A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Mercedes-Benz SLS AMG Black Series vs. Porsche 911 GT2 RS: a última batalha

De um lado, um grand tourer gigantesco, com motor V8 de 6,2 litros aspirado debaixo do longo capô. Do outro, uma receita antiga modernizada, com motor boxer de seis cilindros, dois turbos e 3,6 litros pendurado na traseira. Ambos provavelmente serão os últimos de sua linhagem, e a revista Evo os colocou para brigar em sua pista de testes. Qual deles foi o mais rápido?

A Mercedes vai produzir a última leva do Mercedes-Benz SLS AMG neste ano — depois das 350 unidades da série limitada Final Edition, o halo car atual da marca dará lugar a  um sucessor menor e mais barato, feito sob medida para concorrer exatamente com o Porsche 911. Por sua vez, o 911 GT2 já deixou de ser produzido em 2012 com a geração passada, e a Porsche não tem planos para um sucessor — eles dizem que não há como melhorar o atual 911 Turbo S. Um GT2 RS, então, é um sonho ainda mais distante.

O V8 do SLS AMG Black Series desenvolve 631 cv a 7.400 rpm e 64,7 mkgf de torque a 5.500 rpm. Já o boxer do GT2 RS é só um pouquinho menos potente, com 620 cv a 6.500 rpm, mas tem mais torque — 71,4 mkgf. O AMG vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e tem velocidade máxima limitada a 320 km/h, enquanto o Porsche é 0,1 s mais rápido no 0 a 100 km/h e pode alcançar os 330 km/h.

No vídeo, Jethro Bovingdon tem a chance de comparar os dois e pontua algumas questões importantes. Os dois carros só se assemelham nos números de potência e torque, porque o resto é todo diferente. Enquanto o SLS AMG Black Series usa uma transmissão de sete marchas com dupla embreagem, o 911 GT2 RS vem com um belo câmbio manual de seis marchas.

O Mercedes é um carro selvagem, porém controlável, e pesa consideráveis 1.620 kg. Já o Porsche é um dos carros mais ariscos da história recente, pesa quase 300 kg a menos e escapa o tempo todo, em parte graças à massa toda concentrada na traseira. Bovingdon fica impressionado com o comportamento dinâmico do SLS, mas é no 911 que ele ri o tempo todo — certamente com um misto de satisfação e nervosismo.

Mas qual dos dois é o mais rápido, afinal? Se você assistiu ao vídeo ali em cima, já sabe a resposta. Não vamos contá-la aqui, mas digamos que esta foi a batalha mais rápida já realizada na pista de testes da Evo.

Matérias relacionadas

Chevrolet Corvette Z06 vs. Nissan GT-R Nismo: qual dos dois supercarros de motor dianteiro é o melhor?

Dalmo Hernandes

Acredite: esta corrida de motos nas ruas da Colômbia é totalmente dentro da lei

Dalmo Hernandes

Nissan GT-R e 911 Turbo se enfrentam na arrancada — e o Godzilla perde!

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados