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Novo Chevrolet Onix finalmente é apresentado (com 5 estrelas no Latin NCAP) – confira os preços e versões

A Chevrolet apresentou agora há pouco a nova geração de seu modelo de entrada – e atual líder em vendas no Brasil: o Chevrolet Onix, hatchback e sedã (este, chamado Onix Plus, e não mais Prisma). Com ele, a fabricante espera manter sua posição confortável no mercado. Para isto, o compacto adotou uma nova plataforma, mais moderna e segura; ficou maior por fora e por dentro; e ganhou novos motores.Confira todos os detalhes, incluindo versões, preços e equipamentos, agora!

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Antes de tudo, verdade seja dita: já sabíamos como seria boa parte do visual do novo Onix, pois a versão chinesa foi revelada já há alguns meses. No entanto, ver o carro brasileiro totalmente descoberto, em fotos oficiais, é sempre diferente. De qualquer forma, em todas as suas variações regionais, o novo Onix é o primeiro modelo da GM a usar a nova plataforma GEM – de Global Emerging Markets, ou “Mercados Globais Emergentes” em português. Esta plataforma também é usada no novo Chevrolet Tracker, que não deve demorar para chegar ao Brasil.

Por enquanto, apenas o Onix Plus – o sedã – teve mais informações divulgadas. As dimensões aumentaram: agora são 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,6 m de entre-eixos, com 469 litros de porta-malas. Para comparação, o atual Prisma tem 4,28 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e 2,53 m de entre-eixos – além de um porta-malas maior, com 500 litros. As dimensões do hatchback ainda não foram reveladas, mas é evidente que ele também cresceu.

Para o Onix Plus, a única opção de motor disponível é o tão falado 1.0 turbo, com 116 cv e 16,8 kgfm de torque (números com etanol). O único câmbio disponível, por ora, é o automático de seis marchas. Com este conjunto, o Onix Plus vai de zero a 100 km/h em 9,7 segundos.  A Chevrolet afirma que, usando etanol, o motor é capaz de rodar 10,9 km/L na estrada e 8,6 km/L na cidade. Obviamente, ele é mais econômico com gasolina: são 15,7 km/L e 12 km/L, respectivamente. Os dados foram aferidos pelo Inmetro.

A Chevrolet diz que o Onix hatch será vendido com uma versão naturalmente aspirada deste motor, mas não deu dados de potência e torque, desempenho ou consumo de combustível. Fora isto, mais nada foi dito a respeito do dois-volumes – uma entrega de informação a conta-gotas que, a nosso ver, é desnecessária. Ao menos temos uma foto oficial:

Agora, sabemos que o novo Onix hatch terá exatamente o mesmo design do sedã na dianteira. Por mais que as proporções sejam mais imponentes, nota-se que a Chevrolet não quis se afastar demais do Onix atual – repare que agora há uma janela falsa na coluna “C”, recurso que dá uma sensação de carro maior, e ainda emula o contorno original da área envidraçada.

Dá para entender esta decisão: mudar radicalmente um produto tão bem aceito pode mesmo ser arriscado.

Estranhamente, ainda que o hatch só vá chegar às lojas daqui a algumas semanas, a Chevrolet já divulgou todas as versões e preços. Confira abaixo:

Onix LT 1.0 aspirado manual (hatch): R$ 51.590
Onix LTZ AT 1.0 turbo automático (hatch): R$ 66.290
Onix Plus 1.0 turbo manual (sedã): R$ 58.790
Onix Plus LT 1.0 turbo manual (sedã): R$ 61.190
Onix Plus LTZ 1.0 turbo manual (sedã): R$ 65.790
Onix Plus LTZ 1.0 turbo automático (sedã): R$ 70.990
Onix Plus Premier 1.0 turbo automático (sedã): R$ 73.190

Os equipamentos de todas as versões ainda não foram revelados, mas a Chevrolet destaca que ao menos as versões mais caras terão central multimídia por GPS com MyLink com integração de smartphones, rede OnStar de assistência ao motorista.

Importante frisar que, a partir de agora, todas as versões virão com seis airbags (dois frontais, dois laterais, e dois de cortina), enquanto as mais caras também terão controle de estabilidade. Nos carros com estes dois equipamentos, a Chevrolet garantiu cinco estrelas para ambas as carrocerias nos testes do Latin NCAP.

O quadro de instrumentos divulgado usa mostradores físicos e tem uma tela monocromática para o computador de bordo

A estratégia usada pela Chevrolet é comum em nosso mercado: dar uma nova geração a um modelo bem sucedido, e manter o modelo antigo como opção mais em conta – papel que ficará com o Onix Joy (hatch) e com o Prisma (que deverá mudar o nome como a segunda geração), ambos reestilizados recentemente. Conhecendo nosso mercado, tem tudo para funcionar.