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Car Culture

Museo Bertone: todos os conceitos, protótipos e modelos de produção do estúdio italiano serão leiloados

Em 11 de junho de 2015, falamos dos protótipos da Ferrari que nunca chegaram à produção ou que tiveram uma muito limitada (e não realizada pela marca do cavalinho). Entre eles está a Ferrari 308 GT Rainbow, atualmente no Museo Bertone, o acervo histórico do famoso estúdio de design. Pelo menos até 14 de setembro, quando tanto ela quanto todos os demais 78 carros do museu, assim como a própria marca, serão colocados em leilão.

Contamos a história da iminência da falência do estúdio em março de 2014, assim como a declaração final de que realmente não haveria salvação para ele, em julho do mesmo ano. Um negócio de partir o coração de qualquer um que seja apaixonado por automóveis. Só de imaginar qual pode ser o futuro do estúdio já dá calafrios, mas pelo menos o acervo do museu parece ter um destino mais garantido.

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Tudo por conta de uma lei italiana de 22 de setembro de 2011. Segundo ela, qualquer coleção de museu não pode ser desmembrada nem vendida ao exterior. Para ter um, é preciso ter todos. E o lance mínimo por todo o lote foi estabelecido em 1.059.940 euros, ou por 30% a menos do que a soma de todos os modelos daria, segundo a avaliação dos leiloeiros. Se o valor integral dos carros permanecer, a coleção será arrematada por 1.514.200 euros. Detalhe: quem comprar também não poderá vender os carros individualmente. Ou vende todos juntos ou não vende nenhum, o que ajuda a afastar especuladores. O que está à venda é a coleção. E ela é indivisível.

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Só não dá para entender como chegaram neste valor ridiculamente baixo. Somente o Lamborghini Miura S da coleção já vale tudo isso. Se não valer mais. Talvez pelo estado de conservação dos veículos. Muitos precisam de restauração por estar há anos parados. Uma revisão na mecânica é o mínimo indispensável — assim como um prédio de pelo menos mil metros quadrados. Quem quiser adotar o Museo Bertone terá de ter bolsos fundos e cheios.

Quem quiser conferir mais sobre o leilão pode visitar o site www.sivag.com, que traz os dados do leilão. Eles falam em 79 carros, mas só conseguimos encontrar informação de 78, assim como as fotos. A marca Bertoni tem um preço maior: 3 milhões de euros. Também é pouco para algo tão importante, em nossa humilde opinião.

Conheça a seguir 78 dos 79 carros que compõem a coleção, em ordem alfabética:

Alfa Romeo 2600 Sprint (de série, 1964, 9.000 euros)

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Alfa Romeo Bella (protótipo, 1999, 22.000 euros)

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Alfa Romeo Giulia Sprint 1600 (de série, 1963, 12.000 euros)

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Alfa Romeo Giulia SS (de série, 1963, 20.000 euros)

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Alfa Romeo GT Cabrio (protótipo, 2005, 9.000 euros)

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Alfa Romeo GT (protótipo, 2004, 2.000 euros)

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Alfa Romeo Montreal (de série, 1972, 12.000 euros)

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Aston Martin Jet 2 (protótipo, 2004, 130.000 euros)

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Bertone Barchetta (protótipo, 2007, 10.000 euros)

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Bertone Birusa (protótipo, 2003, 110.000 euros)

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Bertone Bliz (protótipo, 1992, 9.000 euros)

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Bertone Bliz (protótipo, 1992, 4.000 euros)

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Bertone Freeclimber 2 (protótipo, 1992, 3.000 euros)

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Bertone Freeclimber (protótipo, 1990, 2.000 euros)

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Bertone Karisma (Porsche) (protótipo, 1994, 40.000 euros)

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Bertone Runabout (protótipo, 1969, 32.000 euros)

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Bertone Rush (protótipo, 1992, 1.000 euros)

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Bertone Shake (protótipo, 1970, 12.000 euros)

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Bertone Slim (chassi, 2000, 1.500 euros)

Bertone Slim (protótipo, 2000, 4.800 euros)

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Bertone Slim (mockup, 2000, 1.000 euros)

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Bertone Suagnà (protótipo, 2003, 9.000 euros)

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Bertone Fiat 127 Village (protótipo, 1974, 2.000 euros)

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Bertone X1/9 (de série, 1992, 2.400 euros)

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Bertone Z.E.R. (Zero Emission Record) (mockup, 1994, 40.000 euros)

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Bertone Z.E.R. (de série, 1994, 8.000 euros)

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BMW C1 (de série, 1999, 1.000 euros)

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BMW Pickster (protótipo, 1998, 32.000 euros)

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Cadillac Villa (protótipo, 2005, 30.000 euros)

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Chevrolet Nivola (protótipo, 1990, 80.000 euros)

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Chevrolet Ramarro (protótipo, 1984, 80.000 euros)

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Chrysler France Shake (protótipo, 1970, 5.000 euros)

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Citroën Camargue (protótipo, 1972, 24.000 euros)

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Citroën XM (de série, 1990, 850 euros)

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Citroën Zabrus (protótipo, 1986, 12.000 euros)

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Ferrari 308 GT4 (de série, 1978, 15.000 euros)

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Ferrari 308 GT Rainbow (protótipo, 1976, 48.000 euros)

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Fiat 128 (protótipo, 1969, 4.000 euros)

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Fiat 850 Spider (de série, 1968, 3.200 euros)

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Fiat Dino Coupé (de série, 1970, 12.000 euros)

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Fiat Enduro Raid (protótipo, 1996, 1.000 euros)

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Fiat Enduro (protótipo, 1996, 2.000 euros)

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Fiat Punto Cabrio (de série, 2000, 2.400 euros)

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Fiat Punto Racer (protótipo, 1994, 9.000 euros)

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Fiat Ritmo Cabrio (de série, 1986, 2.400 euros)

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Fiat X1/9 Alcan ASV (protótipo, 1986, 5.000 euros)

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Fiat X1/9 Allungata (protótipo, 1981, 2.400 euros)

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Fiat X1/9 Spider (protótipo, 1987, 2.400 euros)

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Fiat X1/9 (de série, 1977, 3.200 euros)

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Fiat/Lancia X1-10 (protótipo, anos 1980, 1.000 euros)

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GM Carousel (protótipo, 2004, 1.000 euros)

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Jaguar Ascot Coupé (protótipo, 1977, 28.000 euros)

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Jaguar B99 (protótipo, 2011, 100.000 euros)

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Jaguar B99 GT (protótipo, 2011, 50.000 euros)

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Lamborghini Countach (de série, 1987, 55.000 euros)

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Lamborghini Espada (de série, 1970, 10.000 euros)

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Lamborghini Genesis (protótipo, 1988, 40.000 euros)

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Lamborghini Miura S (de série, 1967, 140.000 euros)

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Lancia Kayak (protótipo, 1995, 1.000 euros)

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Lancia Kayak (protótipo, 1995, 15.000 euros)

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Lancia Stratos HF (de série, 1975, 100.000 euros)

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Lotus Emotion (protótipo, 1991, 2.000 euros)

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Mini Cooper S (de série, 2006, 9.000 euros)

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NSU Trapeze (protótipo, 1973, 40.000 euros)

Opel Astra Cabrio 20 (de série, 1992, 2.400 euros)

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Opel Astra Cabrio (de série, 2000, 3.000 euros)

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Opel Astra (de série, 2000, 2.400 euros)

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Opel Bici (protótipo, 1999, 500 euros)

Opel Filo (protótipo, 2001, 14.000 euros)

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Opel Kadett Cabrio (de série, 1983, 2.400 euros)

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Opel Slalom (protótipo, 1996, 14.000 euros)

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Saab Novanta (protótipo, 2002, 22.000 euros)

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Simca Coupé 1200 S (de série, 1967, 1.000 euros)

Simca Coupe 1200 S

Skoda Favorit (de série, 1987, 1.000 euros)

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Suzuki Go (protótipo, 1972, 5.000 euros)

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Volvo 780 Coupé (de série, 1990, 5.000 euros)

Volvo 780 Coupe 1990

Volvo 780 Coupé (de série, 1982, 3.000 euros)

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Volvo Tundra (protótipo, 1979, 9.000 euros)

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Dá pena ver algo com tanta história morrer desse jeito, mas resta torcer para que um petrolhead cheio da grana dê bom destino a estes 78 carros tão cheios de significado.

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