, track days, time attacks, provas de arrancada, cena underground de rua, Japão, Europa, Américas – a história do Lancer Evo passa por tudo e todos os lugares. E ela, infelizmente, está chegando ao fim: o Evo X será o último de sua espécie.

post1-img02

Como vocês sabem, a notícia veio primeiro como boato, foi abafada posteriormente, mas finalmente foi confirmada de forma oficial: a décima geração do sedã turbinado de tração integral da Mitsubishi será, de fato, a última. Sua produção será encerrada mundialmente no fim deste ano, o que significa que o modelo será distribuído até o fim de 2015 – e isso inclui o Brasil. Muitos fabricantes de automóveis encerram capítulos valorosos de forma melancólica, com o puro desligamento da chave e a exclusão do portfólio, como uma prateleira vazia no supermercado ou uma eliminação de reality show. Mas com o Evo, a coisa será diferente.

post1-img03

A despedida do Lancer Evolution começa com este canal de conteúdo, encomendado pela Mitsubishi ao FlatOut. Aqui, passearemos por toda a história do Evo, geração por geração (com direito a fichas técnicas, fotos e vídeos), relembraremos as grandes conquistas do WRC, traremos algumas reportagens técnicas, mostraremos edições especiais, carros de entusiastas e apresentaremos algumas surpresas.

image002

E já começamos com uma bela notícia: o estande da Mitsubishi no Salão do Automóvel de São Paulo apresenta a série especial de despedida Lancer Evolution X desenvolvido por John Easton, com apenas 100 unidades feitas especialmente para o Brasil. Ela custará R$ 219.900 e o pacote exclusivo novas rodas grafite, acabamento vermelho na grade dianteira e um upgrade na ECU para extrair 340 cv — com garantia de fábrica.

salaosp-barata-mit-6

salaosp-barata-mit-14 salaosp-barata-mit-7

Neste canal, vocês obterão informações exclusivas de cada uma destas unidades, como as cores e o número da unidade – um verdadeiro treasure hunt em escala 1/1. E claro, o verão em ação nas mãos de um piloto igualmente lendário. Comecem a contagem regressiva…

John Easton 3-L

Se você não sabe quem é John Easton, permita-nos apresentá-lo. Este engenheiro inglês é o diretor e proprietário a MML Motorsports, a empresa responsável pelo desenvolvimento e construção do Mitsubishi Evolution X do Grupo N, a atual versão do Lancer Evolution para o WRC. Para produzir os melhores Evolution do WRC, Easton conta com mais de 30 anos de experiência nos ralis. Nos anos 1980 ele foi o mecânico-chefe do Peugeot 205 T16 do Grupo B, e nos anos 1990 tornou-se o diretor da equipe Ralliart que conquistou quatro títulos no mundial de pilotos e um título de construtores no WRC.

Com tudo isso, o Lancer Evo parte para as últimas voltas de sua história com o pé direito colado no assoalho. Estamos orgulhosos de receber a missão de apresentar o adeus do Evo ao longo dos próximos meses, preservando sempre a nossa integridade (nada de avaliações ou de opiniões nossas sobre lançamentos neste espaço) e buscando trazer o máximo de conhecimento a vocês.

post1-img04

O nome Rest in Power é mais do que adequado a esta atitude de despedida. Os posts deste canal de conteúdo serão quinzenais. Apesar do gosto amargo de adeus, temos certeza de que vocês irão curtir acelerar até o último instante.
Como vocês podem ver, já programamos a máquina do tempo para 1992, quando Senna tentava reagir contra os Williams FW14B (os carros “de outro planeta”), Bill Clinton era eleito presidente dos EUA, Collor sofria o seu impeachment, a Ferrari F40 vivia seu último ano de produção e o primeiro Lancer Evolution nascia – cravando 100 km/h na casa dos cinco segundos já naquela época. Vocês conhecerão todos os detalhes de sua história no próximo post do Rest in Power. Até lá!

Matérias relacionadas

Um Lotus Renault 95T de Fórmula 1, uma picape Renault Duster e a chegada do Mégane RS são os principais destaques dos franceses no Salão

Dalmo Hernandes

Nova Frontier, a chegada do GT-R e o Vision Gran Turismo 2020: as atrações da Nissan no Salão do Automóvel

Dalmo Hernandes

Hellcat, Wrangler e Cherokee: as atrações da Dodge e da Jeep no Salão do Automóvel de SP

Dalmo Hernandes