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Achados meio perdidos

Lancer Evolution VI Tommi Mäkinen: um dos dois únicos exemplares do Brasil está à venda!

Desde 1992 o Lancer Evolution é adorado por entusiastas do mundo todo por seu preço relativamente baixo (lá fora), visual racer, motor turbo e tração integral. O Evo X, modelo mais recente, é o resultado de quase 20 anos de melhorias. Porém, na transição dos anos 90 para a década de 2000, uma edição especial do Evo VI foi lançada, e faz a cabeça dos fãs da Mitsubishi até hoje: o raríssimo Lancer Evolution VI Tommi Mäkinen Edition. Só existem dois no Brasil, e um deles está à venda.

Tommi Mäkinen é um dos maiores pilotos de rali de todos os tempos, tendo disputado 139 provas entre 1987 e 2009 e vencido quatro campeonatos consecutivos entre 1996 e 1999, sempre ao volante de um Evo. Para homenageá-lo, a Mitsubishi lançou, em 2000, o Lancer Evolution VI Tommi Mäkinen Edition, ou simplesmente TME, produzido em apenas 2.500 cópias, fabricadas de janeiro a setembro daquele ano.

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Mecanicamente, ele era idêntico ao Lancer Evo VI comum: motor de dois litros turbinado, cujos dados declarados eram de 280 cv a 6.500 rpm e 38 mkgf de torque a 2.750 rpm, tração integral e câmbio manual de cinco marchas — conjunto capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e chegar aos 240 km/h, segundo a Mitsubishi.

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Visualmente, porém, o TME era único. O exterior trazia um body kit exclusivo da edição, igual ao usado no carro de Tommi Mäkinen, com duas entradas de ar assimétricas e a placa na lateral. Os para-lamas eram alargados, as rodas eram Enkei de 17 polegadas eram pintadas de branco e a carroceria trazia faixas na lateral que imitavam às do carro de rali. Disponível em cinco cores, preto, prata, branco, azul e vermelho, esta última era a mais desejada, pois praticamente só faltavam os adesivos dos patrocinadores para que se tivesse uma cópia exata Evo do WRC.

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Se por fora, porém, o Evo VI TME imitava um carro de rali, o interior era completo, nada depenado, e vinha com belíssimos bancos Recaro do tipo concha com revestimento bicolor — mas não abandonava o visual civil que até hoje é quase uma marca registrada do Evo (e de seu arquirrival, o Impreza WRX STi): chamativo por fora, sóbrio por dentro, com exceção de alguns detalhes.

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O carro prata das fotos está anunciado no Facebook, na página 0 a 100. Segundo o anunciante, o carro recebeu algumas modificações, listadas a seguir:

Comando de válvulas HKS 272, com polias reguláveis
Embreagem de cerâmica twin plate Exedy
Injetores Siemens
Discos dianteiros slotados Brembo Ouro
Linhas de freio Aeroquip
Turbina HKS GT3037R + coletor + downpipe
Injeção Apexi Power FC Commander
Bomba de combustível Walbro
Intercooler APS
Válvula blow off HKS SSQV III
Buchas de suspensão traseira HKS
Barra estabilizadora superior dianteira Cusco
Front lip de fibra de carbono
Correia dentada HKS
Controlador de pressão do turbo
Parafusos do cabeçote ARP Cosworth
Anéis e bronzinas Cosworth
Pistões Wiseco
Bielas Tomei

O que diferencia, então, este Evo VI de qualquer outro Evo modificado? Simples: este é um dos dois únicos TME que existem no Brasil — o outro é um exemplar preto, que aparece nas fotos —, e um dos 2.500 que existem no mundo. Além, claro, das modificações, que devem render alguns bons cavalos a mais. E ele está relativamente pouco rodado para sua idade — são apenas 45.000 km marcados no hodômetro.

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E quanto ele custa? R$ 122.000, o que o coloca na mesma faixa de preço do Evo X 2011-2012. Se estivéssemos falado de um Evo VI qualquer, talvez pudéssemos dizer que está caro. Contudo, estamos falando de um carro especial, raríssimo e muito cobiçado por fãs do Evo no mundo todo. Tanto é que o vendedor está sendo muito procurado desde que o anúncio foi publicado.

Se interessou? Pois então anote os contatos: o telefone é (12) 9 9156-6618 e o email, [email protected] E boa sorte!

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[ Sugestão de post: Rodrigo Passos ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

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