FlatOut!
Image default
Zero a 300

McLaren revela novas imagens do sucessor do F1, Ford apresenta SUV do Focus e do Fiesta e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Novo Grand Tourer da McLaren aparece com menos camuflagem

Durante o Salão de Genebra, no início do mês passado, a McLaren anunciou que estava desenvolvendo um novo modelo – um grand tourer, com maior espaço interno e mais conforto para os ocupantes, porém com a mesma identidade visual e o mesmo desempenho dos outros superesportivos da companhia.

Ainda sem nome, o carro agora perdeu a camuflagem pesada que exibiu em Genebra. As novas fotos mostram um cupê de linhas elegantes, com formas que definitivamente ecoam outros modelos da McLaren, porém visivelmente maior e mais largo. A McLaren diz que seu GT será o único modelo a compartilhar o DNA do hipercarro Speedtail – e que, como de costume, será movido por um V8 biturbo.

A McLaren também anunciou que fará um teste de longa distância com o carro – ele fará uma viagem 1.600 km, ida e volta, entre o centro de tecnologia da marca no Reino Unido e seu campo de provas em Barcelona, na Espanha, com dois ocupantes mais bagagem. (DH)

 

Ford revela novos SUV baseados no Fiesta e no Focus

Empenhada em trocar a maioria de seus carros de passeio por SUVs, a Ford apresentou dois novos modelos. Aliás, um deles é um lançamento, e o outro foi apenas anunciado – por enquanto.

O primeiro é o novo Ford Escape (vendido como Kuga em certos mercados da Europa), um crossover feito com base no Ford Focus que tem proporções de SUV e linhas de carro de passeio – lembra bastante uma versão mais encorpada do atual Focus, com quem divide a plataforma C2. Em algumas versões há molduras plásticas nos para-lamas, colaborando para um visual mais utilitário.

O Ford Escape será vendido com quatro opções de motorização. A versão de entrada será equipada com o 1.5 Ecoboost de três cilindros e 182 cv, enquanto os que buscam mais potência poderão optar pelo 2.0 turbo de 253 cv. Ambos serão acoplados a uma caixa automática de oito marchas. Também haverá dois conjuntos híbridos. Um deles será composto por um motor 2.5 de ciclo Atkinson e um motor elétrico, entregando 200 cv. O outro, um híbrido plug-in, terá 212 cv, mas a Ford não deu mais detalhes a seu respeito. As versões híbridas terão câmbio CVT.

De acordo com Rogélio Goldfarb, vice-presidente de comunicação da Ford América do Sul, o Ford Escape é uma possibilidade para o Brasil. Falando ao site Motor1, Goldfard afirmou que considera o Escape um produto “adequado para o mercado sul-americano, particularmente para o Brasil”, em tecnologia e design. Especula-se que, por suas dimensões (4.585 mm de comprimento e 2.710 mm de entre-eixos) e preço, o Ford Escape possa ser um rival para o Jeep Compass, atual líder do segmento no País.

Sua disponibilidade também depende do local de fabricação. Godfard disse que qualquer unidade fabril da Ford tem capacidade de produzir o Escape, seja nos EUA, na Argentina, na Europa ou no Brasil. De todo modo, caso isto se confirme, não devemos esperar a chegada do Escape para antes de 2021.

A Ford também confirmou a volta do nome Puma na Europa – um SUV compacto feito sobre a plataforma do Fiesta atual, usando o nome de um cupê esportivo feito sobre a plataforma do Fiesta de quarta geração na década de 2000.

A Ford mostrou apenas a silhueta do carro, e também seu emblema. No entanto, sendo um derivado do Fiesta, o Puma deverá usar o mesmo conjunto mecânico, composto por motores da família Ecoboost, com opção híbrida.

Em posicionamento de mercado, o novo Puma deverá ficar acima do EcoSport e abaixo do Escape – e também é uma possibilidade para o mercado brasileiro.

Outro anúncio feito pela Ford diz respeito ao crossover elétrico inspirado no Mustang, que teve os primeiros teasers apresentados em outubro do ano passado. Agora, foi revelado que seu nome será Mach 1, inspirado no clássico Mustang de 1969 – e não Mach E, como chegou a ser especulado anteriormente.

A Ford não deu mais detalhes a respeito, dizendo apenas que o Mach 1 terá autonomia de até 600 km com apenas uma carga. Apesar disto, o desenvolvimento do carro já deve estar bastante avançado, pois a apresentação está prevista para o fim de 2019, com as entregas começando no primeiro trimestre de 2020. (DH)

 

Radares em rodovias concedidas também serão reavaliados

Foto: Flavio Pereira

Depois do cancelamento da instalação de 8.000 radares nas rodovias federais e do anúncio da reavaliação dos atuais aparelhos já instalados, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mario Rodrigues Junior, anunciou que a agência irá reavaliar também os radares instalados atualmente nas rodovias concedidas.

A Agência não informou quantos radares seriam instalados nas rodovias concedidas, mas disse que atualmente há 633 radares nos 9.700 km concedidos — aproximadamente um radar a cada 15 quilômetros. Apesar de haver novos pedidos de instalação de radares, a ANTT irá reavaliar todos os aparelhos e pedidos.

Em nota divulgada nesta semana, a Agência declarou que a redução do uso de radares será prioritária em logais onde eles não forem essenciais à segurança viária, e que há a possibilidade de utilização de outros mecanismos de segurança.

A ANTT também mencionou que a instalação dos 8.000 radares teria um custo de R$ 1 bilhão em cinco anos, que além da reavaliação, também irá promover uma campanha nacional de educação dos motoristas. (LC)

 

BMW registra F850 RS no Brasil

A BMW Motorrad registrou junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o projeto da F850 RS, versão tourer da F850 GS. Enquanto a versão GS é mais voltada ao uso off-road, a versão RS será feita para uso no asfalto, seja em viagens ou em uma condução mais esportiva.

Na prática, a F850 RS será a versão de produção do conceito BMW 9Cento, apresentado no Concorso D’Eleganza Villa d’Este em maio do ano passado. Ela terá a mesma mecânica da F850 GS – ou seja, um boxer bicilíndrico de 853 cm³ com 95 cv e 9,2 kgfm (embora a versão brasileira tenha potência limitada a 80 cv). Além do estilo mais próximo da BMW S1000 XR, a F850 RS deverá trazer suspensão recalibrada para um rodar mais confortável e uma roda de 17 polegadas na dainteira – a GS usa uma roda de 21 polegadas.

O lançamento da F850 RS deverá acontecer no mês de novembro, no Salão de Milão, e sua chegada às revendas está prevista para meados de 2020. (DH)

 

Novas imagens do novo Corvette revelam quadro de instrumentos digital

O Chevrolet Corvette C8 foi fotografado novamente. Imagens publicadas pelo KGP Photography, especializado em flagras, mostram o interior do esportivo de motor central-traseiro em detalhes – incluindo seu painel de instrumentos digital.

O cluster traz o conta-giros no meio e um medidor de aceleração lateral que mostra até 1,25G. Além disso, do lado direito do cluster há informações da central multimídia. No meio do conta-giros fica o velocímetro digital, acompanhado de um pequeno emblema do Corvette.

As fotos também mostram que o retrovisor possui uma tela digital em vez de um espelho, exibindo imagens de uma câmera na traseira. Atrás do volante, é possível ver as aletas para trocas de marcha, que são feitas de alumínio. O restante do interior está coberto por uma capa preta – talvez por causa dos flagras anteriores, que mostravam o console central e a tela do sistema multimídia. (DH)

 

Subaru faz edição de despedida do WRX STI na Espanha

A geração atual do Subaru WRX segue rumo a aposentadoria e recebeu mais uma edição de despedida, dessa vez na Espanha. O WRX STI Final Edition espanhol será limitado a apenas oito unidades, duas na cor Crystal Black Silica e seis na clássica WR Blue Pearl. Todos terão rodas douradas de 19 polegadas, friso vermelho na grade, ponteiras de escape cromadas e splitter dianteiro maior.

Por dentro o Final Edition foge da raiz de competição do WRX e vem com todos os luxos possíveis para o carro: sistema de som Harman Kardon com 400 watts de potências e nove alto falantes, teto solar elétrico, alerta de ponto cego, volante revestido de alcantara, uma plaqueta no comemorativa túnel de transmissão e um chaveiro.

Na mecânica ele é menos extremo que o S209 americano, o motor EJ25 continua com os mesmos 300 cv do WXR STI comum e o cambio é manual de seis marchas. Essa não é uma despedida definitiva do WRX, uma nova geração está a caminho e deve ser apresentada ainda nesse ano. Agora é esperar a representante brasileira da Subaru fazer uma edição para nós, a rival Mitsubishi fez a edição John Easton para despedir o Lancer Evoluiton X no nosso mercado. (ER)

 

Multas de trânsito terão mais dados sigilosos

Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

O governo federal suspendeu a regra que obrigava os departamentos de trânsito a informar os dados do agente responsável pela autuação, e a fornecer cópias dos convênios de fiscalização de trânsito em seu site oficial.

De acordo com o Denatran, a suspensão visa preservar a privacidade e a integridade física dos agentes, que poderiam ser alvo de retaliações, como a ocorrida em 2015 quando uma agente foi acusada de desacato à autoridade por autuar um juiz federal. (LC)