A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Micro Bangers: destruindo hatchbacks europeus na nossa nova categoria europeia insana favorita

Pegue uns 50 hatchbacks pequenos com motores de até 1,4 litro, tire tudo o que for possíve para aliviar peso, coloque gaiolas de proteção e junte todos em um único circuito. O objetivo? Disputar uma corrida de demolição cujo vencedor é o último a continuar rodando. É a Micro Bangers World Cup, que acontece todos os anos na cidade de Lochgelly, na Escócia. Quanto custam as passagens para lá, mesmo?

Parece que os entusiastas do Reino Unido têm uma queda por categorias regionais de baixo custo onde o que manda não é a potência, e sim a diversão. Há alguns meses vimos os Citroën Saxo da Stock Hatch, que até hoje considerávamos o melhor exemplo disso — uma categoria britânica com vários hatches disputando posições “corpo-a-corpo” sem medo de eventuais colisões, laterais amassadas e vidros quebrados. Pois na Micro Bangers World Cup, o objetivo principal é destruir os oponentes.

Organizado pela associação automobilística Trackstar Racing, o campeonato não é mundial como o nome sugere, porém está aberto a participantes de todos os países do Reino Unido. Não é exatamente difícil entrar — basta ter um carro com motor dentro do limite de deslocamento especificado e que não seja “muito grande” — modelos como os Ford Fiesta e Ka, Fiat Uno e Panda, Volkswagen Polo e Fusca e Opel Corsa e Chevette estão entre os carros permitidos.

mibrocangers

A organização da prova diz que este é um destino mais digno para carros que já não servem mais para uso diário do que um triturador automotivo, por exemplo. E estamos bastante inclinados a concordar com eles.

Na verdade, existem várias categorias de bangers — carros com motores acima de dois litros, vans, sedãs, peruas e até motorhomes também têm suas competições exclusivas, mas os Micro Bangers nos parecem mais interessantes por seu tamanho diminuto e baixo peso. Ver cinquenta destes carrinhos se espancando em um autódromo de asfalto estreito e curvas fechadas tem um apelo que talvez não seja reproduzido com carros maiores e mais pesados.

Mas talvez você não consiga ter noção da qualidade do entretenimento proporcionado pelos Micro Bangers só com explicações verbais. Você precisa assistir a isto:

Esta foi a final do campeonato de Micro Bangers, que começou em janeiro e terminou no último sábado (4). Temos certeza de que alguém ganhou mas, sinceramente, você acha mesmo que alguém naquele grid se importava com isto enquanto tentava sobreviver a toda aquela selvageria ao longo de 10 ou 15 voltas. E no ano passado foi a mesma coisa, veja só!

E, se você já está imaginando como é a visão de quem está dentro de uma destas pequenas máquinas de destruição em massa, não se preocupe — temos um onboard bem aqui.

Agora, é importante lembrar que a Trackstar não é a única que organiza este tipo de corrida: por toda a Europa, vários países têm suas próprias versões das competições com micro bangers. Esta aqui, por exemplo, acontece na Holanda:

Bem, a esta altura você já deve ter sido convencido de que encontramos nossa nova categoria europeia favorita — ao menos por enquanto. Fica aqui o desafio: você consegue achar outra modalidade de automobilismo ainda mais insana e divertida?

 

Matérias relacionadas

Alfa Romeo 155 GTA Stradale: quando os italianos quase fizeram um rival para o BMW M3 e o Mercedes 190E Cosworth

Dalmo Hernandes

Tucker Torpedo: a história do carro que prometeu o futuro em 1948

Dalmo Hernandes

Os chineses não gostam do cheiro de carro novo – e a Ford quer acabar com ele “cozinhando” os carros

Dalmo Hernandes