A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Lei quer proibir cigarro ao volante, Corvette quebra recorde do Ford GT (em menos de 1 semana), Shelby GT500 poderá ter 780 cv e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Projeto de lei quer proibir motoristas de fumar nos carros

_72892982_ntya7h3n

Um projeto de lei em tramitação no Senado Federel Federal pretende proibir motoristas de fumar dentro de seus próprios carros. Segundo o autor do projeto de lei, o senador Humberto Costa, o objetivo da proibição é impedir que os motoristas fumem na presença de crianças que eventualmente estejam dentro dos carros, o que faria delas fumantes passivos.

O texto da lei originalmente proibia os motoristas de fumar na presença de crianças, mas durante a relatoria do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a senadora Marta Suplicy propôs emendas para torná-lo mais rigoroso, sugerindo que a proibição se estenda aos motoristas com passageiros adultos. As emendas da senadora também sugerem o aumento da multa de R$ 85,13 para R$ 130,16.

De acordo com Humberto Costa, o projeto protege crianças e adolescentes dos efeitos do tabagismo, e tal medida já foi adotada pelo Reino Unido, Austrália, África do Sul, quatro estados dos EUA e 13 províncias do Canadá. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo passivo foi a terceira maior causa de morte evitável no mundo, atrás do tabagismo e do consumo excessivo de álcool. Estima-se que somente 10,2% da população adulta brasileira seja fumante.

 

Será que o Shelby GT500 terá 782 cv?

Ford-Mustang-Shelby-GT500-Horsepower--768x530

Lembra que há alguns dias vimos que o Shelby GT500 terá “mais de 700 cv”? Pois então… esse “mais de 700 cv” aparentemente são 782 cv, se o “easter egg” da Ford no material promocional do Shelby for mesmo um “easter egg”.

Um usuário do Reddit conseguiu fotografar uma página da brochura do Mustang 2018, e ela aparentemente está mostrando o torque e a potência do motor 5.2 V8 “Coyote” sobrealimentado. O painel indica o número 7 no mostrador de marchas e a velocidade de 72 mph no velocímetro. Junte tudo e temos 772 — que pode ser a potência do carro em hp (ou 782 cv). O odômetro também dá uma dica: 74,3 milhas, o que pode ser entendido como 743 libras-pé, ou 102,54 kgfm.

A suspeita, claro, não veio do nada: no ano passado a Ford também divulgou uma imagem do quadro de instrumentos do Mustang 2018 com números que formavam sua potência de 455 cv. Além disso, a Ford já confirmou que ele terá mais de 700 cv no Salão de Detroit. Ainda não há data para a estreia do modelo.

 

Corvette ZR1 quebrou o recorde do Ford GT

O recorde “sem querer” do Ford GT durou pouco. Menos de uma semana depois da Ford se gabar de ter superado o aposentado Viper ACR no Virginia International Raceway, a Chevrolet anunciou que seu novo Corvette ZR1 fez um tempo ainda mais baixo: 2:37,25 — ou 1,37 segundo abaixo do Ford GT.

O Vette estava equipado com o câmbio automático de oito marchas e o pacote ZTK, que inclui asa ajustável de fibra de carbono, splitter frontal, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e suspensão adaptativa com amortecedores magnetorreológicos. A volta foi registrada em janeiro, durante um teste de validação, pouco antes do início da produção do carro, e como a Ford, a Chevrolet disse que não tinha intenção de quebrar recorde algum pois era apenas um teste de pré-produção. Certo.

Agora, seria bom para todos que tanto a Ford quanto a Chevrolet parassem com essa história de que “não estão pensando em recordes” e levassem a dupla a Nürburgring para descobrir quanto tempo eles levam para completar o Nordschleife. Não acham?

 

Novos detalhes do Aventador Performante

E já que falamos em recorde e Nürburgring, veja só quem apareceu: o Lamborghini Aventador Performante (ou seja lá como ele se chamará). Ele já havia dado as caras em novembro do ano passado, mas agora ele parece estar em sua forma final e em fotos mais detalhadas (dentro do possível para um carro camuflado, claro).

Começando pela traseira, ele tem um layout de escape semelhante ao do Huracán Performante, com os dois canos disparados pela grade traseira. Mais acima está a enorme asa traseira com seu suporte curvado e uma barbatana de tubarão logo à frente. Aparentemente trata-se de uma atualização do sistema de aerodinâmica ativa da Lamborghini.

O visual do carro também foi modificado nas laterais, com saias maiores e tomadas de ar aparentemente mais amplas. Provavelmente a mudança visa direcionar ainda mais ar para o motor V12, que também irá receber upgrades e deverá passar dos 750 cv do Aventador SV. A dianteira tem um splitter mais pronunciado, novas tomadas e ar e aletas aerodinâmicas semelhantes às do Huracán Performante.

Resta saber se a Lamborghini irá levar seu poderoso V12 para recuperar o recorde de Nür.

 

A nova cara do Citroën C4 Lounge

sdr

O Citroën C4 Lounge é frequentemente considerado um dos modelos com melhor relação custo/benefício do mercado, mas já está aí há cinco anos sem nenhuma alteração visual. Por isso, enquanto a nova geração do modelo não chega, ele ganhará um facelift sutil para torná-lo mais atual — e ela já deu as caras na Argentina, onde o carro é fabricado.

cof cof

As fotos foram feitas pelo pessoal do Autoblog Argentina, e mostram o carro por todos os ângulos sem nenhuma camuflagem. Não que fosse preciso, afinal, somente a dianteira teve um redesenho significativo, com nova grade e faróis, enquanto a traseira apenas adotou lanternas de LED. O visual é o mesmo do Citroën C4L fabricado na China.

C4-LOUNGE-8

Ainda não se sabe se o interior terá alguma novidade. Quanto à motorização, ele deverá continuar com o motor 1.6 THP turbo de 173 cv combinado ao câmbio automático de seis marchas.

Matérias relacionadas

Ferrari Dino 308 GT4: a primeira Ferrari com motor V8 central-traseiro, à venda no Brasil

Dalmo Hernandes

A história da Husqvarna, a moto favorita de Steve McQueen – parte 1

Dalmo Hernandes

Este Plymouth Barracuda com chassi e motor de Dodge Viper é o restomod quase perfeito

Dalmo Hernandes