A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Vídeo

Mégane RS Trophy-R recupera o recorde de tração dianteira em Nürburgring

Em março deste ano, foi coroado um novo rei de tração dianteira em Nürburgring: o Seat León Cupra 280, que levou menos de oito minutos para percorrer Nürburgring Nordschleife e destronou o Renault Mégane RS Trophy com quase 10 segundos de vantagem. Pois o reinado não durou muito: o Mégane reagiu e, adivinhem, tomou de volta o título de carro de tração dianteira mais rápido do ‘Ring!

Vamos refrescar sua mente: com motor 2.0 TSI de 280 cv e diferencial de deslizamento limitado, o León Cupra 280 conseguiu dar uma volta em Nürburgring em menos de oito minutos — exatamente 7:58.4. Foi uma bela volta (você pode ver o vídeo aqui) e quase 10 segundos mais rápida do que o tempo do Mégane RS Trophy 265, que também tinha um 2.0 turbo e havia estabelecido o recorde anterior em 2011, com 8:07.97.

Ninguém achou que a Renault deixaria barato, e todo mundo estava certo: em maio, a Renault começou a apresentar sua  arma: o Mégane RS Trophy-R. Limitado a 250 unidades, o Trophy-R é a versão mais extrema do Mégane RS já lançada.

meganetrophyr

Os 275 cv a 5.500 rpm e 36,7 mkgf de torque entre 3.000 e 5.000 rpm são moderados por um câmbio manual de seis velocidades. A força vai para as rodas dianteiras, calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 (desenvolvidos especialmente para o carro), através de um diferencial de deslizamento limitado. A suspensão usa amortecedores ajustáveis da Öhlins. O carro também pode vir com bancos concha de competição e cintos de seis pontos. O interior do carro não traz rádio, sistema multimídia e nem banco traseiro, e a bateria é de íons de lítio — tudo para aliviar peso.

 

O carro foi desenvolvido com o recorde em Nürburgring em mente — tanto é que a Renault lançou a campanha #Under8 (referindo-se a um tempo abaixo de 8 minutos) para promover o carro. E eles conseguiram — depois do Seat, mas isso não importa: o Mégane voltou a ser o carro de tração dianteira mais rápido de Nürburgring. Seu tempo?

7:54.36 — pouco mais de quatro segundos abaixo do que o Cupra 280. Agora, chega de falação e vamos ao onboard!

O piloto foi o francês Laurent Hurgon, que também estabeleceu o recorde de 2011 e agora o recuperou. “Eu dei o meu melhor, não cometi nenhum erro, então eu diria que foi uma boa volta”, ele comentou. Uma boa volta? Ele entrou para a história!

Agora, quanto tempo deverá durar este recorde? Porque a briga pelo entre os carros tração dianteira está mais divertida do que a dos supercarros — uma verdadeira guerra, na verdade. Honda e Volkswagen parecem já estar preparando suas investidas e a Ford deve ser a próxima com o Focus RS. Essa história está só começando, e promete ser melhor do que nunca.

meganetrophyr

Matérias relacionadas

Gymkhana 6, revisited : as aventuras de Ken Block do ponto de vista do piloto

Dalmo Hernandes

Alfa Romeo 155: um V6 aspro de 12.000 rpm e 500 cv ou um 2.0 turbo de 550 cv do WRC?

Dalmo Hernandes

Este vídeo do Rally da Graciosa de 1990 no Paraná vai causar nostalgia até em quem não estava lá

Dalmo Hernandes