FlatOut!
Image default
Zero a 300

Nissan March dá vexame no Latin NCAP, Porsche 992 e Volkswagen T-Cross flagrados sem disfarces, Citroën inicia a produção do C4 Cactus nacional e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Nissan March recebe uma estrela no Latin NCAP

Depois de obter duas estrelas nos testes do Latin NCAP em 2011 e três em 2016, o Nissan March voltou a ser avaliado pelo programa de segurança latino agora em 2018. Mas em vez de melhorar sua nota, como se esperava, o March conseguiu se sair pior que nos dois primeiros testes.

O modelo produzido no México, em configuração semelhante à do modelo fabricado no Brasil, obteve apenas uma estrela na proteção para adultos e duas na proteção para crianças. Segundo os novos critérios do Latin NCAP, o modelo já chegou ao teste impossibilitado de conquistar mais de três estrelas, uma vez que somente carros equipados com controles eletrônicos de tração e estabilidade podem ir além desta nota.

nissan-march-latin-ncap-2018

No teste de impacto frontal, o Latin NCAP explicou que o ocupante adulto sofre alta compressão frontal do peito, e observou que a estrutura do veículo se mostrou instável. No teste impacto lateral, ao qual o March foi submetido pela primeira vez, a proteção para o tórax é apenas “marginal” devido a “uma penetração importante na estrutura, apesar da proteção nas portas”, segundo o Latin NCAP. Com isso, a nota do modelo acabou reduzida a uma única estrela.

Aqui é importante observar que o modelo brasileiro é equipado com ABS e alerta sonoro de afivelamento do cinto de segurança, o que conta na pontuação do Latin NCAP, o que significa seu desempenho talvez pudesse ser melhor que o do March mexicano.

 

Volkswagen T-Cross se exibe sem disfarces

VW-T-Cross-006-9613-default-large

Depois de mostrar seu novo SUV ainda camuflado em vídeos oficiais, a Volkswagen agora decidiu remover as camuflagens e exibir o T-Cross como ele veio ao mundo. Já despido de adesivos e capas, o modelo agora tem apenas o conjunto óptico parcialmente coberto.

Enquanto a dianteira é claramente inspirada no T-Roc, a traseira é idêntica à do conceito T-Cross Breeze. Note que o adesivo das lanternas faz com que elas pareçam mais longas na lateral do carro, porém um olhar atento conseguirá ver o verdadeiro contorno marcado pelos vãos da carroceria.

VW-T-Cross-020-6175-default-large

Com o lento “strip-tease” do carro ao longo das últimas semanas, é certo que a Volkswagen já está preparando seu lançamento para setembro ou outubro na Europa. Como a marca dispensou o Salão de Paris, ela deverá apresentar o SUV em um evento “solo” nos próximos meses. Depois, o T-Cross deverá ser um dos destaques da marca no Salão do Automóvel, junto da nova geração do Jetta. O modelo brasileiro, aliás, será diferente do europeu na distância entre-eixos: enquanto o T-Cross europeu terá os 2,55 metros do Polo, o T-Cross brasileiro terá os 2,65 metros do sedã Virtus.

VW-T-Cross-Breeze-Concept-4

Quanto à motorização, nosso T-Cross deverá ser oferecido com o motor 1.0 TSI de 128 cv e com o 1.4 TSI de 150 cv na versão de topo.

 

Porsche 992 aparece sem disfarces

911_5_0

Depois de alguns flagras discretos, com camuflagem ou de detalhes aleatórios, o Porsche 992 finalmente deu as caras praticamente sem disfarces e foi flagrado pelos britânicos da Autocar. O modelo, como se esperava, será mais uma evolução do atual 991 do que uma revolução, porém traz elementos de design antecipados pelo conceito Mission E, de 2015, como as lanternas traseiras unidas por uma barra luminosa, em referência ao 911 clássico.

911_23-1

O modelo também aparenta ter superfícies mais fluidas, em especial o caimento do teto e sua junção com a tampa do motor, que dão um ar até futurista para o carro. A traseira mais elevada, que se acreditava ser um recurso para aumentar o espaço para um powertrain híbrido, aparentemente é apenas um elemento estético desta próxima geração, ainda que a versão eletrificada esteja prevista para 2020.

911_6

Antes disso, contudo, o modelo será oferecido somente com motores turbo, dos quais a versão Turbo S continuará a mais potente, com cerca de 630 cv. Os modelos Turbo, aliás, também irão manter o visual mais agressivo, com para-lamas mais largos. O GT3 será o único modelo aspirado mas, considerando que ele deve chegar somente 2020 ou 2021, não seria arriscado dizer que ele poderá ser embalado por um powertrain híbrido — ainda que seja usado para homologar versões de corrida.

911interior05

Quanto ao interior podemos esperar algo na linha dos atuais Cayenne e Panamera, ainda com o conta-giros centralizado e duas telas digitais ladeando o instrumento. O lançamento do Porsche 992 está previsto para setembro, durante o Salão de Frankfurt.

 

Civic Nation 9 neste final de semana

civic-nation-7-flatout-juliano-barata-15-1-620x413

Neste próximo final de semana, entre os dias 4 e 5 de agosto, acontece a nona edição do Civic Nation, o maior encontro de modelos Honda do Brasil. Neste ano, o evento será realizado no Centro de Convenções do Circuito das Águas em Serra Negra/SP e são esperados cerca de 5.000 visitantes e 500 carros expostos.

O evento terá um espaço VIP coberto, limitado a 70 vagas, e também estacionamento em área gramada para expor os carros participantes, que será gratuita. O FlatOut estará presente fazendo a cobertura do evento e também com nossa tenda de camisetas e adesivos — e um lançamento especial para os fãs da Honda e do Civic.

civic-nation-7-flatout-juliano-barata-12-1-620x413

Para participar do Civic Nation basta se inscrever pelo site www.civicnation.com.br ou entrar em contato com os organizadores pela fanpage no facebook e/ou instagram.

 

Citroën C4 Cactus começa a ser produzido no Brasil

citroen-c4-cactus-porto-real-rj-1

A Citroën/PSA iniciou nesta semana a produção nacional do C4 Cactus em sua fábrica de Porto Real/RJ. O modelo será lançado ainda neste mês, e é considerado pela marca o produto mais importante de sua história no país.

citroen-c4-cactus-porto-real-rj2

A aposta alta no C4 Cactus se deve ao crescimento dos SUVs e ao fato de este ser o primeiro Citroën do tipo no Brasil. O modelo será oferecido em duas versões, Live e Shine, a primeira equipada com o motor 1.6 flex de 118 cv e a segunda com o motor 1.6 THP de 173 cv. Ambos poderão ser equipados com o câmbio automático de seis marchas da Asin já usado nos demais modelos da marca, porém somente o modelo aspirado será oferecido com câmbio manual de cinco marchas.

citroen-c4-cactus-porto-real-rj

Além do visual alinhado com o do C4 Cactus europeu, o modelo também terá como argumento de venda um pacote de assistências eletrônicas de segurança, como a frenagem automática de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa,  controles de tração e estabilidade e assistentes de subida e descida de rampas. A primeira foto oficial do interior, revelada na semana passada, ainda exibe o quadro de instrumentos digital monocromático (não-configurável) e o sistema multimídia com touchscreen de 7 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.

novo-suv-citroen-c4-cactus-1-bx

O modelo ainda não teve preços divulgados, mas considerando que será posicionado próximo do Honda HR-V e Hyundai Creta, ele deverá custar entre R$ 90.000 e R$ 110.000.