A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Motorhead Hillclimb: a beleza brutal de uma das maiores subidas de montanha do Japão

No último dia 18 de novembro aconteceu um evento chamado Motorhead Hill Climb. Mas talvez você não tenha ouvido falar nele, possivelmente porter sido realizado no Japão — como a gente sempre diz, os japoneses parecem querer guardar todas as coisas mais legais para eles. De qualquer forma, isto não impediu que, bem no dia de natal (conhecido como ontem, dia 25) um vídeo matador fosse publicado. Aumente o volume, você não vai se arrepender!

O Motorhead Hill Climb tem esse nome pois é realizado pela revista japonesa Motorhead Magazine, que é focada na cultura automotiva da Terra do Sol Nascente e já nos mostrou algumas coisas bem insana, como aqueles caras que usam protótipos Le Mans pelas ruas do Japão simplesmente porque podem fazer isso.

Foi o primeiro evento de Hill Climb organizado pela revista, e o local escolhido não poderia ser melhor. Trata-se da clássica Hakone Turnpike, uma estrada particular que fica a cerca de 60 km de Tóquio e consiste em 16 km de curvas sinuosas, subidas e declives que, desde a década de 1960, formam um verdadeiro playground para qualquer entusiasta.

Nada como um passeio com um Honda NSX preparado para conhecer o lugar, não é mesmo?

Normalmente o lugar é usado na calada da noite por pilotos de rua que quase sempre têm carros preparados e muita técnica, mas continuam sujeitos a problemas com a lei ao praticar suas touges.

O que a Motorhead fez foi promover um touge dentro da lei: a estrada foi fechada exclusivamente para eles, que levaram para Hakone alguns dos melhores pilotos e carros do Japão. O resultado é de encher olhos e ouvidos — sério.

Não é um espetáculo? De cara, vemos o BMW Z4 da equipe Team Studie, com o piloto Seiji Ara ao volante. O carro compete na Super GT japones, categoria que até 2005 era conhecida como JGTC ou All Japan Grand Touring Car Championship e foi o palco onde o Skyline GT-R demonstrava suas habilidades na década de 1990.

studie-620x324b

Ara diz que, embora seja um carro feito para circuitos fechados no Japão, o Z4 fica extremamente à vontade no asfalto sinuoso de Hakone Turnipike. E ele diz o mesmo do GT40 da preparadora M’S Vantec: “ambos são muito bons de guiar e muito rápidos”. Contudo, o GT40 (não fica claro se é uma réplica) é muito mais arisco e violento — e por isso mesmo a tocada foi mais tranquila.

O vídeo ainda mostra o épico Nissan GT-R da Trust Drift Racing, a equipe de drift oficial da Toyo Tires. Até agosto deste ano era a Toyo quem realizava eventos em Hakune Turnpike, em uma parceria com os administradores da estrada que vinha desde 2007. Naturalmente, a abordagem dos caras envolve menos aderência e muito mais fumaça de pneu… como você pode ver no vídeo abaixo, feito no mesmo dia, com destaque apenas ao Godzilla em questão:

Dezenas de outros carros aceleraram no Motorheaad Hill Climb. No vídeo ainda aparecem outro GT-R (preparado pela HKS para render 600 cv) e um par de Subaru WRX STI da Arai Motorsports — uma pequena amostra da diversidade de carros, roncos e pilotos do evento. É uma pena que seja praticamente impossível encontrar mais detalhes mas, de acordo com o Speedhunters, a edição de janeiro terá uma matéria especial com a cobertura do evento.

Algum leitor do Japão está disposto a conseguir um exemplar e contar todos os detalhes para a gente?

[ Dica do leitor Kenji Ashimi ]

Matérias relacionadas

AE86 vs. GT86: Keiichi Tsuchiya coloca o clássico e o novato para brigar nas montanhas

Dalmo Hernandes

Este Mercedes-Benz 500SL queria ser um Toyota Supra… e conseguiu!

Dalmo Hernandes

Quando os engenheiros da Audi construiram um Quattro de motor central… que a própria Audi mandou destruir

Leonardo Contesini