FlatOut!
Image default
Notícias

Novo Corvette Z06 terá 628 cv, mas a Chevrolet não queria que você soubesse disso

Era apenas uma questão de tempo até o novo Corvette Stingray começar a dar origem a versões ainda mais potentes. O primeiro da leva será o Z06, que será lançado no Salão de Detroit. Isto era tudo que sabíamos, até que a Chevrolet acabou revelando os números de potência e torque por acidente…

Um dos leitores do Jalopnik US pesquisou por “Chevrolet Z06 Supercar Reveal”, e o primeiro resultado era o site da Chevrolet — mais especificamente, uma notícia sobre o lançamento do Corvette Z06 no Salão de Detroit.

A página será atualizada no dia 13 de janeiro com a transmissão ao vivo do evento no Salão, onde também será lançada uma versão de corrida do Corvette chamada C7.R. Mas estas seriam apenas algumas informações bacanas se não fossem dois detalhes na descrição do site na página do Google:

corvette z06 (1)

Está lá: “620 HP and 650 lb.ft of torque” — uma informação que, provavelmente, não deveria ter sido divulgada. Convertidos para as unidades que usamos, são 628 cv e 85 mkgf (!) de torque, que a Chevrolet orgulhosamente anuncia como o ingresso do Corvette C7 no território dos supercarros. Mas o Z06, como um todo, tem história.

corvette z06 (5)

O Z06 surgiu em 1963, como um pacote opcional idealizado por Zora Duntov para quem quisesse usar o Corvette em competições. Embora não fosse uma versão propriamente dita, o pacote “RPO Z06” deu origem aos primeiros Corvette com a designação. Estavam inclusos no pacote uma barra estabilizadora mais grossa na dianteira, freios de competição e molas mais firmes.

03corvette gmnews

Depois foi a vez do Corvette C5 Z06, lançado em 2001. Este sim era um Corvette especial, feito para ser o sucessor do primeiro ZR-1. De início, o motor era uma versão modificada do LS1, denominada LS6, e entregava 390 cv a 6.000 rpm. Mais tarde, a potência passou para 405 cv a 6.000 rpm. O LS1 do Corvette “normal” entregava 350 cv a 5.600 rpm.

corvette_z06_56

Atualmente, o Corvette C6 ainda oferece a versão Z06, que usa um small block de sete litros, o LS7, e entrega 511 cv a 6.300 rpm. Mais do que isto, só o atual ZR1 e seus 658 cv. Se o novo Z06 tem 628 cv, imagine a potência do futuro C7 ZR1!

A Chevrolet retirou as informações sobre a potência do Z06 que será lançado em Detroit da internet, mas o estrago já estava feito. Agora só podemos esperar o dia 13 para conferir o visual e mais detalhes.

[Jalopnik]

Matérias relacionadas

Mulher traída se vinga do marido destruindo o Audi R8 dele

Dalmo Hernandes

Autódromo do Rio de Janeiro tem sua construção temporariamente cancelada

Leonardo Contesini

Motorista embriagado capota a 200 km/h e filma tudo com o celular em Minas Gerais

Dalmo Hernandes