A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

A nova geração do Porsche 911, McLaren volta a usar pintura laranja, a possível volta do Lister Storm e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Porsche “revela” nova geração do 911

2019-porsche-911-official-preview

A Porsche mal revelou a atualização de seu 911 GT3 RS, e já está começando a falar sobre a próxima geração do seu modelo mais icônico. O roteiro dos lançamentos vem sendo seguido à risca: flagras, depois um vazamento, agora uma “apresentação” do carro camuflado, uma tendência dos lançamentos mais recentes.

São apenas três fotos que mostram parte da dianteira e do perfil do carro (3/4 dianteira), e… bem, sendo um 911, não há muitas novidades por esse ângulo. O que podemos notar é que as tomadas de ar dianteiras ganharam linhas mais retas, sem angulações, e que os faróis parecem adotar um novo design para o projetor.

2019-porsche-911-official-previewv

A traseira não foi mostrada nesta galeria, mas ela já apareceu em um flagra divulgado há alguns dias. O interior do carro também não foi revelado pela Porsche, mas os fotógrafos-espiões do CarPix conseguiram uma imagem do painel, e ele traz algo do design dos Porsche 911 clássicos (911 original, 964 e 993) na linha contínua que divide a face do painel e sua parte inferior, combinado ao console central elevado em rampa, como o do Carrera GT.

2019-porsche-911-cabrio-new-spy-photo

 

O quadro de instrumentos aparentemente mantém apenas o conta-giros físico, com os instrumentos laterais substituídos por telas configuráveis, e o sistema multimídia deixa de ser inserido no painel e passa a adotar um aspecto integrado às linhas.

O diretor da linha 911, August Achleitner (esse cara das fotos), disse que não haverá um 911 elétrico, mas disse que esta poderá ser uma opção para o futuro. Provavelmente não 100% elétrico, uma vez que a Porsche terá o Mission E para isso, mas certamente como um híbrido plug-in, como o Cayenne e o Panamera.

As demais versões seguem com o motor 3.0 biturbo no Carrera, Carrera S e Carrera GTS, e com o 3.8 biturbo nos modelos Turbo e Turbo S. Apesar da notícia de que o próximo GT3 também será turbo, é possível que isso só aconteça na segunda metade do ciclo de vida do carro.

 

McLaren volta a vestir a clássica pintura laranja para 2018

McLaren-MCL33-F1-1

Depois de Ferrari e Mercedes apresentarem seus carros de F1 para 2018, só faltava a McLaren para completar o grid desta temporada. Os britânicos apresentaram seu carro nesta manhã e, para a surpresa de todos, ele voltou a usar a clássica pintura laranja “Papaya Orange”.

Segundo o CEO da McLaren, Zak Brown, a decisão não foi meramente emocional, mas “uma demonstração de que a equipe está escutando seus fãs e procurando um envolvimento mais profundo com eles e com a comunidade da F1”. O carro segue sem um patrocinador principal, e por isso sua pintura traz poucos e discretos logotipos. Entre eles está o da Petrobras, que anunciou a parceria com a McLaren nesta semana, mas não garante presença brasileira na equipe.

McLaren-MCL33-F1-3

Como já era sabido desde o ano passado, neste ano a McLaren irá correr com motores Renault, depois de uma experiência desgastante com a Honda nas três últimas temporadas. A dupla de pilotos permanece a mesma: o espanhol Fernando Alonso e o belga Stoffel Vandoome.

 

Será a volta do Lister Storm?

screen-shot-2018-02-22-at-1-56-25-pm-1519325819

Já falamos sobre a Lister diversas vezes por aqui, e até dedicamos um post inteiro ao seu modelo mais mais icônico (ao menos para as gerações mais novas), o Storm. Pois é justamente ele que está inspirando “o futuro” da Lister. A construtora/preparadora britânica aparentemente está preparando um novo supercarro com o mesmo nome: Storm II.

A notícia foi publicada pelo proprietário da Lister, Lawrence Whittaker, nesta última quart-feira (22) por meio de sua conta no Twitter. A publicação mostrava um conceito futurista com a legenda “um vislumbre do futuro da Lister… o Storm II”.

Ainda não há absolutamente nenhum detalhe sobre este supercarro, mas segundo a revista britânica Autocar, que sempre tem informações confiáveis sobre os fabricantes locais, o carro pode usar um V12 de 7,8 litros derivado da Jaguar, sobrealimentado por um compressor de polia para produzir mais de 1.000 cv e ir de zero a 100 km/h em menos de três segundos e além dos 400 km/h. Também não há nenhuma pista sobre quando (e se) o carro será produzido. O jeito é esperar.

 

Como é a visão dos pilotos de F1 com o halo

Se você estava se perguntando como é a visão dos pilotos de F1 com aquela forquilha espetada à frente do cockpit, a resposta está neste vídeo gravado com uma câmera no capacete de Valteri Bottas, durante o primeiro teste-filmagem da Mercedes nesta temporada.

O suporte central pelo visto não é um grande problema, dificilmente criará um ponto cego. O equipamento só é mais notado quando se olha para cima, mas não há muitas situações em que os pilotos precisam identificar algo acima deles — as bandeiras de pista são vistas à distância.

Bottas disse que já se acostumou ao halo devido às simulações que fez nas últimas semanas: “Fiz uma simulação com o halo e durante a corrida não o notei mais”, disse o finlandês em entrevista ao site Autosport. Por outro lado, seu chefe, Toto Wolff, disse à revista racer que, se pudesse, arrancaria o halo com uma motosserra. Acho que ele não está sozinho nessa.

 

Branco foi a cor de carro mais popular em 2017

maxresdefault

Todos os anos a divisão de tintas da BASF divulga as cores de automóveis mais populares, e em seu último relatório, o branco continua na liderança, cobrindo a carroceria de 40% dos carros vendidos em todo o mundo. Depois do branco, as cores mais populares são preto, cinza, prata, verde e azul.

A tendência é a mesma quando se analisa também a preferência de cores por categoria: subcompactos, médios, compactos, grandes e SUVs todos tiveram a mesma sequência de popularidade de cores: branco, preto, cinza, prata, verde e azul.

 

Matérias relacionadas

Estes são alguns dos carros com supercharger de fábrica mais legais do GT40

Dalmo Hernandes

Ultima ganha versão de 1.200 cv com câmbio manual, Corvette C8 terá câmbio de embreagem dupla, a plataforma elétrica Toyota-Subaru e mais!

Tríplice Coroa do Automobilismo: o que é, como começou e quem já ganhou?

Leonardo Contesini