A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

MTX Tatra V8 é o melhor supercarro tcheco do mundo – e provavelmente o único

Pense em todas as fabricantes europeias de supercarros que você conhece. Boa parte delas é italiana (Ferrari, Lamborghini), algumas são britânicas (Aston Martin), há uma ou outra francesas (Bugatti) e algumas têm origem mista (como a Pagani, cujo fundador é um argentino radicado na Itália). Agora, quantos supercarros que você conhece vieram, sei lá… da República Tcheca? Nós conhecemos ao menos um: o MTX Tatra.

Se o nome não lhe é estranho, há uma boa razão: a Tatra é uma das mais antigas fabricantes de automóveis do mundo — foi fundada em 1850, quando começou a fabricar carruagens para cavalos. Em 1891 a empresa passou a fabricar vagões ferroviários e, naquele mesmo ano, seu fundador, Ignác Šustala, morreu.

O então diretor técnico da Tatra, Hugo Fischer von Roeslerstamm, assumiu a empresa a partir dali e, em 1897, comprou um dos primeiros automóveis desenvolvidos por Karl Benz na Alemanha. Inspirado por ele, projetou o Tatra Präsident — uma “carruagem sem cavalos” que, em muitos aspectos, lembra o Patent-Motorwagen de Benz.

U_57_888460904442_1941TatraT87_01_1500

Começava ali a história automotiva da Tatra que, em 1936, daria ao mundo o carro que inspirou o Dr. Ferdinand Porsche na hora de desenhar o Fusca: o Tatra T97 — um sedã com um boxer de quatro cilindros refrigerado a ar pendurado na traseira, compartimentos de bagagem na dianteira e atrás do banco traseiro, espaço para cinco pessoas e a inconfundível silhueta arredondada que, na mesma época, foi vista nos primeiros protótipos do Carro do Povo.

Os motores refrigerados a ar se tornaram a marca registrada da Tatra que, nos anos que se seguiram, se tornou uma fabricante de caminhões — seus brutos estão entre os mais populares da Europa e até hoje usam, entre outros, os motores V8, V10 e até um V12 de 19 litros (!) refrigerados a ar. E é sobre um supercarro com motor “a ar” da Tatra que vamos falar agora, depois desta micro-aula sobre a história da empresa.

tattra-v8 (3)

A verdade é que a Tatra deixou de fabricar carros de passeio em 1999, quando o T700 — um sedã com um V8 aircooled na traseira — saiu de linha. Antes disso, porém, a marca ajudou a conceber e produzir o carro mais rápido da história tcheca: o MTX Tatra V8.

De cara dá para decifrar metade do nome: o MTX Tatra V8 era movido por um V8 Tatra. Mas e o “MTX”?

“MTX” é uma forma de abreviar Metalex, o nome de uma companhia tcheca que começou em 1969 fabricando monopostos de competição e, ao longo das décadas, passou a produzir modelos de rua baseados em carros da Skoda e da Lada. Em 1991, veio a parceria com a Tatra — que em essência forneceu apenas o motor, mas acabou se tornando o nome que deu fama ao carro. Uma fama moderada, porque pouquíssimas pessoas o conhecem.

tattra-v8 (1)

O motor em questão é um V8 refrigerado a ar (claro) de 3,9 litros capaz de entregar respeitáveis 306 cv, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. OK, não era muito, mas era o suficiente para chegar aos 100 km/h em 5,7 segundos com máxima de 240 km/h (há fontes que falam em mais de 260 km/h, mas não seríamos tão otimistas.

O visual do carro, de autoria do designer tcheco Václav Král, é totalmente anos 90: formas arredondadas, portas que abrem para cima, faróis escamoteáveis e cabine deslocada para a frente. O MTX Tatra V8 deve ter causado uma boa impressão quando foi apresentado no Salão do Automóvel de Praga em outubro de 1991, pois cerca de 200 pessoas o encomendaram. Como não tinha capacidade para fabricar tantos em pouco tempo, a MTX decidiu produzir uma série inicial de 100 unidades.

tattra-v8 (4)

Acontece que, destas, só cinco chegaram a ser produzidas — logo nos primeiros estágios da produção, a fábrica da MTX pegou fogo e perdeu boa parte do ferramental, tornando a sequência da fabricação inviável.

Os cinco carros estão espalhados pelo mundo: dois na República Tcheca (um deles em um museu, outro com um colecionador particular), um na Alemanha, um nos EUA e um na Itália — dizem que com entre-eixos aumentado e um motor Porsche no lugar do V8 Tatra original. Parece interessante…

tatra (5)

E isto é tudo o que se sabe sobre o MTX Tatra V8 — o primeiro e único supercarro tcheco do planeta… que seria ainda mais desconhecido se não tivesse aparecido no gigantesco clipe de 34 minutos para a música Runaway, lançada em 2010 pelo megalomaníaco rapper Kanye West.

 

 

Matérias relacionadas

Novo Ka nas ruas, Suzuki Swift no Brasil, um rat rod Lamborghini e mais!

Leonardo Contesini

Shorty Bus: afinal, por que tanta gente gosta de encurtar a Kombi?

Dalmo Hernandes

Este cara transformou dois motores 1JZ em um V12 biturbo — e vai usá-lo em um monoposto de rua!

Dalmo Hernandes