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Mundo brutal a céu aberto: veja a construção do primeiro RWB Targa pelo próprio Akira Nakai

Akira Nakai está de volta. Ele aparentemente tem andado ocupado acelerando nas pistas e trabalhando em suas novas oficinas ao redor do mundo, mas tudo indica que foi por um ótimo motivo: ele esteve nos EUA preparando o primeiro RWB Targa já feito. E esse vídeo dos caras da Road & Rides mostram todo o processo.

Os puristas vão à loucura – Jack Baruth, do site Truth About Cars já deixou claro que não gosta e não concorda com o trabalho de Nakai — mas a menos que você seja muito preocupado em regular a vida das outras pessoas, é impossível não admirar a qualidade da preparação e a dedicação de Nakai aos Porsche clássicos.

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Claro, tudo isso poderia ser uma questão meramente estética – a cultura japonesa tem um ar cool, que mistura psicodelia e paixão em medidas iguaos, que é perfeito para quem se preocupa mais com o estilo do que com o desempenho. Mas não é só isso: Akira desenvolveu sua receita nas pistas e ruas ao longo de vinte e poucos anos. O cara sempre esteve na vanguarda de todos os movimentos de cultura automotiva do oriente: quando o drifting explodiu na virada dos anos 80 para os 90, ele estava lá, soltando a traseira de seu AE86 nas noites japonesas. Depois, quando os track days começaram a aparecer, lá estava ele de volta, agora com um Porsche 911 acelerando em Tsukuba, Motegi e Suzuka nos eventos “Idlers”.

Assim, o cara se tornou uma espécie de ícone mundial para os fãs do 911. Se Jeremy Clarkson quase arruinou a reputação do carro com aquele papo de “motor pendurado” e “dinâmica terrível” e “design preguiçoso”, Nakai trouxe os gearheads de volta para o cupê de Stuttgart usando o elemento mais valorizado nesses tempos multimídia: a estética. Da mesma forma que os Strokes conquistaram uma legião de fãs por seu visual descolado que acompanhava um sonzinho bacana, Nakai adaptou as qualidades do Porsche a uma estética agressiva, com pneus slick e bodykit racer para dizer “ei, esse carro é legal para c*****”!

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Com o sucesso veio a demanda: de repente, centenas de fãs da Porsche decidiram que precisavam de um RWB e Nakai viu a oportunidade de expandir seus negócios — e o culto ao 911 — abrindo oficinas RWB em outros países. Um desses lugares são os EUA, onde Akira acaba de construir seus dois primeiros RWB com sotaque redneck. A receita é quase sempre a mesma: um Porsche 930, 964 ou 993 alargado com bodykit, rodas imensas e outras pequenas alterações. Desta vez, contudo, ele decidiu se inspirar nas avenidas ensolaradas da Califórnia e, em vez de usar um 964 cupê, o modelo escolhido foi um 964 Targa – o primeiro RWB sem teto.

Esse vídeo abaixo mostra o processo de construção do modelo, que ganhou um belo spoiler “ducktail” além das tradicionais modificações da RWB. O resultado talvez seja previsível — até por que recheamos o post com fotos dele pronto –, mas é no processo de construção e na formação da estética do carro que vemos a admiração do preparador pelo modelo.