FlatOut!
Image default
Melhor da Semana

Melhor da semana: Classe A no Brasil, novas Honda e Royal Enfield, um crossover no Midnight e mais!

Passou a semana se preparando para o feriadão paulistano? Não mora em São Paulo mas mesmo assim ficou se preparando para o fim de semana e por isso não teve tempo de visitar seu site favorito? Não tem problema: aqui está nosso resumo com tudo o que rolou de mais importante na semana no FlatOut e no YouTube do FlatOut.

 

Novo Mercedes-Benz Classe A é lançado no Brasil

Na última terça-feira (27), a Mercedes-Benz lançou no Brasil a nova geração de sua Classe A. O modelo já disponível nas concessionárias da marca em duas versões baseadas no A250, a Launch Edition, de R$ 199.900 e a Vision, de R$ 194.900. As duas são oferecidas com o mesmo 2.0 turbo de dois litros com 224 cv a 5.500 rpm e 35,7 kgfm a 1.800 rpm, acoplado a uma caixa de dupla embreagem e sete marchas.

Com este conjunto, o hatch é capaz de ir de zero a 100 km/h em 6,2 segundos, com máxima de 254 km/h. Já é dada como certa, também, a chegada do A35 AMG, de apelo esportivo, com 306 cv a 5.800 rpm e 40,8 mkgf de torque a 3.000 rpm, além do sistema de tração nas quatro rodas 4Matic – o bastante para alcançar os 100 km/h em 4,7 segundos. Nesta semana teremos a avaliação do modelo exclusiva para assinantes.

 

Volkswagen Golf Mk8 é flagrado quase sem camuflagem na Alemanha

Na segunda-feira o usuário do Instagram @Johannes.vag, que conseguiu flagrar o Golf Mk8 em um drive-thru do McDonalds. Nelas, é possível ver que a nova geração do hatch médio foi desenhada para se encaixar na nova identidade visual da Volkswagen, com uma dianteira mais baixa e arredondada, com faróis e grade mais baixos, lembrando o Polo. Disfarçadas, as lanternas traseiras não revelam seu desenho, mas é possível ver que o vigia traseiro ficou um pouco mais inclinado.

Na lateral, nota-se que a Volkswagen preocupou-se em manter a identidade visual do Golf, com a coluna C larga e proporções robustas. Além disso, aparentemente o entre-eixos sofreu um ligeiro aumento – o que deverá conceder mais espaço para os ocupantes, em especial no banco traseiro. O modelo deverá ser apresentado em março no Salão de Genebra.

 

Mick Schumacher ingressa na academia de pilotos da Ferrari

A Ferrari anunciou que Mick Shumacher, de 19 anos, agora faz parte de sua academia de pilotos. Depois de vencer o título da Fórmula 3 no ano passado, Mick Schumacher irá disputar a Fórmula 2 nesta temporada de 2019 pela Prema Powerteam, mesma equipe pela qual correu a categoria inferior, e poderá testar um carro da F1 ainda neste ano — não se sabe ainda se pela Ferrari, pela Haas ou pela Sauber. Mick Schumacher já tem a super licença, o que o torna apto a disputar a Fórmula 1.

 

 

Hyundai divulga calendário da Copa HB20

Nesta semana a Hyundai divulgou no Facebook o calendário de sua Copa HB20 e um teaser em vídeo no qual é possível ouvir o ronco do motor.

Copa HB20

Das ruas para as pistas! Em breve, você vai poder conferir a nova categoria da Hyundai na Copa HB20. Alta performance em uma categoria de carro exclusiva. Aguarde e acompanhe nosso perfil: @copahb20 #CopaHB20 #HyundaiBr Saiba mais em: bit.ly/Copa_HB20_Clique_Aqui

Posted by Hyundai Motor Brasil on Monday, January 21, 2019

Conforme detalhamos durante a cobertura do Salão do Automóvel, a Copa HB20 será disputada por exemplares idênticos do Hyundai HB20, todos eles equipados com o motor 1.6 Gamma preparado para entregar 160 cv – contra 130 cv da versão de rua. Para tal, os motores receberam coletor de escape 4x2x1, novos comandos de válvula, e um novo sistema de gerenciamento da Pro Tune com programação idêntica (e congelada) para todos os pilotos.

O custo por veículo inscrito é de R$ 200 mil e, de acordo com a Hyundai, por este valor o piloto poderá simplesmente “sentar e acelerar” – o valor cobre a preparação do veículo; o suporte de pista com engenheiros, mecânicos e telemetristas; um jogo de pneus; combustível; toda a logística para o carro e a estrutura fornecida pelo autódromo.

O calendário do campeonato contará com oito etapas duplas, compartilhadas com a Copa Truck. Serão duas corridas por fim de semana, ambas valendo a mesma quantidade de pontos. As datas e locais são os seguintes:

24/03 – Goiânia – GO
14/04 – Campo Grande – MS
02/06 – Londrina – PR
14/07 – Curvelo – MG
18/08 – Santa Cruz do Sul – RS
06/10 – Tarumã – RS
27/10 – Curitiba – PR
08/12 – São Paulo – SP (a confirmar)
As corridas serão transmitidas na TV, na Band Sports, e também pela Internet.

Novo Chevrolet Prisma flagrado com menos disfarces

O novo Prisma já está rodando nas adjacências da fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul praticamente sem disfarces, apenas com camuflagem leve, mostrando todas as suas linhas. As imagens foram feitas pelo perfil do Instagram Ronconi Car Photo, e confirmam que o nosso Prisma será virtualmente idêntico ao que se vê nas fotos “vazadas” nos últimos dias por sites chineses (os novos modelos estão sendo desenvolvidos na China): um carro de visual mais robusto e alinhado com a atual identidade visual da Chevrolet, com lanternas que invadem a tampa do porta-malas e faróis mais afilados.

 

Honda lança nova geração da scooter PCX 150

A aguardada nova geração da Honda PCX 150, scooter líder de vendas no Brasil, foi lançada nesta semana com preços entre R$ 11.620 e R$ 12.990. A moto ganhou um novo visual, mais agressivo, com um grande recorte no farol e novos esquemas de cores, além de algumas novidades técnicas. O motor da nova PCX é o mesmo quatro-tempos monocilíndrico de arrefecimento líquido e 149,3 cm³, com 13,2 cv a 8,500 rpm e 1,38 mkgf de torque a 5.000 rpm. A transmissão também continua sendo a CVT V-Matic. Também foi mantido o sistema Idling Stop, que desliga o motor quando o mesmo fica em marcha lenta por mais de três segundos e o religa automaticamente quando o condutor aciona o acelerador, ajudando na economia de combustível.

Entre as novidades está o sistema de freios ABS para as versões Sport e DLX, que custam R$ 12.990. A versão de entrada, de R$ 11.990, continua usando o sistema CBS de freios combinados, que aciona os freios dianteiro e traseiro ao mesmo tempo quando se pressiona o manete da esquerda; o manete da direita aciona apenas o freio dianteiro.

A suspensão também foi modificada, com nova calibragem para os amortecedores traseiros e três estágios de regulagem de tensão para as molas. Além disso, os pontos de ancoragem dos amortecedores ao chassi da moto foram modificados. Segundo a Honda, a nova suspensão atua de forma mais progressiva e aumenta o conforto ao rodar. A nova Honda PCX 150 2019 deve chegar às concessionárias em fevereiro.

 

Royal Enfield Himalayan é lançada no Brasil

A Royal Enfield lançou nesta semana a Himalayan, seu modelo para o segmento das motos aventureiras de baixo deslocamento, como a BMW G310 GS e a Kawasaki Versys-X 300. Embora tenha um motor monocilíndrico maior que o delas, com 411 cm³, a Royal é menos potente, com 24,5 cv – a BMW tem 34 cv e a Kawasaki, 40 cv. O câmbio da Royal Enfield Himalayan é de cinco marchas.

 

A Royal Enfield Himalayan pesa 185 kg em ordem de marcha, com 2.190 mm de comprimento, 840 mm de largura e entre-eixos de 1.465 mm. As vendas começaram nesta quarta-feira (23), a um preço sugerido de R$ 18.990. Por este valor, freios ABS são item de série.

 

Uber se torna alvo das empresas de ônibus

Depois da polêmica relação com os táxis, o Uber agora se tornou alvo das empresas de ônibus. Mesmo regulamentado, o serviço está sendo questionado pela modalidade Uber Juntos, que permite o compartilhamento de um único carro por pessoas com trajetos e/ou destinos próximos.

Nessa modalidade, os usuários podem compartilhar a corrida, dividindo o valor a ser pago ao motorista, algo semelhante a um grupo de amigos dividindo a conta do táxi. Contudo, para as empresas de ônibus, o fato de não haver relação pessoal entre os passageiros configura “transporte coletivo irregular”. Por essa razão, as empresas já acionaram o poder público em 15 cidades para impedir o Uber de oferecer o Uber Juntos.

Para as empresas, o Uber Juntos faz concorrência direta e predatória sem estar submetido às mesmas regras — sem necessidade de contrato por licitação, regulação, preços fixos e manutenção de linhas com baixa demanda, bem como a gratuidade beneficiários de passe livre e meia-passagem. O argumento das empresas é que o serviço pode evoluir para veículos com maior capacidade de passageiros, como na China, o que tornaria os carros uma “lotação travestida de nova tecnologia”, como disse o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Cunha, em entrevista ao portal G1. 

No outro lado, o Uber diz que a modalidade Juntos não é transporte coletivo, e sim um sistema que “combina viagens individuais com trajetos convergentes para compartilhar o mesmo veículo para colocar mais pessoas em menos carros e complementar o transporte público”.

 

YouTube do FlatOut

Nesta semana tivemos mais um episódio do FlatOut Midnight, mas desta vez foi um pouco diferente: convidamos o camarada Renato Bellote e o levamos junto de seu Mercedes-Benz 190E 2.3-16 Cosworth para o “Bellotering”, o clássico cenário onde ele grava os vídeos da Garagem do Bellote. Se foi legal? Assista e veja você mesmo.

 

Especiais do FlatOut

Nos especiais desta semanas conhecemos a recriação do lendário TVR Speed 12 feita por ex-engenheiros da fabricante britânica usando um V12 biturbo de mais de 1.000 cv

Clique na imagem para ver o post

Também conhecemos o Civic Shuttle 4WD, a perua do Civic que tinha tração nas quatro rodas e, de certa forma, ajudou na origem do CR-V.

Clique na imagem para ver o post

Também fizemos uma seleção de músicas para ouvir ao volante, nesta primeira parte, a lista Retrowave/Synthwave.

Clique na imagem para ver o post

Por último, o leitor Carlos Eduardo Almeida compartilhou conosco a experiência de visitar o Salão de Detroir como visitante e suas impressões sobre os carros lançados no evento.

Clique na imagem para ver o post

 

Exclusivo para assinantes e crowdfunders

Nos posts exclusivos para assinantes e crowdfunders, começamos a semana com a história da versão automática do Fusca que nunca tivemos no Brasil, o Autostick ou Automatic Stickshift:

Clique na imagem para ver o post

Publicamos a última parte do nosso guia com as edições e séries especiais do BMW M3 (e M4). Neste sexto e último capítulo vimos os protótipos que nunca chegaram à linha de produção:

Clique na imagem para ver o post

Na série “Lendas do WRC”, contamos a história do italiano Sandro Munari, o primeiro campeão do Mundial de Rali:

Clique na imagem para ver o post

Atendendo a pedidos, trouxemos o incrível relato do Major Brian Shul sobre sua missão de reconhecimento na Síria a bordo do SR-71 Blackbird, quando fugiu de um míssil a mais de 4.200 km/h:

Clique na imagem para ver o post

Aproveitando o saudosismo sobre a quarta geração do Toyota Supra, explicamos todos os detalhes que tornaram o motor 2JZ-GTE tão querido e admirado pelos entusiastas:

Clique na imagem para ver o post

Explicamos a teoria de interligação dos filmes de Quentin Tarantino usando dois carros que aparecem ao longo das histórias.

Clique na imagem para ver o post

Contamos a história do BMW Z8, o super-roadster com jeito de carro conceito que não conseguiu substituir o Série 8 dos anos 1990:

Clique na imagem para ver o post

Também contamos a história do preparador que passou 11 anos colocando um V12 em sua Ferrari 308:

Clique na imagem para ver o post

E também contamos a história do primeiro supercarro da Alfa Romeo, o 33 Stradale:

Clique na imagem para ver o post