LM002, ou “Lambo do Rambo”: quando a Lamborghini decidiu fazer um SUV pela primeira vez

Dalmo Hernandes 15 julho, 2014 68
LM002, ou “Lambo do Rambo”: quando a Lamborghini decidiu fazer um SUV pela primeira vez

A esta altura, boa parte dos leitores deve saber que a Lamborghini já vendeu um SUV — o LM002, também conhecido como “Lambo do Rambo”. Aos que não sabem, é verdade: houve um tempo em que você poderia entrar em uma concessionária da Lamborghini e sair de lá com um enorme utilitário com interior luxuoso, tração integral e motor V12. Tudo isso nos anos 80 — claro, em que outra época poderia ser?

Tudo começou em meados da década de 70, quando o governo dos EUA decidiu que precisava de um veículo maior e mais robusto do que o Jeep Willys para transportar os soldados do exército americano. Em 1979, decidiu-se que o High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV, ou simplesmente Humvee) seria o escolhido — mais tarde, ele daria origem à Hummer e os gigantescos H1, H2 e H3.

2004 Hummer H1

Can’t touch this

Mas a AM General, que fabricava o Humvee, não foi a única empresa a apresentar uma proposta ao governo americano. Do outro lado do Atlântico havia outra companhia interessada em fornecer um novo meio de transporte para os soldados (e receber uma boa grana para isto): a Lamborghini. No mínimo, inesperado, mas gostamos de imaginar que parte do lucro seria revertido no desenvolvimento de supercarros ainda mais fodásticos que o Countach (falando nisso, já leu nosso post sobre os motivos que tornam o Countach um dos supercarros mais incríveis de todos os tempos? Se não, confira aqui!)

Enfim, em 1977 a Lamborghini apresentou seu projeto no Salão de Genebra. O chamado Cheetah era bem um Lamborghini, e sim um conceito desenhado por Rodney Pharris, da Mobility Technologies International, ou MTI, empresa contratada pelo governo americano justamente para desenvolver veículos militares. Ele foi construído na Califórnia, e não na Itália, e enviado depois para que a empresa de Sant’Agata cuidasse dos detalhes finais e instalasse o motor. Este não era um V12 Lamborghini (ainda), e sim um V8 Chrysler de 5,8 litros montado em posição central-traseira, aliado a uma transmissão automática TorqueFlite de três velocidades.

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O Cheetah teve dois problemas graves: primeiro, ele era a prova material de que veículos off-road não podem ter motor central-traseiro. Além de pouco potente (só 190 cv) o V8 Chrysler era pesado e comprometia a dinâmica do Cheetah, que acabou descartado pelos US of A antes mesmo de ser testado. Bastou uma demonstração com seu projetista ao volante para que a Lamborghini recebesse um sonoro “não”.

O comercial feito para que a Lamborghini apresentasse o Cheetah para possíveis clientes

O outro problema era que Pharis se inspirou demais em outro veículo militar, o FMC XR311, na hora de projetar o Cheetah. A FMC havia vendido dez exemplares do XR311 para o governo americano alguns anos antes, e o Cheetah era praticamente uma cópia dele.

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Em cima, o FMC XR311. Embaixo, o Cheetah

A FMC acabou processando a Lamborghini antes da apresentação do utilitário em Genebra, mas pelo visto não conseguiu provar nada — e os dois utilitários “gêmeos” clarameante influenciaram o design do Humvee.

No fim das contas, o Cheetah foi um fracasso e acabou causando um grande prejuízo à Lamborghini, contribuindo para a falência da companhia ainda naquele 1977.

No ano seguinte a Lamborghini passou para as mãos dos suíços Jean-Claude e Patrick Mimran, investidores do ramo alimentício, porém apaixonados por carros esportivos. Eles injetaram uma boa quantia na companhia, lançaram o Jalpa — um Lamborghini de entrada razoavelmente bem sucedido, que veio antes do Gallardo — e investiram em versões especiais para o Countach. O investimento se provou bem acertado, porque a Lamborghini conseguiu se recuperar financeiramente nos primeiros anos da década de 80, e incluiu até mesmo uma retomada no projeto do Cheetah.

O protótipo LM001 foi apresentado ao lado do Jalpa, no Salão de Genebra de 1981. Seu nome pode significar tanto “Lamborghini Militaria 001” quanto “Lamborghini Mimran 001” — depende da fonte que você consultar. O que importa é que, embora não parecesse, era uma evolução do Cheetah, mantendo até mesmo o motor central-traseiro, desta vez um AMC de 5,9 litros e… 180 cv. Apesar de fraco, o motor ainda era capaz de levar o LM001 aos 160 km/h — algo impressionante para a época —, mas a traseira pesada trouxe os mesmos problemas dinâmicos do Cheetah.

A ideia ainda era criar um veículo militar, mas não mais para os EUA — o público-alvo da vez eram os países do Oriente Médio, que já haviam demonstrado interesse no Cheetah. Contudo, para tornar o LM001 um off-roader viável nos desertos árabes, era preciso que aquele motor mudasse de lugar.

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E assim surgiu o LMA002. O “A” era de “Anteriore”, por causa do motor que finalmente foi reposicionado para a dianteira. E também não era um V8 americano, e sim um legítimo V12 Lamborghini — mais precisamente, o V12 de 4,75 litros usado no Countach LP500S.

O reposicionamento do motor exigiu uma reformulação na estrutura do SUV, mas também garantiu espaço para seis pessoas atrás — o que, somado aos quatro lugares na cabine, permitia que dez pessoas se acomodassem no protótipo. O salto de potência também era gigantesco: o LMA002 passou a ter um motor de 375 cv alimentado por seis carburadores Weber, o que garantia um desempenho bem melhor aliado ao novo câmbio ZF de cinco marchas.

As coisas finalmente estavam caminhando como deveriam, e o protótipo apresentado no Salão de Genebra de 1982 foi cuidadosamente aperfeiçoado pelos quatro anos que se seguiram até que, no Salão de Bruxelas de 1986, a Lamborghini revelou a versão de produção de seu utilitário, agora batizado de LM002.

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Embora visualmente o LM002 seja bastante parecido com o protótipo que lhe deu origem, sua proposta era bem diferente. Enquanto o LMA002 fora pensado para aplicações militares no Oriente Médio, um V12 Lamborghini não era o motor ideal para isso — e sim um turbodiesel. Sendo assim, a Lamborghini decidiu transformar seu SUV em um super-jipe de luxo com extremas capacidades off-road, mais ou menos como um Land Rover elevado ao quadrado.

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Assim, o LM002 tinha, além de seus 375 cv e tração integral, um interior muito amplo e espaçoso, coberto com couro italiano da melhor qualidade por todos os lado e equipado com vidros elétricos, ar-condicionado e som Alpine.

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A ideia de um utilitário de luxo com origens militares atrai compradores desde sempre — basta olhar para sucesso dos Mercedes Classe G, dos Jeep e do próprio Hummer. Com o Lamborghini LM002 não foi diferente, e logo os mesmos compradores que o rejeitaram como veículo militar se interessaram por ele como uma fortaleza sobre rodas — Usay Hussein, filho de Saddam Hussein, e Muamar Gaddafi, o ex-ditador líbio, encomendaram os seus, e o primeiro LM002 produzido foi direto para a garagem do rei Hassan de Marrocos.  Dizem até que eles acabaram por ceder e encomendar frotas do LM002 para seus exércitos, mas estas informações jamais foram confirmadas.

Logo, outros famosos cederam aos encantos do LM002 — Mike Tyson, o campeão de Fórmula 1 de 1982 Keke Rosberg e Sylvester Stallone, para citar alguns. Este último foi o que rendeu ao LM002 o apelido de “Rambo Lambo”. Ao todo, entre 301 e 328 LM002 foram produzidos ao longo de sete anos — e a Lamborghini chegou até mesmo a desenvolver uma versão de 600 cv para o rali Paris-Dakar, mas ela acabou não competindo.

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Estamos falando de um utilitário esportivo gigantesco capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em oito segundos e chegar a 210 km/h no asfalto e 180 km/h na areia — onde se movia com desenvoltura graças aos pneus Pirelli Scorpion de medidas 325/60R17, desenvolvidos especialmente para ele —  mesmo pesando 2.700 kg. Caso o dono não achasse que esta força era suficiente, dizem que era possível encomendar um V12 de 7,2 litros usado em lanchas de corrida — e que cabia perfeitamente em seu cofre. Pelo menos um LM002 foi encomendado com este motor, mas ele não existe mais.

Dá para dizer que o M002 ajudou a Lamborghini a se reestabelecer financeiramente depois de ser adquirida pela Chrysler, em 1987. Sendo assim, também podemos concluir que ele foi o precursor da tendência que os fabricantes de esportivos apresentam hoje — lançar um utilitário de grife para ajudar a sustentar o desenvolvimento de seus modelos mais rápidos e famosos, porém menos lucrativos. A Porsche aprendeu direitinho, usando as vendas do Cayenne (e, a partir de agora, do Macan) para financiar o desenvolvimento do 911 como bem entender.

urus

Nos próximos anos, a Lamborghini também vai voltar ao caminho que ajudou a traçar, projetando o lançamento de seu novo SUV, o Urus, para 2017. Agora tudo faz sentido, não faz?

 

  • a. shiga

    belo design!
    ___ |——-|__
    /_ ______ __
    _ O______O __

  • a. shiga

    Só não ganha do famoso LOLcopter

  • Cristiano

    Tinha um joguinho viciante de DOS chamado Stunts que tinha essa picape, foi lá que vi pela primeira vez

    • Nicolas Pancheski

      é verdade agora que eu lembrei

  • Diogo Rengel Santos

    BADASS car… No vídeo uma coisa me chamou muito a atenção

    em 1:06 é impressão minha mas parece que o pedal da embreagem parece soldado com o do freio pela haste. Sei que é ilusão de ótica…

    Ainda sobre o carro ele é uma sessão de academia interessante, ele irá te deixar com o bíceps direito maior que o esquerdo e a perna esquerda maior que a direita…. Ele pode te transformar num monstro desfigurado hahahahahah

  • Pé de Pano

    Quando SUVs eram SUVs! Excelente matéria FlatOut, jamais imaginaria que o jipe da Lambo fosse pensado para fins militares, e que ainda fosse desenvolvido nos EUA! Vivendo e aprendendo.

  • Paulo Henrique Foltran

    Esse Lambo era um dos carros de polícia do Need for Speed Hot Pursuit 3, se eu não me engano. Saudades final dos anos 90…

  • Paulo Henrique Alves

    O LMA é mais bonito ….

  • Yan Moraes

    Pra ficar bem anos 80 e com cara de Lamborghini merecia faróis escamoteáveis estilo Countach pois o motor do modelo esportivo esse monstro V12 já tinha 😉

  • MarceloDuarte
    • Fabian

      Vendo assim, ao vivo, ele até que é bem resolvido, proporcional, bonito até.
      Bem diferente das fotos de conceito dele.

  • Pedro Vianna®

    Falando em Hussein…bem que o Flatout! poderia fazer uma matéria sobre seus carros destruidos…dentre os quais o LM002 esta :( ta dada a sugestão!

    • Pé de Pano

      Claro que NAAAAOOOOOOOOOOOOO ://///

    • HighwayStar_84

      Se eu fosse um soldado americano eu fazia ligação direta e sumia pelo desertão, mesmo que fosse metralhado por algum iraquiano hehehehehe!!!

      • Pedro Vianna®

        OOOOOHHHH FUUUCKING YEAAAHHHH!!!! hahahahah

        • Marcos Amorim

          Deve ter rolado um diálogo interessante quando pegaram esse carro…

        • edu.10

          Oh fucking no !! Explodiram logo em seguida

          • HighwayStar_84

            Do jeito que tava fudido esse carro…só podia acabar nisso mesmo.

        • HighwayStar_84

          O carro tá bem acabadão aí na foto…não é a toa que explodiram.

          • Pedro Vianna®

            Nada que a Sant’agata não resolvesse…acho q explodiram por ser do Uday(que era um sádico)…as vezes nem sabiam oq tinham na mão…mas eles destruiram outras coisas,dentre elas Ferraris,Porsches,Mercs e etc…

          • HighwayStar_84

            Poderiam ter poupado (a aproveitado) os carros.

          • Allan Guimaraes

            Que não tem nada a ver com os crimes dos seus donos.

          • HighwayStar_84

            Com certeza!

  • Rafa2810

    Seria muito legal, se em vez desse nome Urus, o utility da Lambo chamasse LM003…

  • Rafa2810

    PS: Só eu pensei num LM002 restomod, com suspensão melhorada e powertrain V12 do Aventador!?

    • XRS250

      Se não pensei, pensei agora.

    • WagnerSCS

      Foi só você não, ia comentar a mesma coisa!
      Imagina o foguete que ia ser…

  • thiago de paula

    A primeira olhada na foto que mostra o console e as alavancas de cambio pensei: “porque diabos tiraram o banco do passageiro pra colocar essa alavanca no meio?” hahahahahaha…..essa minha mente condicionada ao aproveitamento de espaço…hueheuheuehue

  • HighwayStar_84

    Muitas vezes associo Lamborghini a Stallone por causa do Jalpa no Rocky IV!

    https://www.youtube.com/watch?v=tn7kaOQvEfM

    • Marcos Amorim

      Toda vez que vejo a imagem de um Jalpa lembro na hora dessa parte do filme e a música não sai mais da cabeça.

  • Leiner Vitor

    Fico imaginando como deve ser complexo a mecânica desse carro, 12 cilindros, 6 carburadores!!!!!

    Meu opala com 6 cilindro e um carburador não to conseguindo estabilizar a marcha lenta… Imagina essa parada ai!!! Tenso!

  • André Bringhenti

    Lembro desse carro de quando jogava stunts, pra pc. Era horrível mas era maneiro

  • Leo

    O mais engraçado desse Lambo é q vc olha pra ele e imagina q deve ter o urro grave de um urso, talvez algo tipo um v8 americano, mas n tem o belo som dos v12 italianos. É mais ou menos o espanto q muita gente teve com o Mclaren p1, q msm n tendo o som de um v10 ou v12 girador q muitos esperavam tem um som grave muito cativante

  • XRS250

    Faz sentido como esse V12 que foi usado pela Lamborghini 50 anos e lógico deveriam era manter o motor na dianteira como o modelo de produção e o Urus será um Cayenne/Touran/Q7 com outra casca.

  • Gilberto Batista de Sousa

    Se fosse vendido hoje como novo, seria maravilhoso e atual, pq que coisa mais dumal..

  • Ivan Carolino

    O LM002 fez uma pontinha no 4° filme da série Velozes e Furiosos, como carro do Vilão Braga.

  • GSB
    • lucasfs

      e esse calombo no cofre é o que? um v12?

      • GSB

        Sim, regado com 450 hps… por ser o Brunei, não imagino como não está com o V12 marítimo haha

      • Allan Guimaraes

        Pode ser o filtro de ar colocado “mais pra cima”, mas não externo.

    • Allan Guimaraes

      Cruzamento de um LM002 com um Cross Lander… :)

  • Rodrigo Alves

    Isso é um M-O-N-S-T-R-O!!!

  • Vitor Silva Marques

    quando a lambo faz um que parece um touro
    não o batiza com o nome de um

    • Raphael Medeiros

      Parece um rinoceronte, isso sim!

  • Fabricio Lima

    Essa Lamborghini LM002 ,parece como um Gurgel Bombado .

  • Fórmula Finesse

    Céusssss, aquela coisa passou dos 8000 giros na troca de marchas..heheheheheheh!

    • Fwlemos

      Isso que é carburado….
      Imagina uma base dessas injetada, passa dos 10mil….

  • Elton Cesar Malfatti

    Olha o tamanho desse pneu.. Só estepe dele já pesa mais que um Chery QQ.. kkkkkk

  • Barba

    Regula essa bagaça ai então champs !!

    “375 cv alimentado por seis carburadores Weber”

    • Raphael Medeiros

      Mais difícil que uma neurocirurgia.

  • Paulo Freire

    Não eram esses monstros que a policia usava no NFS III?

  • Cebolinha chama esse carro de “Lambo do Lambo”.

  • Filipe Alves

    Fiquei curioso, o que aconteceu com a versão v12 de 7,2 litros que não existe mais? foi destruido?

  • Yuri Chaves Souza

    Olhem bem para essa foto:

    http://flatoutcombr.c.presscdn.com/wp-content/uploads/2014/07/lm002-10.jpg

    Cara, esse carro é brutalidade pura!
    Seria o carro do Satan Goss (vilão do Jaspion)!

    O Urus “nunca serão”.
    O Urus não é caveira, o Urus é moleque!

  • Marcos Amorim

    Para ficar ainda mais anos 80, ele participou de um episódio de Miami Vice.

    O que acho mais interessante no LM002 é que a impressão que dá é que ele deve ter um comportamento horrível em curvas e um som de motor diesel de giro baixo, mas em todos os vídeos ele faz curvas incrivelmente bem e berra feito um italiano dos anos 70.

    • Caio Cartaxo

      Aquele episódio foi muito foda cara, lembrei logo dele.

  • VanKindenser

    E o mais bacana é que os engenheiros da Lambo nem precisam recorrer ao pessoal da Porsche/Audi/Volks pra projetar o Urus, tem bagagem própria!!!

  • AlexandreZamariolli

    Você para um carro desses no semáforo. O semáforo abre, mas o cara da frente não se mexe. Você buzina. Ele manda você passar por cima. Você passa.

    • Helio

      … e nem sente o outro carro por baixo.

  • Allan Guimaraes

    Teve um especial aqui tempos desses sobre itens aproveitados em outros carros (retrovisores, lanternas, caso dos faróis dos últimos Lamborghinis Diablo, vindos do Nissan 300ZX). As lanternas do LM002 seriam no mínimo réplicas do nosso Gol de primeira geração, de 1980 a 1986. :)

    • Pedro Henrique Ramos

      Só uma pequena correção, as lanternas traseiras do LM-002 são idênticas as do gol quadrado de primeira geração pós-face lift(1987-1995).

  • Pedro Henrique Ramos

    “[…]Seis carburadores Weber[…]”
    SEIS.
    CARBURADORES.
    WEBER.
    …Como é que regulavam isso aê?????
    KKKKKKKKK

    • Allan Guimaraes

      6…duplos! Ou seja, doze, ao final… Na época a Lamborghini (1986) argumentou que o som com os carburadores era muito melhor (bonito, forte, etc.) que com injeção (lembrando que este era o mesmo motor do Countach LP5000S).

    • Pedro Jungbluth

      fácil, só interconectar os canisters e testar… assim sabe qual gera mais vácuo, e vai equalizando.

  • ltd76

    Putz, eu tinha um brinquedo na época que era igualzinho esse protótipo do Cheetah. haha. Brinquei muito com ele, não sabia que era baseado num carro real.

  • ochateador

    Por que diabos a lambo não faz a versão 3 desse jipinho ao invés do urus (nome bem feio por sinal).