Line-X: o impermeabilizante para caçambas de picape que torna qualquer superfície (quase) indestrutível

Dalmo Hernandes 10 janeiro, 2017 0
Line-X: o impermeabilizante para caçambas de picape que torna qualquer superfície (quase) indestrutível

Você certamente conhece o WD-40, o spray repelente de água que foi criado para proteger componentes de aeronaves, mas acabou se mostrando útil para mais de 2.000 coisas (é sério: eles têm um pdf com todas elas no site oficial) – muitas delas, no seu carro.

Mas a gente está aqui para falar de outro produto que também foi criado para uma tarefa bastante específica e, com o tempo, mostrou-se bastante versátil. É o Line-X, um spray impermeabilizante que foi feito para, bem… impermeabilizar caçambas de picapes. Você sabe: para não amassar/riscar o acabamento interno com tijolos, pedras, tubos metálicos e afins. A resistência do negócio logo deixou evidente um efeito colateral bem interessante: tornar qualquer coisa virtualmente indestrutível.

Bedliners_How-its-sprayed_Completion_2

O parágrafo anterior ficou parecendo uma daquelas propagandas intermináveis de televendas de produtos milagrosos (lembra do Grupo Imagem Teleshop?), mas é que é difícil não encarar o Line-X desse jeito. E quando falamos “qualquer coisa”, não estamos exagerando: no vídeo abaixo, um bloco de concreto, uma bandeja de porcelana e até mesmo um ovo, todos cobertos com Line-X, são atirados do telhado de um prédio e saem intactos – ao menos por fora.

Como demonstram os caras do canal How Ridiculous no vídeo abaixo, uma melancia atirada de uma altura de 45 metros mostra que a casca permaneça esférica como a natureza a fez, porém o spray não impede que sua polpa se transforme em um refrescante purê.

No caso do ovo, a casca se quebra, mas a camada de Line-X mantém seu formato intacto.

É bem impressionante, na verdade. Como dá para ver, é como se Line-X se tornasse uma armadura elástica: quando a melancia acerta o solo (em um impacto a cerca de 100 km/h), ela se deforma e quica como uma bola de borracha. Nesta hora, a camada de spray está absorvendo a energia do impacto e protegendo a casca da melancia, que fica praticamente intacta. A polpa não tem a mesma sorte, pois é esmagada dentro da fruta.

Mas como isto acontece? O que é, afinal, esse tal de Line-X?

A primeira versão do Line-X foi introduzida no mercado em 1988, e até pouco tempo atrás, a companhia americana por trás do produto não revelava exatamente como ele funcionava. Parece que eles mudaram de ideia, pois o canal no YouTube Veritasium procurou os caras para descobrir o que torna o spray tão resistente, e mostram tudo no vídeo abaixo. Que é legendado em português!

Como você provavelmente já imaginava, é pura química.

O Line-X é o nome comercial de uma molécula chamada poliureia. Trata-se de um elastômero (um polímero elástico) composto por duas moléculas principais, cujos nomes são praticamente impronunciáveis, e por isso são chamadas de “A” e “B”. A primeira é o Difenilmetano-4,4-diisocianato, que felizmente é abreviado para “MDI”, que pode ser entendido como o reagente do Line-X. A segunda é o Alpha-(2-aminometiletil)-omega-(2-aminometiletoxi)-poli(oxi(metil-1,2-etanodiilo)), com parênteses e tudo, que é o plastificante.

A mágica acontece quando se mistura as duas moléculas. A reação química entre as duas forma a poliuréia, uma molécula que, de tão longa, inevitavelmente acaba ficando toda embaraçada em uma escala atômica (pense no fio dos fones de ouvido quando passam 5 segundos guardados no seu bolso). Ao mesmo tempo, suas ligações entre as moléculas “A” e “B” são muito flexíveis.

O resultado são as duas propriedades essenciais do Line-X: como as moléculas ficam completamente embaraçadas, a substância é muito resistente, pois é muito difícil separá-las. Porém, como são flexíveis, ela estica e volta a seu formato original.

Mas o segredo também está no modo como se mistura as duas moléculas. Se você despejá-las em um copo e mexer com uma colher, vai perceber que a reação química gera calor e o resultado é uma bola de Line-X que não serve para muita coisa.

Bedliners_How-its-sprayed_Application

É por isso que a camada protetora é aplicada como spray: a reação acontece sob pressão enquanto o produto atinge a superfície a ser impermeabilizada e protegida, e é preciso esperar que ela esfrie para que atinja suas propriedades ideais. Enquanto está quente, por exemplo, o Line-X torna uma folha de papel mais difícil de rasgar. Depois de frio, fica impossível.

É por isso que, embora tenha sido concebido para proteger e impermeabilizar caçambas de picapes, o Line-X não demorou para começar a ser utilizado para outros fins. Há uma camada do produto nas paredes do Pentágono, por exemplo, pois ela ajuda a tornar o edifício a prova de bombas. Também há coletes a prova de balas que utilizam o Line-X como parte da blindagem. Em lanchas e outras embarcações, o Line X ajuda a formar uma camada de proteção contra corrosão e vazamentos.