A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Melhor da Semana

Melhor da semana: os novos Passat, Jetta GLI e Audi TT RS, FlaTalk no Youtube, a história do Honda NSX e mais!

Passou a semana desempacotando os cobertores e casacos e depois guardando tudo de novo? Ficou preso no trânsito por causa da chuva e por isso chegou atrasado todos os dias e não conseguiu encontrar tempo para visitar seu site favorito? Não tem problema. Aqui está nosso resumo de tudo o que rolou de mais importante nesta semana.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

FLATOUTER

Membro especial, com todos os benefícios: acesso livre a todo o conteúdo do FlatOut, participação no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), descontos em nossa loja, oficinas e lojas parceiras!

A partir de

R$20,00 / mês

ASSINANTE

Plano feito na medida para quem quer acessar livremente todo o conteúdo do FlatOut, incluindo vídeos exclusivos para assinantes e FlatOuters.*

De R$14,90

por R$9,90 / mês

*Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em nossa loja ou em parceiros.

 

Range Rover Velar em versão V8 de 550 cv

Nesta semana foi revelada a nova versão de topo do Range Rover Velar, o SVAutobiography, equipado com um motor V8 5.0 sobrealimentado por compressor com 550 cv. Com esse conjunto, o Velar SVA é capaz de ir de zero a 100 km/h em 4,3 segundos, com velocidade máxima de 273 km/h. O SUV também conta com freios a disco de 395 mm na dianteira e 396 mm na traseira, pinças de quatro pistões; suspensão mais firme com novas barras estabilizadoras e amortecedores ajustáveis recalibrados; e um novo sistema de escape com válvula ativa que, segundo a Land Rover, é 7,1 kg mais leve.

Além disso, o Velar SVA passou por ajustes na direção, no sistema de tração integral, na transmissão automática de oito marchas e no diferencial traseiro eletrônico ativo. Também foi instalada uma caixa de transferência mais resistente, capaz de suportar os 69,4 mkgf de torque do novo motor.

Visualmente, o Velar SVAutobiography difere-se das demais versões por suas entradas de ar maiores no para-choque dianteiro, pela nova grade, e pelo difusor traseiro redesenhado para acomodar as quatro saídas de escape, além do teto pintado de preto. As rodas podem ser de 21 ou 22 polegadas. Por dentro, há bancos dianteiros climatizados, com 20 níveis de ajuste e massageador, além de quatro opções de couro matelassê. Os comandos internos possuem acabamento em metal usinado, e o painel de instrumentos digital possui uma nova interface. É possível também optar por um pacote que inclui detalhes em fibra de carbono.

 

Preço médio da gasolina e etanol em queda; diesel em alta

O preço médio da gasolina e do etanol segue em queda desde a virada do ano, apesar dos aumentos pontuais nas refinarias. O litro da gasolina terminou a semana passada com a 15ª queda consecutiva nas bombas de acordo com o painel da Agência Nacional do Petróleo (ANP), chegando a R$ 4,21, vindo de R$ 4,34 em 1º de janeiro e R$ 4,23 na semana anterior.

O etanol também teve seu preço médio reduzido nas bombas, porém de forma mais sutil. Na semana passada o preço médio do combustível vegetal ficou em R$ 2,78 vindo de R$ 2,796 na semana anterior e R$ 2,83 no dia 1º de janeiro.

Já o diesel, na contramão dos outros dois combustíveis, viu seu preço médio aumentar, terminando a semana passada a R$ 3,447 depois de chegar a R$ 3,433 na semana anterior. Em 1º de janeiro o preço médio era R$ 3,451.

 

Audi TT RS e Passat são reestilizados

O grupo Volkswagen apresentou nesta semana a reestilização de dois modelos de suas marcas. O primeiro foi o Audi TT RS, versão mais potente do cupê compacto alemão, que ganhou novos para-choques, novo spoiler traseiro e alguns detalhes novos no acabamento interno.

Mecanicamente, o TT RS permaneceu igual, mantendo o cinco-cilindros TFSI de 2,5 litros, calibrado para entregar 400 cv a 5850 rpm e 48,9 mkgf de torque a 1.700 rpm; acoplado à caixa de dupla embreagem e sete marchas utilizada por diversos modelos do grupo VW, com tração nas quatro rodas.

O outro modelo foi o Passat europeu, que recebeu novos para-choques de desenho mais limpo e teve a grade dianteira redesenhada. Além disso, luzes de LED na dianteira e na traseira são de série, e o letreiro com o nome do modelo agora fica centralizado na tampa do porta-malas, como no Volkswagen Arteon.

O motor turbo de dois litros TSI vem com três nívels de potência – 150 cv, 190 cv e 272 cv. O mesmo ocorre com o motor 2.0 turbodiesel TDI, que pode ter 120 cv, 190 cv ou 240 cv, sendo que esta última vem com dois turbocompressores.

 

Governo pretende revisar regra de isenção para PCD e do processo de habilitação e renovação da CNH

O governo federal anunciou que pretende revisar a atual política de isenções tributárias para o setor automobilístico. O principal motivo é o crescimento de 346% nas isenções de impostos para clientes PCD, o que segundo o governo, pode ter sido motivado pela fragilidade do mecanismo de isenção, que abre margem para fraudes e isenções para pessoas que não têm realmente o direito a elas. Atualmente, para obter as isenções para PCD basta obter um laudo médico do SUS ou de um médico particular.

Some isso ao fato de não haver um teto para isenção dos tributos — somente os estados limitam o valor em R$ 70.000 para isenção do ICMS — e à carência de apenas dois anos e temos uma margem para uso indevido da legislação que deveria ajudar as pessoas que realmente precisam. O governo ainda não definiu um prazo para a revisão, tampouco medidas para coibir abusos, mas já publicou uma medida provisória para iniciar o processo, que deverá acontecer ao longo do ano.

Além das regras de isenção tributária para PCD, o governo também pretende revisar as exigências para a renovação da CNH e para a formação de condutores. Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a intenção é acabar com a obrigatoriedade das aulas com simuladores de direção e também estender o prazo de renovação para os condutores com menos de 60 anos. As medidas foram citadas pelo ministro na convenção nacional da Confederação dos Transportadores Autônomos (CNTA), uma das entidades que lideraram a greve dos caminhoneiros em maio do ano passado, como forma de reduzir a burocracia e os custos para motoristas profissionais e para a população.

Também na convenção o ministro afirmou que os processos dos órgãos nacionais de trânsito (Contran e Denatran) serão revistos porque são emitidas dezenas de resoluções anualmente, porém não há análise de impacto, nem se leva em consideração a população pois não há audiências públicas a respeito dos temas.

 

Volkswagen lança nos EUA o Jetta GLI, o “Golf GTI sedã”

A Volkswagen revelou na quarta-feira durante o Salão de Chicago a versão esportiva do Volkswagen Jetta de sétima geração. Mantendo o nome GLI, ele recebeu o mesmo motor 2.0 turbo TSI de 230 cv e 35,7 mkgf de torque do Golf GTI, que poderá ser acoplado a uma transmissão manual de seis marchas ou de dupla embreagem e sete marchas. O Jetta GLI ainda é equipado com o mesmo diferencial com autoblocante do Golf GTI, e também possui direção com relação variável.

Como nos GLI anteriores, a estética do carro também foi inspirada pelo Golf GTI, com para-choques de desenho mais agressivo, grade do tipo “favo de mel”, detalhes externos, como o friso dianteiro e as pinças dos freios (que também são iguais aos do Golf GTI) em vermelho. O sedã também tem rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo e suspensão 1,5 cm mais baixa que nas outras versões. A suspensão, aliás, utiliza um arranjo MacPherson na dianteira e eixo traseiro do tipo multilink.

Por dentro, há detalhes em vermelhos no painel e nas costuras dos bancos, volante, alavanca de câmbio e revestimentos das portas. Além disso, o Jetta GLI recebeu um volante de menor diâmetro, com a base reta.

 

O novo Bugatti Chiron Sport 110 Ans Edition

Para comemorar seus 110 anos, que são completados neste ano, a Bugatti lançou uma nova edição especial do Chiron Sport, a 110 Ans Edition. O modelo será limitado a apenas 20 unidades, e todas elas terão a mesma pintura azul “Steel Blue” com acabamento fosco e elementos de fibra de carbono exposta, além de detalhes com as cores nacionais da França, o azul, o branco e o vermelho. 

Além da pintura especial, o Chiron Sport 110 Ans Edition usa rodas pintadas de preto “Nocturne”, também com o acabamento fosco, enquanto as pinças recebem uma pintura azul “French Racing Blue”. O mesmo arranjo de cores se repete no interior, que usa couro azul “Deep Blue” combinado a Alcantara, detalhes de fibra de carbono e mais elementos com o tricolor francês, além do emblema 110 Ans Bugatti nos encostos de cabeça. O console central também recebeu uma medalha de prata sólida, também comemorativa, e o teto Sky View, com dois paineis de vidro fixos sobre os assentos, é item de série nesta edição especial.

 

O primeiro Fórmula 1 de 2019

A Haas saiu na frente e foi a primeira equipe a revelar seu novo carro para a temporada de 2019 da Fórmula 1. A grande surpresa é que o carro deste ano abandona o esquema colorido das temporadas anteriores e passa a vestir uma pintura preta e dourada que, desta vez não é uma referência à pintura John Player Special, mas sim as cores da patrocinadora principal, a fabricante britânica de energéticos Rich Energy.

Os pilotos da equipe, conforme anunciado no final do ano passado, serão Kevin Magnussen e Romain Grosjean, com Pietro Fittipaldi como piloto reserva/testes.

 

Novo Subaru Legacy é apresentado no Salão de Chicago

A sétima geração do Subaru Legacy foi apresentada nesta semana no Salão de Chicago. O carro passou por uma leve atualização estética, com faróis de desenho mais afilado e lanternas com contorno mais sofisticado, e no geral manteve a identidade visual da geração anterior. Contudo, trata-se de uma carro completamente novo.

O novo Legacy adota a plataforma SGP (Subaru Global Platform), já usada no novo Impreza, que incorpora aços de alta resistência para um aumento de 70% a 100% na rigidez estrutural, e também traz um centro de gravidade mais baixo – sem aumentar o peso do carro. A suspensão traseira usa um arranjo MacPherson, enquanto a traseira emprega braços triangulares sobrepostos.

Sob o capô há duas opções de motorização: um flat-four turbo de 2,4 litros e 264 cv, e um flat-four naturalmente aspirado de 2,5 litros e 184 cv. Ambos serão acoplados à caixa CVT da Subaru, com tração nas quatro rodas e vetorização de torque. O motor 2.4 turbo será capaz de levar o sedã de zero a 100 km/h em 6,1 segundos, enquanto o 2.5 naturalmente aspirado fará o mesmo em 8,1 segundos.

 

YouTube do FlatOut

Nesta semana tivemos o terceiro episódio do FlaTalk, no qual o Juliano conta alguns de seus causos, como quando ele conheceu a Estrada dos Romeiros.

 

Especiais do FlatOut

Nesta semana contamos a história do Sentra SE-R, o rival do Civic Si que não tivemos no Brasil…

Clique na imagem para ver o post

Também vimos o Brabham BT62 quebrando o recorde de Bathurst com seu V8 de 5,2 litros, virabrequim plano e 710 cv gritando alto:

Clique na imagem para ver o post

Contamos a história do Pink Pig, o Porsche 917K com carroceria modificada que foi apelidado de “porco rosa” e literalmente vestiu o apelido quando correu em Le Mans:

Clique na imagem para ver o post

Também conhecemos o Oldsmobile Banshee que o ator James Garner usou para disputar o lendário Baja 1000:

Clique na imagem para ver o post

E contamos a história do HANS, o suporte para pescoço e cabeça que ajudou a salvar as vidas dos pilotos nos últimos 20 anos, em homenagem ao seu criador, o dr. Robert Hubbard, que morreu nesta semana.

Clique na imagem para ver o post

 

Exclusivo para assinantes e crowdfunders

Nesta semana, com a notícia do novo nome da equipe Alfa Romeo na Fórmula 1, contamos a história da marca italiana na categoria máxima do automobilismo — desde a era dos Grandes Prêmios nos anos 1920, 1930 e 1940 até o retorno com a Sauber.

Clique nas imagens para ver os posts

Explicamos como calcular a velocidade do seu carro usando apenas o conta-giros…

Clique na imagem para ver o post

… e contamos a história do Citroën Xantia de Rallycross que se tornou um ícone europeu nos anos 1990:

Clique na imagem para ver o post

Continuamos nossa série de guias de versões especiais com o Golf GTI. Nesta semana, conhecemos as edições e séries especiais das duas primeiras gerações do hot hatch:

Clique na imagem para ver o post

Também contamos a história dos clássicos europeus e americanos que foram deixados nas ruas vietnamitas após o fim da Guerra do Vietnã, nos anos 1970:

Clique na imagem para ver o post

Com o Honda NSX completando 30 anos neste mês de fevereiro, contamos a história completa do primeiro supercarro da marca japonesa:

Clique na imagem para ver o post

Também publicamos mais um capítulo de nossa série especial Lendas do WRC, nesta semana com a trajetória de Markku Alén, o primeiro finlandês a se tornar campeão mundial de rali:

Clique na imagem para ver o post

Também contamos a história do B Engineering Edonis, o bizarro sucessor do Bugatti EB110 que se tornou um ícone das prateleiras de miniaturas:

Clique na imagem para ver o post

E, fechando a semana, contamos a história do macaco de carro e tentamos encontrar a origem do nome animal desta ferramenta:

Clique na imagem para ver o post

Matérias relacionadas

Melhor da Semana: Porsche 992 no Velo Città, 8.000 radares cancelados, o novo Mercedes-AMG A35 e mais!

Leonardo Contesini

O inédito BMW X7, a nova geração do Onix, o museu de Donington e o melhor da semana no FlatOut!

Leonardo Contesini

Melhor da Semana: Porsche 992 no Velo Città, o novo McLaren, Schumacher na Ferrari e mais!

Leonardo Contesini