FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Muscle cars e gaiolas com motor V8 subindo montanhas? Animal!

Todo mundo aqui conhece o Pikes Peak International Hillclimb, a famosíssima prova de subida de montanha que acontece todos os anos desde 1916 (ou seja, o ano que vem marca o centenário da prova). Tradicionalmente, Pikes Peak (PPIHC) é uma das provas de hillclimb mais importantes do planeta — e uma das mais empolgantes, também. Afinal, como não ficar louco com bólidos de 1.000 cv acelerando em direção às nuvens?

Acontece que o PPIHC não é o único evento de subida de montanha que acontece no Colorado. Paralelamente, uma organização chamada Colorado Hill Climb Association (CHCA) realiza um campeonato de subida de montanha com cinco etapas espalhadas ao longo do ano. Os carros que participam são bem mais modestos que, digamos, o Suzuki Escudo Pikes Peak, mas isto não significa que sejam carros fracos ou sem graça. Muito, muito pelo contrário!

Vamos colar este vídeo aqui só porque falamos no Escudo

Muscle cars, motocicletas, quadriciclos e gaiolas que parecem monopostos de Fórmula 1 dos anos 80 transformados em carros de rali são só algumas das máquinas que participam da competição, que também recebe outros tipos de veículos. O vídeo abaixo, gravado em julho deste ano, mostra bem o que estamos querendo dizer:

Vai dizer que não é animal? Claro que é!

A CHCA é bem mais recente que a subida de montanha de Pikes Peak, ainda que isto não signifique que se trata de um campeonato recente: a primeira edição foi realizada em 1971, e a associação tem orgulho de dizer que há alguns pilotos que participam todos os anos desde então. O mais bacana é que a CHCA foi criada para estimular competições regionais, e continua assim depois de todos estes anos: no underground do automobilismo, contando com o apoio de empresas locais e estimulando a economia das cidades nos arredores dos trajetos.

chca (4)

E isto também vale para as equipes: é tudo muito organizado, mas estamos falando de uma competição acessível. Desde que seu carro atenda ao regulamento, com gaiola de proteção e equipamentos de segurança — e, claro, se encaixe em alguma das categorias —, você está pronto para participar. Ou seja, você não vai ver um Peugeot 208 T16 de mais de 900 cv rasgando a estrada, mas certamente verá muscle cars sem faróis, com peso aliviado, gaiola de proteção e motores V8 preparados berrando montanha acima.

Aliás, um dos detalhes mais bacanas das subidas de montanha no Colorado é o piso: diferente de Pikes Peak, que foi totalmente asfaltada nos últimos anos por questões de segurança, as estradas onde são realizadas as provas da CCHA continuam sendo de terra e areia. A poeira que é levantada certamente dá outra atmosfera às provas.

12096488_634466203361877_2359006512749955185_n 12122905_634462136695617_1158406352065439279_n

A principal competição da temporada, que acontece entre maio e setembro de 2015, é a Land’s End Hillclimb. A prova fica bem no meio do calendário, e a mais conhecida de todas. Realizada pela primeira vez em 1940, com uma pausa entre 1942 e 1982, a Land’s End Hillclimb acontece na cidade de Grand Mesa, no Colorado.

De qualquer forma, o que se vê em qualquer uma das etapas é igualmente bacana: além dos cerca de 40 carros que participam da divisão profissional, outras dezenas de veículos se inscrevem como amadores. Acidentes são comuns a todos — afinal, profissionais e pilotos de fim de semana estão acelerando por curvas traiçoeiras na beira de um penhasco! E, como você deve ter imaginado, as trapalhadas entretém tanto quanto a corrida em si.

chca (5)

Especialmente sabendo que o piloto saiu andando deste aqui!

 

O campeonato da CHCA acontece apenas durante os meses quentes nos EUA — isto é, de maio a setembro. Ou seja, a próxima temporada só começa de verdade daqui a alguns meses, o que é uma pena. Sendo assim, vamos assistir a mais alguns vídeos enquanto esperamos. Que tal?

Matérias relacionadas

Este cara transformou dois motores 1JZ em um V12 biturbo — e vai usá-lo em um monoposto de rua!

Dalmo Hernandes

Micro Bangers: destruindo hatchbacks europeus na nossa nova categoria europeia insana favorita

Dalmo Hernandes

Como é feito o maior e mais potente motor a diesel do mundo

Dalmo Hernandes