A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Você viu?

Motorflashback: os melhores posts do feriado de carnaval no FlatOut!

Para muita gente o ano começou pra valer nesta segunda-feira, a primeira após o carnaval. Se por acaso você passou a semana passada inteira curtido o feriadão longe do computador e não acompanhou as novidades do seu site favorito, não se preocupe. Preparamos um flashback com os melhores posts publicados no FlatOut enquanto o país sambava e curtia o feriado mais animado do ano.

 

Red Barchetta: como um conto gearhead inspirou um dos maiores sucessos do Rush

redbarchetta

Rock e carros velozes sempre tiveram uma relação íntima e muito forte. É por isso que vários artistas já compuseram e gravaram músicas com inspiração nos esportivos e na vida em alta velocidade. Um deles foi Neil Peart, o lendário baterista do power trio canadense, Rush. A música Red Barchetta foi inspirada em um conto gearhead publicado na revista Road & Track de agosto de 1973, e a história nós contamos neste post.

 

Por dentro da Liberty Walk: uma visita à preparadora de supercarros mais badalada do Japão

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Liberty Walk é uma das mais famosas preparadoras do Japão. Especializada em stances radicais para supercarros, ela tornou-se uma febre entre os milionários mais desapegados às tradições e que querem algo que realmente chame a atenção. Nosso correspondente internacional Thiago Zaiden deu um pulo até a Liberty Walk e trocou uma ideia com os caras. Veja como foi neste post.

 

Este Fiat 126 com motor Suzuki redefine nosso conceito de loucura

lombardo (1)

Na Itália, além da Fórmula 1 e da subidas de montanha há uma outra categoria de automobilismo muito popular: o Campeonato Italiano de Slalom. Para se sair bem nessa modalidade, você precisa de um carro que combine potência e equilíbrio dinâmico. Algo como um diminuto Fiat 126 com um motor GXR da Suzuki com uma relação peso potência equivalente a um planador com um Merlin V12. Interessante, não? A história e os vídeos estão aqui.

 

Doctor Gas: o terrível acidente de Henri Toivonen no Tour de Corse de 1986

Toivonen-Abre

Em 1986 dois acidentes foram a gota d’água para que a FIA determinasse o fim do Grupo B do WRC. Um deles foi o atropelamento do público em Portugal pelo piloto da casa, Joaquim Santos com seu Ford RS200. O outro foi a decolagem fatal de Henri Toivonen e seu navegador Sergio Cresto. Na mais recente edição da Doctor Gas o FlatOut relembra como foi o acidente que matou um dos maiores talentos do WRC e a categoria mais insana da história. Leia aqui.

 

Kraken: o mini big-foot com motor V8 Hemi 5.7 que destroi o que encontrar pela frente

kraken

A “tribo” dos offroaders é uma das maiores e mais apaixonadas da cena entusiasta. Para esta galera, quanto maiores os pneus e o curso da suspensão, melhor — e, de fato, poucas coisas são tão legais quanto um jipe de rodas enormes transpassando terrenos que você só conseguiria cruzar de avião. Exagero? Talvez, mas jipes com pneus enormes continuam sendo legais. É o caso desse Wrangler com pneus de 54 polegadas. Leia mais sobre ele aqui.

 

Os recursos e características inúteis (ou quase) mais legais que estão nos carros

retrateis (2)

Quando falamos em design automotivo, sempre batemos na tecla da “forma sobre função” e dizemos que os melhores carros têm características e componentes que podem não ser bonitos, mas servem para alguma coisa. Contudo, de vez em quando é legal apreciar o outro lado — aquelas coisas que nossos carros têm que não servem para nada — a não ser deixar o carro mais legal. Por isso perguntamos aos leitores quais eram os recursos, detalhes de design e equipamentos que eles achavam mais legais, mas que não servem para muita coisa nos carros. Confira a lista com as respostas!

 

Esse Chevette velho com motor V8 é o sleeper definitivo

chevasv8

Um cara chamado Jordan Frank pegou seu Chevette 1985 batizado Red Rocket e deu a ele um V8 LR4 de 4,8 litros vindo de uma picape Silverado. Originalmente, o motor com comando no bloco é capaz de entregar até 288 cv e 40,8 mkgf de torque – quatro vezes mais que os 70 cv do quatro-cilindros de 1,4 litro que ocupava o cofre do compacto. Mas quase 300 cv não são suficientes para Jordan Frank, e por isso ele ainda instalou um turbocompressor para conseguir cerca de 450 cv. Insano, não? Leia tudo sobre ele aqui.

 

Uma caminhada solitária nas ruínas do irmão do Nordschleife em Nürburgring

0sudschabre

O projeto original de Nürburgring consistia de dois traçados distintos integrados pela reta de largada/chegada: um traçado de 22 km ao norte (Nordschleife) e outro de 7,5 km ao sul (Südschleife) — o que permitia três configurações diferentes. Com o passar do tempo, confuto, o Südschleife acabou abandonado e, mais tarde, destruído. O FlatOut esteve nas ruínas do irmão do Nordschleife e registrou o passeio em uma galeria matadora de fotos e vídeos. Confira neste link.

 

A estranha e incrível subcultura das vans e minivans japonesas

kombinha

Se você acha que minivans são carros que combinam mais com a sua mãe do que com um bando de entusiastas loucos para acelerar, talvez seja hora de rever seus conceitos. No Japão há toda uma cultura automotiva de rua em torno desses carros quase sempre vistos com desdém pelos gearheads ocidentais. Falamos sobre ela neste post. Confira!

 

Este é o McLaren P1 GTR, o novo hipercarro de 1.000 cv exclusivo para as pistas

fbp1gtr

Há exatos seis meses a McLaren apresentou ao mundo, no Concours d’Elegance Pebble Beach, na Califórnia, um conceito absolutamente insano baseado no P1 — o P1 GTR, com exatos 1.000 cv e uma asa traseira quase pornográfica. Na última semana, enquanto todos se acostumavam com a volta à rotina, a companhia de Woking apresentou a versão de produção do carro que veio para incomodar a Ferrari e sua nova FXX K, com direito a uma bela homenagem ao McLaren F1 GTR. Veja todos os detalhes neste post.

 

Superkart onboard em Isle of Man: insanidade sobre rodinhas

superkart

Quem nos acompanha sabe que uma das nossas maiores motivações é encontrar a forma de automobilismo mais absurdamente insana do planeta. É uma busca que nunca acaba, e hoje encontramos mais uma: as corridas de Superkart — que são como karts normais, mas usam motores de até 500 cm³ com arrefecimento líquido, câmbio sequencial e têm até carenagens que produzem downforce. Você não tem noção da loucura que é até vê-los em ação… na Isle of Man. Assista aos vídeos neste link.

 

Este cara é um astro milionário do beisebol e mora numa Kombi por opção própria

kombi

Daniel Norris é arremessador dos Blue Jays, o único time canadense entre as 30 equipes que compõem a MLB, ou Major League Baseball — a maior organização de beisebol da América do Norte. Ele é o terceiro melhor areemessador canhoto da Liga, uma das grandes promessas de 2015 e tem uma das carreiras mais promissoras no esporte. E ele mora em uma Kombi! Conheça sua casa-carro neste link.

 

Autostadt: a maior fábrica da Volkswagen é uma verdadeira cidade dos carros no coração da Alemanha

Auto Sales

A Volkswagen é uma das maiores fabricantes de carros do mundo, dona de algumas das marcas mais importantes e adoradas do planeta — Porsche, Lamborghini e Audi, só para ficar nas mais conhecidas — e criou um dos maiores ícones automotivos do mundo, o Fusca. Mas o que essa fábrica de carros tem de tão especial? Descubra neste link.

 

Matérias relacionadas

Enzo Ferrari, McLaren F1 vs. P1, Lendas de Le Mans, 3000GT e M5: confira os melhores posts do FlatOut no feriadão!

Leonardo Contesini

Confira os melhores posts da semana!

Leonardo Contesini

Confira os melhores posts da semana no FlatOut!

Leonardo Contesini
error: Direitos autorais reservados