FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos Eventos

Muscle Tour: a tropa de V8 se reune mais uma vez em SP – veja nossa mega galeria!

Nos dê um bom motivo para acordar às cinco da manhã em um domingo e fritar três horas sob o sol escaldante do interior de São Paulo. Na verdade, 183 deles. Cada motivo destes tem oito cilindros, comando no bloco, pistões largos como latas de refrigerante e boa parte deles, com marcha lenta descompassada como a introdução de Hot For Teacher, de Van Halen.

Estamos em mais uma edição do Muscle Tour (veja aqui como foi a edição anterior) – o épico passeio de V8s que cresce em proporções de motor stroker a cada edição. Com quase 80% a mais de veículos presentes (!) em relação à edição anterior, desta vez a rota da road trip foi pela rodovia dos Bandeirantes, até o posto Graal do quilômetro 125.

[ Dica: clique nas fotos para ampliá-las em alta! ]

muscle-tour-flatout-juliano-barata-49muscle-tour-flatout-juliano-barata-50

Como já se transformou em tradição no MT, tivemos um enorme mix de marcas, modelos e estilos – incluindo veículos bastante raros no Brasil, como dois Plymouth ‘Cuda (um deles, Hemi!), Corvette C1, Camaro 1969, Dodge Challenger 1971 e Pontiac Firebird 1970. E se você achou que só tinha carro antigo, engano seu: além dos diversos Camaro de quinta geração e de um raro Mustang Boss 302 Laguna Seca, fomos honrados com a brutal dupla abaixo – ZR1 e SRT-10. Precisa dizer algo mais?

muscle-tour-flatout-juliano-barata-10 muscle-tour-flatout-juliano-barata-9

Desta vez, tive o prazer de ir de carona – bem como o de acelerar – o Maverick GT 1974 do amigo de longa data Silvio Dantas. Um carro preparado com tudo do melhor, câmbio de cinco marchas, relação de diferencial agressiva, comando mecânico brabo e uma senhora garrafa de nitro no porta-malas. Ficou com vontade de vê-lo em ação? Vamos produzir uma matéria caprichada com este carro em breve. Aguarde!

muscle-tour-flatout-juliano-barata-149

O primeiro ponto de encontro foi o posto do Frango Assado, no km 34. Não era nem oito da manhã ainda quando os primeiros grupos de muscle cars chegaram. Sempre em hordas de cinco, dez, trinta, quarenta carros de uma vez. Com muito barulho, mas sempre com respeito aos demais transeuntes. Neste primeiro ponto já sabíamos que seria o maior Muscle Tour até então: e não apenas 183 carros, mas 132 kg de alimentos foram arrecadados para a instituição de caridade Maria Benta.

muscle-tour-flatout-juliano-barata-1 muscle-tour-flatout-juliano-barata-14 muscle-tour-flatout-juliano-barata-13 muscle-tour-flatout-juliano-barata-12 muscle-tour-flatout-juliano-barata-11 muscle-tour-flatout-juliano-barata-8 muscle-tour-flatout-juliano-barata-7 muscle-tour-flatout-juliano-barata-6 muscle-tour-flatout-juliano-barata-5 muscle-tour-flatout-juliano-barata-4 muscle-tour-flatout-juliano-barata-3 muscle-tour-flatout-juliano-barata-2

Depois de cerca de 20 minutos no primeiro ponto de encontro, partimos para a estrada.

 

Hit the road!

Acredite: poucas coisas são mais empolgantes do que partir para a rodovia em um grupo de muscle cars. Não apenas pelo empolgante rufar da música mecânica emanada pela pulsação sincopada de diversos oito cilindros em sinfonia… Mas também pela profusão de todas as cores que os executivos de colarinho branco cortaram das paletas dos automóveis – e por linhas de carroceria cheias de personalidade, sem nenhuma preocupação em agradar todos os mercados do mundo ao mesmo tempo. E, bem, sem muita preocupação com a segurança passiva também.

Repentinamente, estamos de volta ao fim dos anos 60, começo dos anos 70. É uma experiência mágica, que fiz questão de registrar conforme as possibilidades – fotografar com quase 300 mm de zoom a bordo de um V8 despejando quase 400 cv na estrada com sede de velocidade não é exatamente uma tarefa estável.

muscle-tour-flatout-juliano-barata-16muscle-tour-flatout-juliano-barata-17muscle-tour-flatout-juliano-barata-18muscle-tour-flatout-juliano-barata-19muscle-tour-flatout-juliano-barata-20muscle-tour-flatout-juliano-barata-21muscle-tour-flatout-juliano-barata-22muscle-tour-flatout-juliano-barata-23muscle-tour-flatout-juliano-barata-24muscle-tour-flatout-juliano-barata-25muscle-tour-flatout-juliano-barata-26muscle-tour-flatout-juliano-barata-27muscle-tour-flatout-juliano-barata-28muscle-tour-flatout-juliano-barata-29muscle-tour-flatout-juliano-barata-30muscle-tour-flatout-juliano-barata-31muscle-tour-flatout-juliano-barata-32muscle-tour-flatout-juliano-barata-33muscle-tour-flatout-juliano-barata-34muscle-tour-flatout-juliano-barata-35muscle-tour-flatout-juliano-barata-36muscle-tour-flatout-juliano-barata-37muscle-tour-flatout-juliano-barata-38muscle-tour-flatout-juliano-barata-39muscle-tour-flatout-juliano-barata-40muscle-tour-flatout-juliano-barata-42muscle-tour-flatout-juliano-barata-43muscle-tour-flatout-juliano-barata-44muscle-tour-flatout-juliano-barata-45muscle-tour-flatout-juliano-barata-47muscle-tour-flatout-juliano-barata-48muscle-tour-flatout-juliano-barata-46

Embora tenha ficado bacana, não fazia parte dos planos fotografar a chegada dos carros no último pedágio. Isso aconteceu porque tivemos de dar uma encostadinha no acostamento com o Maverick, pois a haste de regulagem da embreagem resolveu nos deixar sem o terceiro pedal. O mecânico de Silvio, Edu Lioi (Pedrinho Racing), ficou bem para trás e demorou para nos socorrer, pois ele deu uma força para outros carros que pararam no meio do caminho.

Se isso atrapalhou um pouco as fotos, pois fiquei sem tempo para fotografar diversos carros que chegaram no ponto final de encontro e saíram mais cedo, por outro lado serviu para vermos o lado mais bacana do Muscle Tour – um que não aparece nestas fotos ou nos vídeos, mas que é muito precioso: o elo de comunidade. Na volta topamos com alguns outros carros parados e fizemos questão de ajudar. Carros antigos são assim… um maremoto de alegrias que contagiam todos à volta (quantas não foram as simpáticas buzinadas que recebemos), mas sempre acontecem imprevistos. E você nunca está sozinho.

Ficamos honrados pelo fato de o FlatOut fazer parte desta comunidade.

 

Ponto final de encontro

Cerca de uma hora depois, chegamos ao Graal 125, que mais parecia um meet norte-americano. Uma overdose de cores, contrastando com o céu trincando de azul, sem nenhuma nuvem no céu. O vídeo abaixo, feito por João Siciliano, da JS Veículos Antigos, tem várias imagens aéreas feitas com drone. Vale conferir.

Deguste sem moderação (e não esqueça de clicar para ampliar!) as fotografias que registrei no ponto final de encontro!

muscle-tour-flatout-juliano-barata-51muscle-tour-flatout-juliano-barata-52muscle-tour-flatout-juliano-barata-53muscle-tour-flatout-juliano-barata-54muscle-tour-flatout-juliano-barata-55muscle-tour-flatout-juliano-barata-56muscle-tour-flatout-juliano-barata-57muscle-tour-flatout-juliano-barata-58muscle-tour-flatout-juliano-barata-59muscle-tour-flatout-juliano-barata-60muscle-tour-flatout-juliano-barata-61muscle-tour-flatout-juliano-barata-62muscle-tour-flatout-juliano-barata-63muscle-tour-flatout-juliano-barata-64muscle-tour-flatout-juliano-barata-65muscle-tour-flatout-juliano-barata-66muscle-tour-flatout-juliano-barata-67muscle-tour-flatout-juliano-barata-68muscle-tour-flatout-juliano-barata-69muscle-tour-flatout-juliano-barata-70muscle-tour-flatout-juliano-barata-71muscle-tour-flatout-juliano-barata-72muscle-tour-flatout-juliano-barata-73muscle-tour-flatout-juliano-barata-74muscle-tour-flatout-juliano-barata-75muscle-tour-flatout-juliano-barata-76muscle-tour-flatout-juliano-barata-77muscle-tour-flatout-juliano-barata-78muscle-tour-flatout-juliano-barata-80muscle-tour-flatout-juliano-barata-81muscle-tour-flatout-juliano-barata-79muscle-tour-flatout-juliano-barata-82muscle-tour-flatout-juliano-barata-83muscle-tour-flatout-juliano-barata-84muscle-tour-flatout-juliano-barata-85muscle-tour-flatout-juliano-barata-86muscle-tour-flatout-juliano-barata-87muscle-tour-flatout-juliano-barata-88muscle-tour-flatout-juliano-barata-89muscle-tour-flatout-juliano-barata-90muscle-tour-flatout-juliano-barata-91muscle-tour-flatout-juliano-barata-92muscle-tour-flatout-juliano-barata-93muscle-tour-flatout-juliano-barata-94muscle-tour-flatout-juliano-barata-95muscle-tour-flatout-juliano-barata-96muscle-tour-flatout-juliano-barata-97muscle-tour-flatout-juliano-barata-98muscle-tour-flatout-juliano-barata-99muscle-tour-flatout-juliano-barata-100muscle-tour-flatout-juliano-barata-101muscle-tour-flatout-juliano-barata-102muscle-tour-flatout-juliano-barata-103muscle-tour-flatout-juliano-barata-104muscle-tour-flatout-juliano-barata-105muscle-tour-flatout-juliano-barata-106muscle-tour-flatout-juliano-barata-107muscle-tour-flatout-juliano-barata-108muscle-tour-flatout-juliano-barata-109muscle-tour-flatout-juliano-barata-110muscle-tour-flatout-juliano-barata-111muscle-tour-flatout-juliano-barata-112muscle-tour-flatout-juliano-barata-113muscle-tour-flatout-juliano-barata-114muscle-tour-flatout-juliano-barata-115muscle-tour-flatout-juliano-barata-116muscle-tour-flatout-juliano-barata-117muscle-tour-flatout-juliano-barata-118muscle-tour-flatout-juliano-barata-119muscle-tour-flatout-juliano-barata-120muscle-tour-flatout-juliano-barata-121muscle-tour-flatout-juliano-barata-122muscle-tour-flatout-juliano-barata-123muscle-tour-flatout-juliano-barata-124muscle-tour-flatout-juliano-barata-125muscle-tour-flatout-juliano-barata-126muscle-tour-flatout-juliano-barata-127muscle-tour-flatout-juliano-barata-128muscle-tour-flatout-juliano-barata-129muscle-tour-flatout-juliano-barata-130muscle-tour-flatout-juliano-barata-131muscle-tour-flatout-juliano-barata-132muscle-tour-flatout-juliano-barata-133muscle-tour-flatout-juliano-barata-134muscle-tour-flatout-juliano-barata-135muscle-tour-flatout-juliano-barata-136muscle-tour-flatout-juliano-barata-137muscle-tour-flatout-juliano-barata-138muscle-tour-flatout-juliano-barata-139muscle-tour-flatout-juliano-barata-140muscle-tour-flatout-juliano-barata-141muscle-tour-flatout-juliano-barata-142muscle-tour-flatout-juliano-barata-143

 

Muscle Tour no 1º encontro oficial do FlatOut!

Se você tem um V8, seja clássico ou moderno, original ou preparado, fique ligado: o Muscle Tour organizará um passeio especial para se juntar conosco no primeiro encontro oficial do FlatOut, que acontecerá no dia 3 de dezembro (sábado), das 14:30 às 19:00, no Box 54, em Araçariguama (acesso pela saída 54 da rod. Castelo Branco, SP). Para se juntar a eles, caro V8teiro, entre no grupo Muscle Tour ou mande um e-mail para [email protected] (caso queira acompanhá-los no Instagram, o perfil é @muscletour)

Para entrar no Box54, é necessário que você compre uma entrada on-line (R$ 25/pessoa): clique no pôster abaixo para acessar.

FlatOut Meet - Cartaz

O FlatOut Sunset Meet será um encontro composto de grande mix de culturas, como é o DNA do FlatOut: muscle cars, japoneses, europeus e nacionais, antigos e modernos, originais e preparados. Também teremos uma série de atrações no local, como food trucks, música, simuladores de corrida e até alguns carros da Old Stock! Vai ser um encontro daqueles, mas com espírito garagista, despretensioso, como um grande encontro de posto.

Ainda esta semana traremos outros posts com mais informações. E não pense que a road trip para o nosso encontro é apenas para quem tem carro antigo. A turma de esportivos modernos, hot hatches e afins contará com uma edição especialíssima dos nossos amigos do Race.To (clique aqui para mais informações e/ou se juntar à eles) – teremos um post muitíssimo em breve falando a respeito deste passeio e detalhando o nosso evento.

 

★INFORMAÇÕES
– Data: 3 de dezembro – Sábado
– Horário: das 14:30 às 19:00
– Local: Box54, no km 54 da rod. Castelo Branco (Araçariguama, SP)
– É indispensável apresentar na entrada o ingresso recebido por e-mail, seja impresso ou em dispositivo móvel, mais um documento de identificação com foto
– Entrada: R$ 25 por pessoa (vendas ***somente on line***)
– Link p/ compra: https://www.sympla.com.br/flatout-sunset-meet-1__102012
– Link da página do evento: https://www.facebook.com/events/1075506505902160/

Matérias relacionadas

Este senegalês construiu sozinho um carro “esportivo” usando só peças de sucata

Dalmo Hernandes

Além do Escort XR3: os outros modelos XR da Ford

Dalmo Hernandes

Por que o Porsche 918 Spyder tem as saídas de escape em cima do motor?

Dalmo Hernandes