A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Mustang Agent 47 Harbinger: um pro-touring à moda antiga feito com o que há de melhor hoje

Uma das coisas mais legais de ser um entusiasta de muscle cars hoje é a existência de empresas como a Dynacorn, que fabrica carrocerias e monoblocos antigos usando materiais e tecnologias modernos. Já falamos sobre eles aqui, mas não mostramos o potencial delas. Agora chegou a hora de fazer isso: este é o Agent 47 Mustang Harbinger que, com, este nome, só pode ser um carro matador, não é?

O Harbinger é um daqueles muscle cars com mecânica clássica — motor V8 preparado e tração traseira, e suspensão totalmente modificada para transformá-lo não só em um devorador de retas, mas em um muscle car que também sabe o que fazer quando a pista muda de direção.

harbinger (7)

A Agent 47 (ou simplesmente A-47) surgiu em 2005, com o objetivo de criar um muscle car com visual antigo, porém tudo por baixo atualizado de modo que o padrão de desempenho seja atual. Quão atual? O suficiente para deixar para trás esportivos modernos e que foram feitos para devorar curvas.

Para muscle cars, este tipo de restomod se se chama pro-touring — e o Agent 47 Harbinger é o pro-touring mais fodástico de todos os tempos… nesta semana.

O mais interessante de se trabalhar com carrocerias prontas e modernas, como as da Dynacorn, é o fato de poder concentrar todo o trabalho na mecânica — afinal, a carroceria (no caso, reprodução da de um Mustang 1969) já está ali, nova e resistente, sem precisar de qualquer tipo de restauração. Pode tirar um pouco da graça de quem curte restaurar carrocerias antigas, mas permite, logo de cara, se cuide da parte mais barulhenta e suja de graxa: o motor.

harbinger (11)

Isto não significa, claro, que a carroceria não seja modificada — na verdade, novinha em folha e muito mais resistente, ela é perfeita para isso. Sendo assim, o A-47 Harbinger recebe para-lamas alargados de fibra de carbono e componentes aerodinâmicos (aerofólio, splitter, saias laterais) de fibra de vidro. A razão para isso você já conhece: reduzir peso ao mesmo tempo em que se melhora a aerodinâmica do carro.

Mas o diferencial do Harbinger está nos detalhes: o acabamento é dos mais caprichados, com cada peça feita sob medida encaixada de maneira impecável e um interior racer que não deixa de ser acolhedor, com enormes bancos de couro Recaro com encostos de cabeça “flutuantes” e um painel customizado que segue as linhas básicas do original, porém abriga um cluster com instrumentos AutoMeter, além de pedais de competição e revestimentos de couro e Alcantara por todos os lados. Dando conta da segurança, a Agent 47 instalou no Harbinger uma gaiola de proteção de 12 pontos.

harbinger (16)

O visual não tem frescuras e diz logo a que veio. Este é um carro rápido, com pneus borrachudos e rodas largas, sem emblemas e com filtros de ar cônicos aparentes em cada uma das extremidades da grade. O capô (de fibra de vidro) tem entradas de ar do tipo “ram air”, e o para-choque mantém um desenho clássico e pode ser fabricado em aço ou fibra de carbono, e fica acima de um spoiler dianteiro com dutos que levam ar frios para os freios. Freios que, aliás, são da Willwood, com discos de 14 polegadas e pinças de seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira.

harbinger (8)

Protegendo os freios, o carro usa rodas Forgeline feitas sob medida para a Agent 47, com inspiração nas clássicas Minilites e medidas de 18×9,5 polegadas na dianteira e 18×11 polegadas na traseira. Os pneus são Toyo RA1, mas o cliente pode optar também por um jogo de Nitto NT-01 ou BFG G-Force Rival. Na verdade, este é um dos detalhes mais legais do Harbinger: embora a A47 ofereça as especificações padrão, o cliente pode modificar vários aspectos como os já citados pneus, mas também rodas (desde que tenham diâmetro e offset compatíveis), detalhes de acabamento e até o motor.

harbinger (10)

O interior também traz um console central feito sob medida com os comandos dos faróis, lanternas, limpadores de para-brisa e outras funções do carro, além de um porta-objetos que acomoda perfeitamente seu smartphone e um botão start/stop — afinal, estamos em 2014.

O pacote padrão do Harbinger inclui o motor de V8 Coyote de 302 pol³ (cinco litros) em uma variedade de especificações — uma delas é tem respeitáveis 420 cv. Se não suficiente, você pode optar pelos motores Modular Aluminator, baseados no Coyote, porém com preparação Ford Racing para entregar mais de 500 cv. A transmissão é a Ford T-56, manual de seis marchas.

O mais importante em um projeto pro-touring como este, porém, é a suspensão, e a Agent 47 se orgulha de oferecer um sistema com braços sobrepostos e amortecedores do tipo coilover na dianteira e 3-link na traseira. Os amortecedores podem ser ajustáveis ou não — mais uma vez, fica à escolha do cliente.

harbinger (6)

O detalhe é que o Harbinger é vendido como um chassi rolante, e estes conjuntos de motor e câmbio são opcionais. Sendo assim, você pode comprar o carro sem motor e câmbio e instalar outros, de sua preferência, ou fazer o contrário: levar seu Mustang 1969 para a sede da A47 em Vista, na Califórnia, para que ele seja transformado em um Harbinger. Mas é claro que isso não sai barato: o chassi rolante custa US$ 59.900 (R$ 137 mil, em conversão direta). O valor pode dobrar se você quiser um carro montado.

Dito isso, este é um dos restomods mais legais que já vimos. Ah, você quer saber se ele anda? Claro que anda:

Ele é um daqueles muscle cars que fazem curvas — do tipo que desafia os sentidos e irrita os detratores dos carrões americanos. Nós, como um site de cultura automotiva universal que dá valor a qualquer tipo de veículo sobre rodas, simplesmente adoramos.

harbinger (5)

harbinger (19)

Matérias relacionadas

Sim, algum maluco colocou um motor Honda K20 turbo em um Porsche 911 clássico

Dalmo Hernandes

Quando a Chevrolet achou que um Corvette de quatro portas era uma boa ideia

Dalmo Hernandes

Esta réplica do Shelby Cobra foi feita usando impressão 3D – mas não como você imagina

Dalmo Hernandes