A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Games

Mazda homenageia o lendário 787B com o LM55 Vision Gran Turismo

Em 1991 a Mazda venceu pela primeira e última vez as 24 Horas de Le Mans, tornando-se a primeira e única fabricante japonesa a fazê-lo em 91 anos de história da corrida. É um grande feito, sem dúvida, e foi o que inspirou a Mazda na hora de criar o LM55 Vision Gran Turismo, um dos vários conceitos virtuais que as fabricantes estão fazendo para Gran Turismo 6.

Grande parte do sucesso do 787B se deve a seu motor rotativo Wankel R26B — com 2.6 litros, quatro rotores e três velas por rotor, o motor gritava como um enxame de abelhas selvagens enfurecidas e entregava 900 cv a 9.000 rpm.

Mesmo com a potência limitada a 700 cv por questões de durabilidade, o carro continuava absurdamente rápido, barulhento e, mais importante, capaz de vencer a maior corrida de longa duração do planeta depois de 13 anos de tentativas.

Honrando sua memória, a Mazda criou em 2014 o LM55 Vision Gran Turismo, que foi apresentado na noite de Natal — com direito a entrega pelo Papi Noel em um vídeo que conta um pouco mais sobre sua concepção:

A ideia central foi criar “um protótipo Le Mans para 2020”, segundo o jovem designer Kim Woo, que foi o autor das linhas do LM55. Para isso, o carro usou as proporções do 787B, com balanço dianteiro ligeiramente alongado, para-lamas elevados, teto baixo e extremidades coladas ao chão. De acordo com o diretor de design Derek Jenkins, diretor de designer da marca nos EUA, as proporções criam um equilíbrio “que não é mais visto nos protótipos de hoje em dia”.

mazda-lm55 (1)

 

De fato, ao olhar para ambos lado a lado conseguimos enxergar a conexão — e podemos encarar o LM55 como um novo 787B que adotou uma evolução da identidade visual atual da Mazda.

É o tipo de coisa que nos dá esperança: imagine se a Mazda realmente resolve voltar a Le Mans em 2020? Desde sua vitória em 1991 mais nenhuma fabricante japonesa venceu a corrida, mas aos poucos elas estão voltando a ser relevantes para o WEC. A Toyota conseguiu um terceiro lugar neste ano com o híbrido TS040, de 1.001 cv, depois de um acidente logo no início da corrida, e a Nissan planeja voltar com um protótipo, ao que tudo indica, de motor dianteiro.

Mas infelizmente não há nada que indique a intenção da Mazda em colocar seus Wankel para acelerar em La Sarthe mais uma vez — o que certamente seria um espetáculo que não perderíamos por nada.

mazda-lm55 (10)mazda-lm55 (2) mazda-lm55 (3)

O LM55 está disponível como parte da atualização de Natal gratuita que a Polyphony Digital liberou hoje (25) e pode ser comprado ou conquistado em um evento especial disponível por tempo limitado.

 

Matérias relacionadas

Os games de corrida mais legais da era 32-64 bits – parte 2

Dalmo Hernandes

Gran Turismo Sport: com foco no online e modo arcade limitado, novo título da série divide opiniões

Dalmo Hernandes

Games que marcaram a infância: Vigilante 8

Dalmo Hernandes