McLaren P1 GTR: como deixar um hipercarro insano ainda mais radical

Leonardo Contesini 16 agosto, 2014 86
McLaren P1 GTR: como deixar um hipercarro insano ainda mais radical

Quando vimos o McLaren P1 e suas especificações pela primeira vez, ficou difícil imaginar qual seria o próximo passo em termos de desempenho. Mas agora, menos de um ano depois de seu lançamento oficial, a própria McLaren deu a resposta: o McLaren P1 GTR.

Da mesma forma que seu antecessor, o F1, a sigla GTR como sobrenome indica que esta é uma versão ainda mais radical de algo que já era absolutamente insano. A julgar pelos dados, é como se alguém tivesse abastecido o P1 com speedball. Parece exagero?

McLaren-P1-GTR-Concept-004

Qualquer gearhead sensato acharia que 916 cv em um carro de 1.300 kg já é uma potência suficiente para fazer qualquer esportivo parecer um sedã prata japonês. Mas os caras da McLaren descobriram que poderiam ir mais além, e deram um jeito de extrair ainda mais potência do powertrain híbrido do P1, que passou a contar com 1.000 cv para mover suas rodas traseiras.

McLaren-P1-GTR-Concept-007

Para transferir tudo isso para o chão em um carro tão leve, além do diferencial eletrônico e dos sistemas auxiliares de tração e estabilidade, o P1 GTR usa rodas de 19 polegadas com 10,5 polegadas de largura na dianteira e 13 polegadas na traseira, calçadas em pneus slick.

O P1 GTR também tem bitola dianteira 80 mm mais larga, novas tomadas de ar para os radiadores, e um novo splitter dianteiro. A suspensão deixa de ter ajustes de altura e agora é fixa (#choraboy), assim como a asa traseira, que também é maior e perdeu sua função de freio aerodinâmico. Ela conta apenas com sistema de redução de arrasto (DRS), como os McLaren de Button e Magnussen.

McLaren-P1-GTR-Concept-003

Como já dissemos em nosso Zero a 300, o McLaren P1 GTR será um carro exclusivo para as pistas, e terá apenas 375 unidades que serão oferecidas inicialmente aos compradores do P1 de rua por nada menos que £ 1,78 milhões (cerca de R$ 7,5 milhões). Para aproveitar todo o potencial de um carro tão extremo, a McLaren criou um programa de eventos nos mesmos moldes do Ferrari FXX.

McLaren-P1-GTR-Concept-002 McLaren-P1-GTR-Concept-001

O modelo foi apresentado nesta sexta-feira (15) em Pebble Beach e terá sua produção iniciada em 2015, no aniversário de 20 anos de seu antecessor, o F1 GTR.  Por falar nele, vale relembrar toda sua glória V12 old-school neste belo vídeo do McLaren F1 GTR usado por Nelson Piquet nas 24 Horas de Le Mans de 1997: