A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Novo Alpine A120 já roda em testes – e é praticamente idêntico ao conceito

Em fevereiro deste ano a Alpine apresentou seu novo A120, que marca o retorno da fabricante francesa de esportivos depois de uma ausência de 21 anos. A marca não deixou muito claro, mas aquele A120 do começo do ano ainda não era a versão de produção do esportivo, mas apenas um show car conceitual com alguns elementos inviáveis para produção em série.

A verdadeira versão de produção já está sendo testada nas estradas europeias, como mostram estas imagens do protótipo capturadas pelo pessoal do CarPix. Apesar da camuflagem é possível notar que a versão final terá apenas mudanças sutis, possivelmente ligadas à complexidade e (falta de) funcionalidade de alguns elementos do conceito ou retoques finais no visual. Os retrovisores são o caso mais notável: no conceito eles eram estreitos, quase como suportes de câmeras retrovisoras (algo permitido apenas no Japão) enquanto no protótipo eles são maiores como qualquer outro carro produzido em série atualmente.

Além deles, o protótipo também tem maçanetas salientes no lugar da peça embutida do conceito, e a janela lateral traseira e o para-brisa traseiro parecem ter sido ligeiramente remodelados. Repare na imagem abaixo:

Alpine2

Ele também manterá o difusor traseiro e o escape centralizado do conceito, assim como os faróis auxiliares. A Renault confirmou que o modelo terá motor central-traseiro e nas fotos da traseira é possível ver o recorte da abertura que dará acesso ao motor.

alpine-7-1

Por falar nele, a Alpine ainda não confirmou nenhum detalhe, mas a imprensa europeia fala em um quatro-cilindros turbo de 1,8 litro derivado do motor 1.6 usado no Renault Clio RS. Logicamente também não há detalhes sobre a potência, mas considerando que o Clio RS tem 200 cv, o Alpine A120 deverá ser lançado com algo em torno de 250 cv. Mais adiante a marca terá uma versão mais potente (Alpine RS?), com maior pressão de trabalho do turbo ou ainda com o motor 2.0 turbo do Clio RS 16/Megane RS 275, porém com 300 cv em vez de 275 cv.

AlpineVision-C3

 

Os fotógrafos-espiões não conseguiram flagrar o interior do esportivo, por isso não sabemos ao certo que tipo de transmissão ele usará. Se o conceito serve como referência para essa questão, o A120 provavelmente terá um câmbio automatizado de embreagem dupla, controlado por borboletas no volante.

2017-alpine-spy-photo

Por último, como a Alpine está mirando no Porsche 718 Cayman e no Alfa Romeo 4C, o A120 também deverá ganhar uma versão roadster mais adiante. A apresentação oficial deve acontecer em outubro, no Salão de Paris, e as vendas começarão no início de 2017.

Fotos: CarPix via MotorTrend, Autoblog, Autocar e Motor1

Matérias relacionadas

[ Zero a 300 ] Drifts autônomos, Punto Adventure, Porsche Targa, Fórmula-E e o Up! nacional

Leonardo Contesini

Precisamos falar sobre o “recorde” do supercarro chinês NIO EP9 em Nürburgring

Dalmo Hernandes

Porsche conquista seu segundo título seguido no Mundial de Endurance

Leonardo Contesini