A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Novo Corvette de motor central-traseiro também terá câmbio de embreagem dupla

Se você está entre os fãs mais conservadores do Corvette, que pensam que o layout de motor central-traseiro irá matar a identidade do carro, prepare seu coração antes de ler esta notícia: além do novo layout de motor, o próximo Corvette também trocará o câmbio manual por um automatizado de embreagem dupla. Se serve de consolo, o câmbio continuará sendo feito pela Tremec.

Sim, a Tremec, que ainda não tem um câmbio desses, mas já havia dito há alguns anos que pretendia expandir sua atuação para o resto do mundo. Seus câmbios são muito comuns nos modelos fabricados nos EUA, como Mustang, Camaro, Viper e Corvette, mas não são muito populares na Europa. Parte desta expansão pretendida pela Tremec envolvia produzir um câmbio automatizado de embreagem dupla (DCT). Mas em vez de gastar uma fortuna para desenvolver e construir um câmbio desse do zero, ela gastou uma fortuna comprando uma empresa menor que já tem a expertise para fazer um DCT. A empresa em questão é a Hoerbinger Drivetrain Mechatronics, que é sediada na Bélgica e já teve parcerias técnicas com a Mercedes-AMG, Ferrari e McLaren.

High-torque DCTs

A opção faz todo o sentido: se a Chevrolet está fazendo um supercarro de motor central para brigar com a Ferrari 488 e o McLaren 650S, ela não pode fazer isso com um câmbio manual de seis ou sete marchas. Ela precisa de um câmbio que seja tão rápido e preciso quanto o dos rivais — melhor ainda se for desenvolvido pela mesma empresa.

Segundo a edição americana da Car and Driver, este câmbio será derivado do Tremec TR-9007, o atual modelo de embreagem dupla da marca americana. De acordo com os documentos técnicos da Tremec, trata-se de um câmbio que pode ser usado com tração integral, traseira e com transeixo. Ele será capaz de suportar até 9.000 rpm de velocidade de entrada e 91 mkgf de torque, o que nos parece mais que suficientes para um super Corvette. Serão sete marchas, sendo três “overdrives” e, segundo a Temec, duas embreagems “virtualmente úmidas”.

Matérias relacionadas

Atenção, fãs de Gran Turismo: Brasil fará parte do GT Academy 2014

Leonardo Contesini

Este é o novo GLC43 AMG Coupé, a resposta da Mercedes-AMG para o Porsche Macan e o BMW X4 M Sport

Leonardo Contesini

Hyundai RN30: 2.0 turbo de 380 cv, câmbio de dupla embreagem e tração integral

Dalmo Hernandes