A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #246

Mini JCW de 300 cv: as novidades do Project Cars #246

Olá a todos! Trago boas notícias. Apesar do projeto idealizado para o Mini JCW ter terminado, a gente sabe que Project Cars nunca têm fim. Então decidi combinar com o pessoal do FlatOut para publicar uma atualização das pequenas mudanças e novidades que resolvi fazer no Mini JCW de 300 cv.

 

Escape Direto

O ronco original do Mini é quase inexistente, por isso na versão JCW a Mini se preocupou em fazer um escape que desse um pouco de voz para esse pequeno carro inglês. O escape do JCW foi pensado para ter menos restrição e um ronco com personalidade, mas classe — assim como todo inglês.

Mini JCW 246 Flatout parte 4

Entretanto a classe foi por água abaixo,depois de 1 ano rodando com downpipe. Ainda assim queria mais barulho. Queria andar nas ruas como estivesse dirigindo um carro da antiga Mini Challenge, categoria que correu no Brasil em 2012 e 2013.

 

Embreagem nova

Com todo o aumento de potência e torque vieram o desgaste maior da embreagem e volante do motor. A embreagem do JCW sofre um desgaste prematuro mesmo com o motor original. Não é difícil achar críticas e reclamações nos sites e fóruns mundo afora.

Mini JCW 246 Flatout parte 4

Quando percebi ela escapando foi durante uma viagem de 150 km. Eu acelerava em sexta marcha e patinava. Depois de uns 100 km começou a fazer isso em quinta marcha e assim foi. Quando tive a oportunidade de parar para pensar resolvi fazer algo aqui no Brasil.

Quando desmontamos o conjunto motor câmbio, reparamos que o volante de motor estava bastante danificado e que seria necessário uma retífica. O problema em si é que a maioria dos carros modernos possuem volante de motor de dupla massa e esse tipo de volante tem pouco material. Fiquei preocupado se a retífica seria o suficiente para deixar o volante em estado aceitável para a nova embreagem. Caso contrário seria necessário comprar um novo, e o mesmo custava quase US$ 1.000.

Mini JCW 246 Flatout parte 4

 

 

Volante do motor antes da retífica

Apos a retífica tive a feliz supresa que as microtrincas que existiam antes tinham pouca profundidade e a retífica deixou o mesmo volante zerado.

Mini JCW 246 Flatout parte 4

Volante do motor apos a retífica

Toda vez que se faz a troca da embreagem normalmente se troca o rolamento da embreagem. Quando você compra um kit de reposição de embreagem independente do carro ele vem com um novo rolamento. No meu caso como iria fabricar uma nova embreagem iria precisar de um rolamento novo.

O maior problema que a concesionaria Mini em São Paulo sá tinha a peça sob encomenda de 30 dias e custando muito caro. Depois que eu procurei em todas as lojas e não obtive sucesso. Tive que importar essa peça dos EUA, quando a mesma peça chegou às minhas mãos descubro que é fabricada no Brasil.

A nova embreagem feita com lona heavy duty esta projetada para aguentar até 45 mkgf de torque. Como o carro possui 300 cv e 41 mkgf, e como ela tem quase o dobro de material que a anterior, acredito que será o suficiente para rodar alguns anos sem problema.

 

Válvula

Eu utilizei por quase 25.000 km a válvula divergente da marca GFB, no começo o quando comecei o meu projeto eram poucas as opções de válvulas para o mini cooper com motor N14. Hoje, dois anos depois apareceram opções melhores no mercado, e então considerei fazer um upgrade do upgrade,resolvir trocar a GFB pela Forge.

A válvula GFB é praticamente um espaçador com algumas peças trocas para a válvula origina,ela melhora os pontos fracos da válvula original, que dificilmente aguenta um aumento de pressão. Fora isso essa válvula utiliza toda parte eletrônica da válvula original que é de plástico.

A nova válvula é  alumínio, possui um novo sistema eletrônico que fica bem longe dela e que é ligado a ela via mangueiras. Fora tudo isso esse upgrade conseguira se manter com eficiência no caso de um futuro upgrade de turbina.

Válvula Forge

Mini JCW 246 Flatout parte 4

Válvula GFB

Mini JCW 246 Flatout parte 4

Aqui um vídeo do trackday que participei a um tempo atrás. Esse vídeo demonstra como o carro acelera rápido e de forma continua.

Por Vitor Martins, Project Cars #246

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Peugeot 306 Phase III Rallye: conheça o Project Cars #71 de Eurípedes Marley

Leonardo Contesini

Ford Focus 2.0 Turbo: a história do Project Cars #265

Leonardo Contesini

Ford Escort RS Turbo: começa a preparação do Project Cars #304

Leonardo Contesini