Malzoni GT “Projeto Agulha”: a restaurando a fibra do Project Cars #57

Charles de Marchi 16 agosto, 2014 55
Malzoni GT “Projeto Agulha”: a restaurando a fibra do Project Cars #57

Seguindo a série de matérias sobre o meu projeto de restauração do Malzoni, vou trazer aos amigos do FlatOut com mais fotos do que texto, acho que falei muito e mostrei pouco.

As fotos dessa matéria são da fase de restauração da carroceria de fibra de vidro do Malzoni. Como disse no post anterior a intenção é manter o máximo possível da originalidade do modelo.

Assim que o Malzoni chegou à oficina, iniciamos a identificação dos primeiros pontos e detalhes que necessitavam de atenção especial, como bolhas, e trincos (os famosos pés-de-galinha) na fibra e a lanterna traseira adaptada que existia e que precisava ser retirada para que o carro pudesse voltar à originalidade.

index

Esse ponto merece um destaque pois, como as lentes e lanternas traseiras originais do Malzoni foram fabricados exclusivamente para ele, não há peças novas ou usadas para reposição. Diante desse dilema, optei pela utilização das lanternas traseiras da alfa Romeo 2300 dos anos 1979 a 1984, as mesmas que são utilizadas nos Pumas GTB S1, Dardo Corona, dentre outros fora-de-série nacionais.

lente-lanterna-traseira-alfa-romeo-puma-gtb-s1-arteb_MLB-F-5186916543_102013

Essa escolha foi feita levando-se em conta que o desenho dessa lanterna traseira do Alfa é a que mais se assemelha ao desenho das originais do Malzoni, principalmente na opção tricolor. Embora as lanternas do Alfa também não sejam fáceis de se encontrar, foi uma opção melhor do que utilizar lentes modernas que não combinariam com a época de fabricação do carro, destoando do conjunto.

Copy of 91

Como disse nos posts anteriores, já sabia desde o princípio de que seria impossível devolver o carro aos 100% de originalidade, devido o grande número de itens exclusivos de acabamento que ele possuía e que foram se perdendo durante o tempo e são impossíveis de se reproduzir hoje em dia. Não por falta de tecnologia, mas por falta de referências e por muitas vezes o impedimento financeiro.

No final, a escolha pelas lanternas do Alfa Romeo 2300, acabou sendo uma escolha natural, uma vez que as maçanetas que o Malzoni originalmente adotava já eram desse modelo, assim como outros fora de série nacionais, pois na época, usar itens da Alfa Romeo era atribuir classe e elegância ao projeto, pois o modelo 2300 foi durante anos o veículo mais caro produzido e vendido no país.

index (1)

Terminada a recuperação desses pontos de destaque, que precisavam de mais atenção pois tratava-se de verdadeira cirurgia estética de restauração a originalidade, estávamos prontos para iniciar o processo de decapagem total da tinta e gel coat até encontrarmos a fibra original. A partir daí, iniciaríamos a recuperação geral da fibra com nova aplicação de gel coat bem como aplicação do fundo primer.

O aerofólio traseiro foi removido, pois além de não ser um item original do modelo, não gostei da aparência do carro com ele. Além, é claro, de sua total ineficiência para o modelo, pois o único downforce que ele pode oferecer é pelo seu próprio peso.

Puma GTS, Malzoni GT e Bugre Kadron 8.11.2013 022

Após a retirada das camadas de tinta, fundo PU e gel coat, descobrimos que a fibra estava em condição melhor do que eu esperava, mostrando que o carro não sofreu colisões ou teve partes refeitas. Várias demãos de primer foram aplicadas, pois a cada demão pudemos observar algum detalhes a serem corrigidos, então seguiu-se várias vezes o ritual: aplicação de primer, lixamento, nova aplicação de primer.

No próximo post, espero ter as fotos do carro já com a pintura. Obrigado pelos comentários recebidos, inclusive com sugestões e ajuda, pelo post anterior e até o próximo!

Por Charles de Marchi, Project Cars #57

0pcdisclaimer2

  • samucaSDMF

    As lanternas originais são bem legais,uma pena não poder colocá-las,mas tá valendo,encontrar peças de um carro tão raro deve ser um trabalho árduo mesmo.Pelo menos vai ficar muito melhor do que estava,e com certeza este aerofólio deveria ir pro lixo mesmo.Parabéns pelo trabalho.

    • Charles Marchi

      valeu!!!

  • Pé de Pano

    Poxa, que chato a história da lanterna hein? Pelo menos você está devolvendo a originalidade do modelo, isso é o que importa. Um abraço! Bacana o seu projeto!

    • Charles Marchi

      obrigado !! :)

  • gnloch

    Pena essa história das lanternas. Você chegou a fazer algum orçamento sobre isto? Qual seria o custo?

    • Charles Marchi

      só pelo molde pra fazer em acrílico me pediram 40 mil reais.

  • msouza91

    Cara, procure por Xavier Yssis, no google você encontra o contato dele, pode ser que ele resolva esse seu problema das lanternas!

  • Lauro de Souza

    Bem legal seu projeto cara. Se fosse eu, como gosto de gambiarras tentaria fazer eu mesmo as lanternas. Pegando de uma a uma as cores e formando o padrão original do carro…
    kkkkkkk

  • Matheus Utzig

    Que foda esse modelo! Eu desconhecia…. Olhando agora essa imagem, onde o cara vai achar essas rodas? Muito foda, abraço! 😮 http://quatrorodas.abril.com.br/imagem/608/gbrasileiros/608_gt_07.jpg

    • felipereira

      As rodas de um Miúra são bem parecidas com essas!

    • Jorge Alberto

      uai, mas nao tem um companheiro aq refazendo o seu Miura e q disse ter fabricado as rodas? Basta mandar as fotos e conversar com a pessoa, ora…

      • Marcos Amorim

        Se for o fabricante que estou pensando, elas realmente podem ser feitas, mas pelo processo de fabricação tornam-se bigornas redondas.

  • Vinicius LMS

    Boa escolha a dessas lanternas, o Malzoni GT foi inspirado no Maserati Khamsim, e a traseira do seu ficará igual ao do carro inspirador:
    http://www.iagclassics.com/CarPix/77MaseratiKhamsinBurnt/ebay/77-Maserati-Khamsin-Burnt-046.jpg

    • Charles Marchi

      vinicius!! vc já adiantou o tema do proximo post!!!! kkkkkkk na proxima materia do projeto vou falar das semelhanças entre os dois projetos e como acabei fazendo essa escolha sem pensar e deixei o malzoni mais parecido com o masserati. abraço e parabéns pela observação!!

      • Vinicius LMS

        hahahaha, dei um spoiler sem querer, eu fui só pesquisar sobre a história do carro e vi essa lanterna.
        Abraços pra você também e boa sorte com o seu projeto.

  • E. Bruno

    Amigo, com o perdão do pitaco.. Existem profissionais que fabricam lanternas artesanalmente. Imagino que eles não teriam dificuldade em fazer essa lanterna. Tem alguns vídeos no Youtube

    • Charles Marchi

      E. Bruno, já tentei reproduzir e fiz alguns orçamentos e o por serem fabricadas poucas unidades o preço é absurdo!!!

  • Guilherme

    Parabens mais uma vez. O Malzoni GT foi o fora de serie mais bonito fabricado no Brasil em todos os tempos. Eu, como colecionador e varios carros na garagem, se encontar um ( e já procurei), compro na hora. Sucesso, siga em frente e boa sorte.

    • felipereira

      O Uirapuru acho que é mais bonito hein..briga boa entre esses dois!

      • Guilherme

        Realmente Felipe, o pareo é duro, apesar de serem de épocas distintas, Uirapuru década 60 e Malzoni 80. O Uirapuru tbem é belíssimo, inspirado no Jensen Interceptor

    • Charles Marchi

      obrigado guilherme. eu sou um pequeno colecionador e acabei me tornando um justamente para salvar uma parte da história nacional. parabéns pela sua coleção e mantenha contato. abraço

  • Vitor Augusto Pança

    Com só esse carro, eu tava feito. Não precisava de mais nada…
    Tá mentira, talvez um GTB S2 também. :B

  • Jorge Alberto

    Nao sei em largura e altura, mas a q mais se parece com a original nao seria a da kombi ou Pampa?

    • Marcos Amorim

      A original me lembrou muito a do Zé-do-Caixão, o mesmo que os Puma usaram até 1975, salvo engano.

      • Jorge Alberto

        Sei de qual esta falando e realmente acho q estao mais proximas das originais, porem parecem ser um pouco mais finas….

  • Marcos Amorim

    Eu olho a traseira do Malzoni GT e sempre fico com a impressão que copiaram a solução do Espartano, com um acesso decente ao cofre. Pelo menos nesse caso a praticidade falou mais alto, porque na Puma continuaram com aquela tampinha minúscula por causa do desenho.

    • Charles Marchi

      marcos, ou do espartano ou das pumas pós 76 (puma janelinha), pois realmente as puma gt tubarão tem o acesso ao cofre do motor bem restrita. como foi o filho do rino malzoni (pai da puma) que fez esse carro, deve ter usado as melhores soluções funcionais aprendidas na puma para esse carro.

  • Cid Mesquita

    Vendo alguns video de restauração de carros na internet, encontrei estes caras se ti interessa: http://www.olddesign.com.br/comercio/servicos.php e o video : https://www.youtube.com/watch?v=LYBiItbi9Vo9 .

  • Cid Mesquita

    Belo projeto

  • bcayres

    Meu querido e saudoso Malzoni… Se precisar de algumas referências, pode entrar em contato. Tenho mais fotos que fiz antes de vendê-lo prum Paranaense!

  • Ricardo Rios

    particulamente achei a posição das lanternas demasiadamente centralizadas

  • Parabéns pelo projeto que bom que temos foras de série nacionais no project cars. muito interessante.

  • Barba

    Justíssimo

    “Além, é claro, de sua total ineficiência para o modelo, pois o únicodownforce que ele pode oferecer é pelo seu próprio peso.”

  • Jorge Alberto

    Agora fiquei em duvida: As lanternas traseiras “originais” nao seriam as do “ze do caixao”? Da linha VW a ar da epoca?

    • bcayres

      Essas são mais parecidas, mas ainda não são iguais.

    • Rodrigo Sublime

      Embora o dono com certeza tenha levado em consideração vários modelos, acredito que este séria “pra mim” um modelo que fluiria melhor no design…

      • JeanAv

        Concordo contigo. Acho que ficariam mais parecidos com os originais. :)

      • Charles Marchi

        rodrigo, infelizmente as lanternas da variant são muito menores que as originais, são quase 1/3 do tamanho. ficaria muito diferente e acabaria deixando o carro muito parecido com as pumas gt tubarão.

    • Nilton Luis Rodrigues

      Em formato certamente são as que mais se assemelham, mas são menores nas dimensões, ao contrário as das Kombi eu acho que são as que mais passam perto em tamanho, mas tem formato diferente. Uma opção seria partir pra de Kombi colocando-as (e desenvolvendo uma fixação) por dentro e deixando o contorno da fibra o mais próximo possível do original. Acho que o resultado poderia ser bem interessante e próximo ao original…

      • Charles Marchi

        sim fat jack, também pensei em usar as da kombi, personalizando-as para ficar mais próximo da original, porém, medindo no carro, as da alfa não ficaram tão menores e o fato de usar lanternas alfa romeo traria um pouco mais de “classe” ao carro, pois sempre teria alguem falando: – olha ele usa lanterna de kombi!!!, i isso acaba desprestigiando o carro.

        • Fat Jack

          É sempre uma tarefa árdua…, eu que dei umas poucas fuçadas atrás de peças pra um XR3 MKII meu já me “incomodei” horrores, imagine-se numa restauração ímpar e criteriosa como a que vocês está executando…, e visualmente a ideia que você implementou dará um visual “classudo” e diferente… Parabéns pela empreitada e pela paciência!!!

    • Charles Marchi

      não jorge, as originais eram exclusivas, veja as fotos do malzoni branco na matéria. eram bem maiores que as da variant.

  • josé guilherme g. godinho

    legal pra caramba cara, parabens

  • Esportivos Fora de Serie

    Amigo, Muito bom o trabalho de restauração, na verdade se trata mais de uma reconstrução. Estou restaurando meu GT Malzoni 79 e não consigo localizar as rodas, Vc teria alguma sobrando para vender ou meso me emprestar para copiar? Veja na foto o estado que eu comprei o carro… Valeu…

    • Charles Marchi

      não tenho nenhuma sobrando, mas o meu malzoni veio com rodas scorro que eram de linha. aquelas rodas com desenho exclusivo do malzoni, com aparencia moderna (roda da foto), eu não tenho e são dificeis de encontrar. até eu tenho interesse naquelas..:) as minhas são mais fáceis de encontrar, pois eram usadas em varios carro, vendidas como opcional. vou pegar o nome dela e te passo.

  • Esportivos Fora de Serie

    Amigo, Tenho alguns outros carros de fibra, alguns ja restaurados e outros que estou restaurando. Veja…
    http://esportivosforadeserie.blogspot.com/
    Valeu

    • Charles Marchi

      amigo, vc tem exemplares lindos e dificílimos de achar, como é o caso do squalo, o sabre, uiarupuru dentre outros. vou seguir teu site. incluse tem alguns exemplares que eu também possuo, como é o caso do bianco, sp2 e miura, mas também um dia pretendo encontrar um santa matilde hatch e um puma dkw. abraço e obrigado pelo comentário.

  • Esportivos Fora de Serie
  • Neto Neto

    Está ficando TOP!! nunca vi um Malzoni de perto, infelizmente.

    • Charles Marchi

      valeu neto!!

  • Valmir Rogerio

    Boa tarde, Charles, estou recuperando um Ventura, e preciso das lanternas traseiras, que são do Alfa Romeo, iguais a que vc usou, poderia me dizer onde encontro, Grato. Valmir