A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Mercedes começa a mostrar versão quatro portas do AMG GT, Honda Civic Type R aparece antes da hora, Peugeot Citroën compra Opel e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Mercedes revela primeiras imagens do AMG GT de quatro portas

Mercedes-AMG-GT-2

A AMG está realmente disposta a comemorar seus 50 anos em grande estilo. Depois de anunciar um hipercarro equipado com um motor V6 turbo de Fórmula 1, a divisão esportiva da Mercedes agora confirmou a produção de uma versão quatro-portas do AMG GT.

Como mostra o vídeo divulgado pela Mercedes-AMG, o GT quatro portas terá uma silhueta semelhante à do cupê, com uma queda mais acentuada na parte posterior do teto. Ele será baseado na arquitetura MRA, já usada pelas classes C, E e S, porém com entre-eixos e bitolas exclusivos, além da adoção de materiais leves, como alumínio e ligas de aço de alta resistência moldadas a quente. O objetivo, logicamente, é manter o peso do sedã/cupê de quatro portas abaixo dos demais sedãs da linha esportiva da marca.

O motor será uma variação do atual V8 biturbo de quatro litros usado no AMG GT. Entre as modificações ele usará sistema de cárter úmido e novos turbos de fluxo duplo instalados entre as bancadas de cilindros. Com essa configuração ele deverá passar dos 610 cv. É possível que a AMG também adote um sistema elétrico de 48 volts, baseado em um motor elétrico que atua como gerador, motor de partida e motor auxiliar, e que foi lançado no novo motor seis-em-linha da marca. Isso também indica a possibilidade de adoção de uma variação deste novo powertrain híbrido da Mercedes (vimos mais detalhes dele aqui). Independentemente da motorização escolhida, o GT quatro portas deverá usar o câmbio Speedshift da AMG, com embreagem múltipla e sete marchas.

O conceito será apresentado nesta semana durante o Salão de Genebra.

 

Peugeot Citroën oficializa compra da Opel

1114360

Depois de um breve período de negociação (falamos sobre isso aqui) o Grupo PSA, antes conhecido como PSA Peugeot Citroën, oficializou nesta segunda-feira (6) a compra da Opel/Vauxhall, a divisão europeia da General Motors. A aquisição de € 2,2 bilhões será concretizada até o final deste ano, e tornou o Grupo PSA o segundo maior fabricante de automóveis da Europa, ultrapassando a Renault-Nissan e ficando atrás apenas da Volkswagen.

PSA e GM já tinham uma parceria firmada desde 2012 para compartilhamento de plataformas, como a EMP2, na qual são baseados o crossover 3008 e a atual geração da minivan Opel Combo. Com a aquisição da Opel e da Vauxhall, a PSA espera obter uma economia de escala de até € 1,7 bilhão até 2026. Além disso, a PSA pretende expandir a atuação da Opel para novos mercados além da Europa para aumentar a lucratividade da marca, o que significa que pela primeira vez a marca Opel poderá ser oferecida nos EUA/Canadá, Japão e América do Sul.

 

Fotos do Civic Type R “vazam” antes da estreia

ctr_2

 

Como já era esperado, as primeiras fotos da versão de produção do novo Civic Type R “vazaram” na internet antes do lançamento oficial do modelo, que acontecerá nesta semana durante o Salão de Genebra (não que houvesse alguma surpresa a ser revelada, afinal a Honda apresentou um “protótipo” do carro no Salão de Paris do ano passado).

As fotos mostram que a versão de produção é praticamente idêntica à do conceito — do splitter agressivo na dianteira aos geradores de vórtice na parte posterior do teto, passando pelos dutos sobre a grade frontal e no capô. Aliás, isso deixa evidente que o novo Type se beneficiará largamente da aerodinâmica. Infelizmente a ficha técnica não foi vazada junto com as fotos, mas espera-se que 2.0 turbo produza um pouco mais que os 306 cv do atual Type R.

ctr_1

Escape com três saídas indica sistema de válvula bypass

Como todo Type R, este novo deverá ainda manter a tração dianteira com alguns aprimoramentos, como um diferencial de deslizamento limitado eletrônico e com vetorização de torque, para recuperar o recorde de Nürburgring entre os carros de tração dianteira, roubado pelo Golf GTI Clubsport S no final do ano passado.

Outra novidade do Type R é que desta vez ele foi desenvolvido junto com os demais Civics, o que significa que ele usará a mesma suspensão traseira multilink. No Type R atual a suspensão precisou ser adaptada, pois a versão hatchback usa um eixo de torção. Veremos mais detalhes ao longo desta semana.

 

Ruf irá apresentar esportivo inédito em Genebra

RUF_badge

Apesar de produzir esportivos baseados no Porsche 911, a Ruf é considerada oficialmente (pela legislação alemã) uma fabricante de veículos. Isso se deve ao fato de usar monoblocos novos, não marcados pela Porsche, e atribuir a eles sua própria numeração de chassi (VIN). Sim, fabricar o carro de outra fabricante soa estranho como os Alpina, que tecnicamente não são modelos BMW. Mas esta história irá mudar a partir desta semana.

A Ruf irá levar ao Salão de Genebra um esportivo desenvolvido inteiramente pela própria marca, em vez de usar como base os monoblocos de Porsche 911. Ainda não há detalhes sobre o carro; a Ruf limitou-se a dizer que ele usará um monocoque de fibra de carbono semelhante ao dos atuais supercarros. É provável também que o modelo adote algum motor de origem Porsche, semelhante aos modificados para a W Motors e seus Lykan HyperSport e Fenyr SuperSport, que chegam aos 700 cv.

 

Toyota irá corrigir ESP da Hilux após fiasco no teste do alce

Depois de ver a Hilux reprovada pela segunda vez no teste do alce realizado pela revista sueca Teknikens Värld, a Toyota identificou o problema que causava a instabilidade dinâmica na picape e anunciou que irá fazer os devidos reparos para impedir o comportamento indesejado.

De acordo com a revista, a Toyota deverá realizar um recall para implementar as modificações, que envolvem nova pressão de calibragem dos pneus e uma reconfiguração do controle de estabilidade, que terá uma maior intervenção em situações de emergência. A Teknikens Värld anunciou que irá refazer o teste com uma picape corrigida ainda neste mês.

Matérias relacionadas

Laguna Seca: um festival de roncos de motor em um dos circuitos mais legais do mundo

Dalmo Hernandes

BMW lança nova geração do X3, Alpine A110 acelera em Nürburgring, Lotus poderão ser fabricados na China e mais!

Leonardo Contesini

Multas pelo uso de celular dobram em relação a 2017, sucessor do Koenigsegg Agera terá 1.440 cv, a primeira moto elétrica da Harley-Davidson e mais!

Leonardo Contesini
error: Direitos autorais reservados