A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Nissan 300ZX Turbo: sua chance de comprar um carro igual ao do ninja Jiraiya

Se você era um moleque distraído pela TV na virada dos anos 80 para os anos 90, é bem provável que tenha assistido às aventuras do guerreiro ninja Jiraiya em sua luta contra contra o mal. Ele era um dos poucos heróis japoneses — senão o único — que não tinha superpoderes, nem supermáquinas para lhe ajudar, e é por isso que seu carro era um 300ZX comum. Tão comum, que encontramos um modelo da mesma época à venda no Brasil.

Os Z-Cars da Nissan começaram a chegar ao Brasil na mesma época que o ninja Jiraiya era transmitido pela TV Manchete. O primeiro deles foi o 300ZX Turbo, que era importado de forma independente e em números bem reduzidos, mas foi só na década passada quando a Nissan passou a trazer oficialmente o 350Z que eles ficaram mais conhecidos por aqui.

No resto do mundo, os Z-Cars têm uma longa história que começou na década de 1970 com os Datsun 240Z e 280Z, que renderam à linha o reconhecimento como esportivos competentes e acessíveis e conquistaram até o ator Paul Newman, que usou um 280ZX nos campeonatos do SCCA.

Nissan-300ZX-Turbo_0006_nissan-300z-turbo-drift-supra-3000gt-eclipse-silvia-skyline-11685-MLB20047157835_022014-O.jpg

A ligação entre os modelos clássicos e aqueles que desembarcaram no Brasil, é a geração Z31, da qual faz parte este 300ZX Turbo anunciado no Mercado Livre. É seguro dizer que ele é o menos lembrado dos Z-Cars, em parte por ter o mesmo nome do seu sucessor, mas também por ser mais conhecido por aqui como “o carro do Jiraiya.

Obviamente isso não faz dele um carro menos competente do que todos os outros que levam o mesmo sobrenome. A receita era a mesma empregada desde 1969 e ainda utilizada pelo atual 370Z: um cupê com motor de seis cilindros na dianteira e tração nas rodas de trás. 

Nissan-300ZX-Turbo_0002_nissan-300z-turbo-drift-supra-3000gt-eclipse-silvia-skyline-11627-MLB20047158450_022014-O.jpg

Neste caso, o motor é um V6 3.0 sobrealimentado por uma turbina Garrett T3 produzindo 0,47 bar de pressão. Com essa configuração, o motor VG produz 204 cv nas versões destinadas ao mercado interno japonês e ao mercado americano, mas considerando a ausência de luzes de posição e daqueles parachoques feiosos dos carros americanos dessa época, este carro é um modelo europeu, que tinha saborosos 245 cv. #ChupaJiraiya!

Nissan-300ZX-Turbo_0005_nissan-300z-turbo-drift-supra-3000gt-eclipse-silvia-skyline-11668-MLB20047157893_022014-O.jpg

Segundo o anúncio, o carro é um modelo targa 1986 e está todo original, com exceção das rodas de 18 polegadas “italianas” (ele não especifica a marca). Sendo um modelo com 28 anos de uso, é bem provável que ele tenha rodado todos os seus 75.000 km em solo Brasileiro.

Por último, mas não menos importante: o preço. Por este esportivo com a cara dos anos 1980, pouco rodado e com jeitão de carro de super-herói o vendedor pede R$ 47.000 à vista, ou R$ 50.000 se você tiver algo para dar em troca. Parece um bom valor para um bom esportivo japonês clássico e em bom estado. O que vocês acham?

Nissan-300ZX-Turbo_0000_nissan-300z-turbo-drift-supra-3000gt-eclipse-silvia-skyline-11610-MLB20047157864_022014-O.jpg

[ Sugestão do post: Giovanni Teixeira / Fotos: MercadoLivre.com.br ]

Matérias relacionadas

O BMW M6 V10 de Nelson Piquet está à venda!

Gustavo Henrique Ruffo

Este Renault Clio 1.6 16v turbo prontinho para track days está à venda!

Dalmo Hernandes

Quer um VW quadrado inteiraço a um preço bacana? Esta Parati 1984 pode ser o que você procura

Dalmo Hernandes