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Melhor da Semana

Melhor da semana: Bugatti, Koenigsegg e os lançamentos de Genebra, McLaren na Capuava, Project Cars e mais!

Passou metade da semana curtindo o carnaval e a outra metade se recuperando do feriado? Teve que trabalhar em dobro para recuperar os dias parados? Resolveu viajar para Ushuaia e ficou sem 4G para acessar seu site favorito? Não tem problema. Aqui está nosso resumo com o que rolou de melhor ao longo desta semana.

 

Bugatti apresenta o La Voiture Noire

A Bugatti revelou no Salão de Genebra o aguardado tributo ao Bugatti Type 57SC Atlantic. Ele foi feito com base no Bugatti Chiron, e seu conjunto mecânico é idêntico — o mesmo W16 quadriturbo de 8 litros e 1.500 cv.

Como as proporções do Chiron precisaram ser mantidas, a homenagem se limitou a alguns elementos estéticos inspirados no clássico dos anos 1930, como a barbatana que percorre toda a extensão traseira do esportivo, bem como as seis saídas de escape na traseira.

O modelo é um exemplar único feito por encomenda de um cliente, aparentemente pelo programa de coachbuilding da Bugatti e, custando R$ 11 milhões, se tornou o carro novo mais caro da história. Leia o post completo sobre o supercarro aqui.

 

Koenigsegg revela o Jesko, o sucessor do Agera

A Koenigsegg revelou em Genebra seu novo supercarro Jesko, o sucessor do Agera RS. Como seu antecessor, o Jesko usa um V8 biturbo de 5 litros com virabrequim plano, porém agora com 1.600 cv quando abastecido com E85 — sim, uma mistura com 85% de etanol e 15% de gasolina.

Segundo a Koenigsegg, as simulações em computador mostraram que o hipercarro é capaz de chegar aos 482 km/h e seu câmbio usa oito embreagens e nove marchas para fazer trocas insanamente rápidas. Veja tudo sobre o carro aqui.

 

Os novos Aston Martin 003 e Vanquish

A Aston Martin apresentou nesta semana durante o Salão de Genebra dois conceitos que antecipam seus próximos supercarros: o AM-RB 003 e o Vanquish. O primeiro será a aposta da Aston Martin para a nova categoria Hypercars do Mundial de Endurance (WEC), enquanto o segundo é a resposta da marca à Ferrari F8 Tributo e ao McLaren 720S.

Os dois compartilham o mesmo projeto básico e o mesmo motor V6 biturbo com sistema híbrido, porém o 003 usa um monocoque de fibra de carbono, enquanto o Vanquish usa um monocoque de alumínio. Como ainda são conceitos, a Aston não entrou em detalhes sobre a potência e outras especificações técnicas, mas espera-se que o Vanquish tenha entre 720 e 750 cv e o 003 cerca de 800 cv. Os dois devem chegar às ruas entre o fim de 2020 e o início de 2021.

 

O novo Lamborghini Aventador SVJ Roadster

A novidade da Lamborghini no Salão de Genebra foi o novo Aventador SVJ Roadster, que usa o mesmo V12 de 6,5 litros do SVJ cupê, capaz de entregar 770 cv a 8.500 rpm, 73,3 kgfm a 6.750 rpm. É o bastante para levar a versão aberta do zero aos 100 km/h em 2,9 segundos, de zero a 200 km/h em 8,8 segundos, e fazê-lo seguir acelerando até os 350 km/h. O câmbio é o mesmo automatizado com embreagem simples e sete marchas.

Os números de desempenho são praticamente idênticos aos do cupê, porém o carro fechado precisa de 0,1 segundo a menos para chegar aos 100 km/h — certamente devido ao peso do SVJ Roadster, que tem 50 kg a mais que o cupê (1.575 kg no total) por conta do mecanismo do teto e dos reforços estruturais. Ele também terá o mesmo sistema de aerodinâmica ativa com spoiler frontal e asa traseira ajustáveis, esterçamento das rodas traseiras, freios de carbono-cerâmica do cupê. Serão feitas apenas 800 unidades.

 

 

Mercedes revela AMG GT R Roadster, CLA Shooting Brake e edição final do S65 AMG

As novidades da Mercedes em Genebra foram o AMG GT R Roadster, o CLA Shooting Brake e o S65 AMG Final Edition. O CLA Shooting Brake mantém viva a tradição germânica de versões perua e, como na geração anterior compartilha com o CLA o estilo da carroceria até a coluna B, mantendo a partir dali sua silhueta abaulada — o que a caracteriza como derivada do CLA e como uma shooting brake. A traseira, como na geração anterior, mantém o conjunto óptico do CLA, que por sua vez é inspirado na traseira dos cupês da marca.

Derivada da Classe A, ela compartilha com o hatchback e com o cupê de quatro portas as versões e motorizações — CLA 180 e CLA 200 com o 1.3 turbo desenvolvido pela Renault, com 136 cv e 163 cv, respectivamente; CLA 220 e CLA 250 com o 2.0 turbo da Mercedes, com 190 cv e 224 cv, respectivamente. Mais adiante o modelo deverá receber as versões CLA 35, CLA 45 e CLA 45 S, também equipadas com o motor 2.0 turbo, porém na configuração da AMG, com 306, 375 e 426 cv, respectivamente.

A segunda novidade foi o GT R Roadster, versão aberta do modelo mais radical da Mercedes-AMG. Seguindo a tendência dos super-conversíveis modernos, o roadster do GT R alemão manteve o mesmo desempenho da versão fechada (em linha reta, ao menos), precisando dos mesmos três segundos para acelerar de Zero a 100 km/h e perdendo apenas 2 km/h na velocidade máxima, que passa a ser de 317 km/h em vez de 319 km/h.

Sob seu longo capô ele mantém a versão de 585 cv do V8 biturbo de quatro litros, bem como o câmbio de embreagem dupla com sete marchas e o sistema de esterçamento das rodas traseiras. A diferença — além do teto conversível, claro — é que ele não será fabricado em série regular como o cupê. A Mercedes decidiu fazer apenas 750 exemplares, que serão destinados para o mundo todo.

A última novidade foi o AMG S65 Final Edition, a versão de despedida do S65 e do V12 biturbo de seis litros. Depois dele a Mercedes passará a usar apenas o motor V8 como base para seus esportivos, porém deverá lançar o S63 S ou até mesmo um novo S73 AMG, como nos anos 1990, usando um powertrain híbrido leve, com motor elétrico de 48 volts acoplado ao V8 biturbo de 4 litros. Com 630 cv, o S65 Final Edition vai de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e chega aos 300 km/h.

O modelo será oferecido em uma série limitada de apenas 130 unidades, todas pintadas de preto “Obsidian Black” com grade prateada e rodas bronze fosco de 20 polegadas, além de detalhes em bronze fosco nas saias laterais e para-choques, um emblema exclusivo nas colunas C e saídas de escape com acabamento preto cromado.

Por dentro ele recebeu o pacote completo de opcionais do S65 AMG comum, além do revestimento de couro preto, detalhes de alumínio e fibra de carbono, costuras cor de bronze e um novo volante multifuncional, além do teto panorâmico, banco traseiro com ajustes individuais e o pacote AMG Drivers, que modifica o programa de limitação de velocidade máxima para permitir 300 km/h.

 

Volvo decide limitar seus carros a 180 km/h

A Volvo anunciou nesta semana que todos os seus carros sairão de fábrica limitados a 180 km/h a partir de 2019. A justificativa é que de acordo com pesquisas feitas por eles, a maior parte dos acidentes são causados por excesso de velocidade, intoxicação (causada por bebidas, drogas ou remédios) ou distração (como uso de celular).

Hoje os sedãs e peruas mais potentes da marca são limitados a 250 km/h e os SUV a 230 km/h, além desse limite geral a Volvo estuda formas de limitar a velocidade máxima dos carros baseados na sua localização, por exemplo, em áreas escolares e hospitalares. O presidente da Volvo Håkan Samuelsson diz que com isso quer começar um debate sobre se os fabricantes tem ou não obrigação de utilizar tecnologia para mudar o comportamento dos motoristas.

 

Pininfarina Battista: um hipercarro elétrico de 1.900 cv

A Pininfarina apresentou seu primeiro supercarro próprio nesta semana. Batizado em homenagem ao fundador do estúdio, o Pininfarina Battista é um hipercarro elétrico com quatro motores, um para cada roda, suficientes para entregar potência equivalente a 1.900 cv. Os motores são alimentados por um conjunto de baterias de 120 kWh fornecidas pela Rimac, posicionadas no túnel central e atrás dos bancos.

O conjunto elétrico possui autonomia de até 450 km, e ainda é capaz de levar o Pininfarina Battista de zero a 100 km/h em menos de dois segundos (ou ao menos é o que diz a companhia) e de zero a 300 km/h em menos de 12 segundos. A velocidade máxima é de mais de 350 km/h. A Pininfarina diz que o carro será lançado em 2020, com uma série de 150 unidades – que serão distribuídas igualmente entre as Américas, a Europa e a Ásia –, e que terá ao menos 25 concessionárias espalhadas pelas principais metrópoles do planeta para dar suporte aos proprietários.

 

Ferrari V6 híbrida será lançada ainda neste semestre

Além da F8 Tributo, a Ferrari também anunciou em Genebra a chegada de seu esportivo híbrido. A marca não entrou em detalhes, mas disse que o modelo chegará em “dois ou três meses” e que, diferentemente do que se achava, ele não terá um motor V8 biturbo, mas um V6 biturbo.

Apesar do motor V6, ela não será mais barata que a F8 Tributo; na verdade, a nova Ferrari híbrida será posicionada entre a F8 e a 812, o que sugere uma potência entre 720 e 750 cv para preencher o espaço de 80 cv que separam os dois modelos.

 

Novo BMW Série 3 chega dia 28 ao Brasil

A BMW começou nesta semana campanha de divulgação e pré-venda do Série 3 G20 no Brasil. O lançamento está marcado para 28 de Março, com apenas o modelo 330i M Sport por enquanto. O preço divulgado para a pré-venda é de R$ 269.950, a BMW também divulgou o valor do 330i Sport, que chegará em junho por R$ 219.950.

 

Bolsonaro anuncia fim de lombadas eletrônicas em rodovias federais

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite da última quinta-feira (7), que pretende retirar as lombadas eletrônicas das rodovias federais.

Durante o pronunciamento feito em uma de suas lives, Bolsonaro mencionou o caráter arrecadatório das lombadas eletrônicas, disse que atualmente é impossível viajar sem ser multado e que não irá renovar os contratos de licitação dos equipamentos, retirando-os das rodovias à medida em que os prazos da licitação se encerrarem. Como a medida foi anunciada extra-oficialmente, ainda não há detalhes sobre como, quando e em quais locais o governo irá iniciar a retirada das lombadas.

 

Hyundai apresenta nova geração do Sonata

A Hyundai revelou na quarta-feira (6) a nova geração do Sonata, que inaugura a próxima linguagem de design da marca — a mesma aguardada para a atualização do HB20 por aqui. O modelo ganhou um ar mais germânico, parecendo até mesmo um irmão perdido do Audi A5 Sportback.

A posição dos faróis e os vincos do capô também são muito semelhantes aos dos Audi atuais, porém a Hyundai deu um toque de ousadia ao estender as luzes diurnas (DRL) sobre a porção frontal do capô, usando um elemento que parece um friso cromado com o carro desligado, mas que difunde a luz das DRL quando acesas — exatamente como no conceito HDC-2 apresentado no ano passado.

Na traseira, o conjunto óptico em forma de trapézio atravessa a tampa do porta-malas e se estende sobre a borda superior da peça — em uma solução que a Honda não teve coragem de fazer no Civic Type R.

Por dentro, o Sonata ganhou um aspecto mais refinado, também replicando a arquitetura básica dos Audi, com uma tela central para o sistema multimídia e configurações dos sistemas do carro, uma outra tela digital substituindo o quadro de instrumentos, e um terceiro painel sensível ao toque para comandar o ar-condicionado e climatização, logo à frente da alavanca de câmbio.

Infelizmente a Hyundai não divulgou informações sobre a motorização, suspensão e afins — isso deverá acontecer em abril, durante o Salão de Nova York. O carro chegará às lojas no segundo semestre deste ano nos EUA. Por aqui, a marca deixou de oferecê-lo em 2014 e não há previsão de retorno.

 

YouTube do FlatOut

Nesta semana tivemos três novos vídeos em nosso canal do YouTube. O primeiro foi a versão “Pure Sound” do FlatOut Midnight com o Mercedes S600 Coupé V12 com escape direto:

O segundo foi uma mensagem sobre o recall de airbags da Honda, no qual explicamos o que acontece e por que é extremamente importante que os proprietários da marca façam o reparo — que é gratuito:

E fechamos a semana com a avaliação em vídeo do insano McLaren 600LT no Autódromo da Capuava:

 

Exclusivo para assinantes

A semana começou com uma triste notícia: Keith Flint, dançarino e vocalista do The Prodigy, foi encontrado morto aos 49 anos. Em sua homenagem, fizemos uma retrospectiva com as músicas do grupo usadas em games e vídeos de corrida:

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Encerramos o nosso guia de versões especiais do Golf GTI com os protótipos e conceitos que nunca foram lançados:

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Contamos a história da Facel Vega, a luxuosa fabricante francesa que usava motores americanos e durou apenas dez anos:

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Explicamos como funciona o insano câmbio de nove marchas e oito embreagens do Koenigsegg Jesko:

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Conhecemos o curta “The Lauda Legacy”, que conta a relação entre o piloto alemão Marco Werner e a Ferrari 312B de Niki Lauda, que o inspirou a ser piloto de corridas:

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E encerramos a semana no Dia Internacional da Mulher com a história da tentativa fracassada e estereotipada da Chrysler em criar um carro feminino nos anos 1950:

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Especiais do FlatOut

Nesta semana mais curta tivemos dois posts especiais: o primeiro foi a teoria conspiratória sobre um suposto conluio da GM, Firestone e petrolíferas para matar os bondes elétricos de Los Angeles e substituí-los por ônibus e carros:

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O segundo foi o Golden Sahara II, o conceito de 1956 que previu o futuro e acabou desaparecido por 50 anos:

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Project Cars

Nesta semana os dois Project Cars foram o Mercedes C280 AMG do Waldyr Filho, que ganhou seu kit AMG e deu suas primeiras voltas…

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… e o Honda Civic Supercharger do William Klaumann, que fez os primeiros testes com o motor novo, o acerto fino e contou os próximos passos:

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