A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos Vídeo

“Legends of Formula 1: Ayrton Senna” é o documentário que você precisa assistir hoje

No dia 1 de maio de 2014 o mundo completou 20 anos sem Ayrton Senna. Entre as inúmeras homenagens, o canal Sky Sports F1 HD fez um episódio especial de sua série Legends of Formula 1. O resultado? 40 minutos imperdíveis para quem quer conhecer a fundo a carreira de Ayrton em seus 10 anos de Fórmula 1.

Cada episódio do programa é dedicado a um piloto, e consiste em entrevistas com ele e com pessoas que, de alguma forma, tiveram importância em sua carreira. Nomes consagrados como Jackie Stewart, Stirling Moss, Jack Brabham já tiveram episódios dedicados a eles, bem como pilotos importantes das gerações mais recentes, como Mika Hakkinen e Juan Pablo Montoya.

Normalmente são pilotos vivos, mas Senna recebeu uma homenagem póstuma mais do que merecida nos 20 anos da sua morte. O episódio dedicado ao tricampeão brasileiro reuniu pilotos, membros de equipe e pessoas ligadas à F1 que se relacionaram com Senna de alguma forma — gente do calibre de Gerhard Berger, Ron Dennis, Gordon Murray — além, é claro, de seu maior rival: Alain Prost.

É justamente Prost quem dá um dos depoimentos mais interessantes, revelando detalhes que nem todo mundo conhece — como o fato de ele ter insistido para que os diretores da McLaren contratassem Senna em vez de outro brasileiro — Nelson Piquet, que era amigo próximo de Prost na época. Ele acreditava que o talento do jovem Ayrton seria o melhor para a equipe. E é o mesmo Prost quem diz que, depois, acabou percebendo que a Honda estava favorecendo o brasileiro — ele não sabia como, apenas sentia —, e ouviu da própria companhia que, de fato, Senna fazia parte de uma nova geração e deveria ter prioridade.

Cada depoimento mostra um olhar único sobre Ayrton Senna, mas no fim das contas todos eles concordam que o brasileiro era obstinado, dedicado e não gostava de se meter na política, embora o fizesse com veemência quando necessário, especialmente para lutar pelo aumento da segurança no esporte. E um homem que queria vencer a qualquer custo — mesmo correndo o risco de estremecer seu relacionamento com qualquer pessoa.

Faça um favor a si mesmo e dedique 40 minutos da sua vida a este breve, porém profundo, mergulho na vida de nosso maior piloto.

Matérias relacionadas

Você moraria em uma garagem de luxo com espaço para 25 carros? Por R$ 33 milhões você pode!

Dalmo Hernandes

Este garoto tem só 13 anos, já é piloto e passou dos 320 km/h em um Bugatti Veyron

Dalmo Hernandes

Velozes e Furiosos 8: o “truque” do turbo de Toretto e da corrida em marcha à ré a 160 km/h

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados