A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Marginais têm somente um acidente fatal no primeiro mês com novos limites, novo Land Rover Discovery já está a venda no Brasil, Aston Martin deixa de operar no Brasil e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Primeiro mês com novos limites nas marginais de SP tem apenas um acidente fatal

17045133

Com a alteração dos limites de velocidades nas marginais de São Paulo realizado no final de janeiro, o primeiro mês completo com os novos limites encerrou com apenas um acidente fatal segundo os dados do sistema Infosiga, que monitora os acidentes fatais em todo o estado de São Paulo.

O acidente aconteceu na marginal Pinheiros, na manhã do dia 14 de fevereiro. O motociclista de 50 anos morreu após colidir contra um carro parado por pane mecânica na pista expressa da Marginal. O carro pertence a uma professora de 50 anos que, ao ter o carro imobilizado pela pane, ligou as luzes de alerta e se afastou do carro para solicitar socorro. Em seguida, o motociclista tentou desviar do carro, mas acabou o atingindo.

Entre 25 de janeiro e 25 de fevereiro, ocorreram 102 acidentes nas marginais de São Paulo, dos quais 82% envolveram motociclistas, que podem trafegar no limite de velocidade entre veículos com velocidade muito inferior (como nos congestionamentos) — o que aumenta o risco de acidentes devido ao diferencial de velocidade (leia mais aqui). A Prefeitura de São Paulo afirma que esta marca, superior à média mensal do ano passado, é superior devido ao aumento no número de agentes para atender as ocorrências, o que resulta em um número maior de registros de acidentes.

Ainda segundo o Infosiga, as marginais registraram duas mortes em janeiro, quatro em dezembro, duas em novembro, uma em outubro e setembro, e três em agosto, quando o sistema entrou em operação. Em sua maioria os acidentes envolvem pedestres e motociclistas. Somente um dos três acidentes de agosto resultou na morte de um motorista/passageiro de automóvel. Na primeira quinzena de março ocorreu um acidente fatal na marginal Tietê, quando um motociclista foi atingido por um caminhão às 21:40 da sexta-feira, 14 de março, na pista expressa.

 

Novo Land Rover Discovery já está a venda no Brasil

salao-sao-paulo-flatout-jaguar-land-rover-10

Depois de apresentar o novo Discovery no Salão do Automóvel em novembro passado, a Land Rover está iniciando as vendas do modelo no Brasil. Nesta terceira geração a Land Rover deixou de lado a contagem após o nome do modelo, que passa a se chamar apenas Discovery.

Unknown-8-1-620x411

 

Ele será oferecido com duas opções de motorização, ambas V6 de três litros, uma a diesel e outra a gasolina. A versão a gasolina, contudo, será vendida apenas por encomenda. Com o motor turbodiesel o Discovery dispõe de 258 cv e 61,2mkgf, capazes de levá-lo aos 100 km/h em 8,1 segundos. O motor a gasolina é mais potente, com 340 cv, porém o torque é substancialmente menor: 45,9 mkgf. Com esta configuração o Discovery vai de zero a 100 km/h em 7,1 segundos. Ambos usam o onipresente câmbio ZF 8HP de oito marchas para distribuir a força do motor às quatro rodas.

Unknown-7-1-620x411

Os preços partem de R$ 363.000 na versão de entrada SE, que vem com faróis de LED, bancos de couro com ajustes elétricos, ar-condicionado de duas zonas, sensores de estacionamento na frente e na traseira, câmera de ré, rodas de 19 polegadas e sistema multimídia com tela de oito polegadas, GPS, Bluetooth e 10 alto-falantes.

Logo acima está a versão HSE, de R$ 389.000, que inclui faróis de neblina, rodas de 20 polegadas, faróis de LED com facho adaptativo, ar-condicionado de três zonas, ajuste elétrico da coluna de direção, abertura elétrica do porta-malas, sistema multimídia com tela de 10,2 polegadas, GPS, Bluetooth e 11 alto-falantes.

No topo da linha está a HSE Luxury, de R$ 429.000, que acrescenta à lista da HSE um teto solar panorâmico, bancos com ventilação e aquecimento, geladeira no console central, bancos de couro Windsor, iluminação interna configurável, acabamento cromado nas maçanetas, abertura automática do porta-malas e sistema multimídia com câmera de 360 graus, TV digital e 17 alto-falantes.

Unknown-4-3-620x411

Por último, há ainda a série especial First Edition, limitada a 55 unidades no Brasil. Ela será baseada na HSE Luxury e, por R$ 469.000, inclui rodas de 21 polegadas, rebatimento elétrico da segunda e terceira fileira de bancos, volante com aquecimento, sistema de partida e destravamento sem chave, chave “Activity Key” em forma de pulseira a prova d’água, acabamento externo com detalhes pintados de preto e carroceria em Laranja Namib, Prata Silicon ou Preto Faralon.

 

Aston Martin encerra importações oficiais no Brasil

astonv12ylw

Depois de menos de sete anos no mercado brasileiro, a representação oficial da Aston Martin no Brasil está sendo encerrada. Os motivos para o fim da representação não foram comentados, porém o encerramento da atividade pode ter relação direta com a queda nas vendas neste segmento de supercarros.

Em 2011, depois de um ano de atividades no Brasil, a Aston Martin havia vendido 36 unidades, porém neste último ano foram apenas dois exemplares do Vantage V8, modelo de entrada da marca, que custa US$ 265.000 na versão cupê e US$ 315.000 na versão conversível.

A queda nas vendas não atinge apenas a Aston Martin. Segundo a consultoria Jato Dynamics, nos últimos cinco anos Ferrari, Lamborghini, Rolls-Royce, Bentley, Maserati e Aston Martin juntas tiveram uma queda de 78%, passando de 227 unidades em 2011 para 51 unidades em 2016.

 

NextEV revela vídeo do NIO EP9 em Nürburgring

Lembra quando falamos pela primeira vez sobre o NIO EP9 em Nürburgring, em novembro do ano passado? Na ocasião a fabricante chinesa do supercarro elétrico disse que ele havia conseguido completar a volta no Inferno Verde em 7:05,12. Adotamos uma postura cética, afinal, não havia vídeo da volta, muito menos detalhes técnicos sobre o carro usado na tentativa de recorde — e hoje em dia dizer que é seu carro é mais rápido que supercarros tradicionais se tornou um clichê dos novos fabricantes de supercarros elétricos.

Mas agora a NextEV, empresa por trás do NIO EP9, revelou o vídeo para comprovar seu feito. Eles realmente conseguiram o tempo de volta recorde, superando — e muito — os 7:22,3 do Toyota TMG EV P002, um protótipo de subida de montanha feita pela divisão de automobilismo da Toyota.

O vídeo também mostra que quase não há a típica cantoria de pneus nas curvas. O motivo é que o NIO EP9 foi desenvolvido para rodar apenas com pneus slick, o que significa que comparar seu tempo com os recordes de supercarros de rua não faz muito sentido. Contudo, como o Toyota também era um fora-de-série com pneus slick, a comparação entre ambos é válida.

Como explicamos neste post, o NIO EP9 usa quatro motores elétricos e quatro câmbios individuais — um para cada motor — resultando em um total de 1MW de potência, o que equivale a 1.360 cv. O powetrain de 777 volts produz também 150,55 mkgf instantaneamente no motor e 644,6 mkgf nas rodas de zero a 7. 500 rpm. Com essa especificação o EP9 vai de zero a 100 km/h em 2,7 segundos, chega aos 200 km/h em 7,2, aos 300 em 15,9 e depois segue acelerando até os 313 km/h.

 

Edd China deixa “Jóias Sobre Rodas”

9196833e251035b2cfa5b97eee7d3217

A Discovery UK anunciou nesta manhã que Edd China deixou o programa “Jóias Sobre Rodas” (Wheelers Dealers) depois de 13 temporadas para dar continuidade a outros projetos pessoais.

17309098_10154378227906711_6002828673928801468_n

A partida de China, contudo, não significa o fim do programa. Ele será substituído por Ant Anstead, do programa “Fanáticos por Carros” (For the Love of Cars) já na próxima temporada.

Matérias relacionadas

Uber poderá valer mais que Ford e GM, Fiat Chrysler irá vender Ferrari, Red Bull Racing usará motores TAG Heuer em 2016 e mais!

Leonardo Contesini

Os saltos incríveis do Rali da Finlândia, a etapa mais desafiadora e aguardada do WRC

Dalmo Hernandes

Sandero RS poderá ter campeonato e versão de track-day, a versão de rua do novo Puma, Mercedes lança C300 no Brasil e mais!

Leonardo Contesini