A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Novo Ka é lançado oficialmente – confira os preços, equipamentos e versões

Depois de nove meses de espera desde a apresentação do Ka Concept, em novembro do ano passado, a Ford finalmente apresentou a nova geração do Ka. As linhas gerais do compacto permaneceram praticamente as mesmas do conceito, com algumas concessões estéticas feitas em nome da viabilidade da produção em massa, caso dos faróis e lanternas, que tinham um ar mais sofisticado.

Contudo, até agora pouco se sabia sobre os detalhes da motorização, preços e versões — e é exatamente isso o que vamos contar a vocês agora.

NovoFordKa000

O novo Ka é o segundo modelo global da marca desenvolvido no Brasil (o primeiro foi o EcoSport), e faz parte da atual estratégia da Ford de oferecer os mesmos modelos em todos os seus diferentes mercados. Por isso ele tornou-se um carro mais moderno, com nova plataforma e novos motores, que o armaram para uma dura missão: a Ford pretende transformá-lo ainda no 1.0 mais vendido do Brasil ainda neste ano. Será que ele conseguirá cumprir o objetivo?

Potencial ele tem, mas não espere encontrá-lo na parte mais baixa da tabela de carros novos. Diferentemente do Volkswagen up! ou mesmo de seu antecessor, a versão de entrada no novo Ka equivale — em preço e equipamentos — a uma intermediária de boa parte dos chamados modelos de entrada. Por isso, o novo Ka irá brigar com modelos como Nissan New March, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Fox e Fiat Palio.

 

Preços e versões

NovoFordKaFlatout-000

O novo será oferecido inicialmente em apenas três versões, todas equipadas com o novo motor 1.0 (falaremos mais dele adiante): SE, SE Plus e SEL. Todas elas são equipadas com ar-condicionado, direção com assistência elétrica (para não “roubar” potência do motor, ajudando no consumo e no desempenho), vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, ajuste de altura da coluna de direção, e abertura elétrica do porta-malas, limpador e desembaçador traseiro, rádio com Bluetooth e USB, tapetes de carpete e retrovisores e maçanetas na cor da carroceria.

NovoFordKaFlatout-001

A versão básica, SE, custa R$ 35.390, e além dessa lista básica de equipamentos oferece um dock integrado ao painel para aparelhos GPS e smartphones e rodas de aço de 14 polegadas. Por mais R$ 2.000 (chegando a R$ 37.390), a versão SE Plus acrescenta vidros elétricos na traseira e central multimídia Sync com comandos de voz, aplicativos dedicados e controles no volante, além de elementos prateados no acabamento interno. O sistema Sync promete uma série de aplicativos dedicados para facilitar a vida a bordo, incluindo um aplicativo que telefona automaticamente para serviços de emergência.

NovoFordKaFlatout-008

A tela por enquanto é monocromática, mas a Ford irá oferecer um sistema com tela colorida opcional

A versão topo de linha, SEL, sai por R$ 39.990, e acrescenta computador de bordo, ajuste de altura para o banco do motorista, alarme, faróis de neblina, aplique cromado na grade dianteira, rodas de liga leve de 15 polegadas e assistente de partida em rampas, e controles de estabilidade e tração, inéditos no segmento — e até em modelos superiores como o Honda Fit ou o Toyota Corolla.

NovoFordKaFlatout-010

Achou caro? De acordo com a Ford, eles não querem que o cliente chegue à loja atraído por um preço baixo e depare com um preço mais alto depois de incluir os opcionais desejados. Todas as versões podem ser encontradas em sete opções de cores: dois tons de prata, laranja, dois tons de branco, preto e vermelho.

 

O motor

NovoFordKaFlatout-006

Embora tenha se falado no motor 1.5 do New Fiesta para as versões de topo — e para o sedã Ka +, que será apresentado em agosto —, por enquanto todas as versões do novo Ka são equipadas com o novo motor 1.0 Fox TiVCT Flex de três cilindros e duplo comando de válvulas. Além do número de cilindros, outras particularidades deste novo motor são a correia de sincronização banhada em óleo para durar até 240.000 km e a instalação assimétrica no cofre como forma de evitar a transmissão das vibrações características dos motores de três cilindros. Como um bom motor flex moderno, ele conta com um sistema de pré-aquecimento do etanol para partida a frio, batizado de Easy Start pela Ford.

NovoMotorFordKaFlatout-003

Se você quer números, aqui vai: quando abastecido com etanol, o novo motor entrega 85 cv a 6.500 rpm e 10,7 mkgf a 4.500 rpm. Com gasolina, a potência máxima continua nos 6.500 rpm, mas fica nos 80 cv. O torque também é menor, 10,2 mkgf, mas é 100% entregue a 3.500 rpm.

NovoFordKaFlatout-007

Além da potência máxima, outro trunfo deste novo motor é a economia de combustível: segundo o Inmetro, o novo Ka roda 9,5 km/l com etanol e ar-condicionado ligado em percurso misto, chegando a 10,4 km/l em percurso rodoviário e 8,9 km/l em trajeto urbano. Com gasolina, os números sobem para 13,8 km/l de média, sendo 13,1 km/l na cidade e 15,1 km/l em rodovia.

FichaTecnicaNovoKa

A garantia é de três anos para todo o veículo e tem assistência 24 horas por toda a sua extensão, e é condicionada às revisões em concessionária  — a primeira feita aos seis meses, e as demais a cada 12 meses ou 10.000 km. Segundo a Ford, as primeiras quatro revisões — que serão feitas durante os três anos da garantia, caso você rode menos de 10.000 km por ano, custam R$ 1.664 — ou um preço médio de R$ 416 cada.

NovoFordKaFlatout-004

Ficou interessado? Pois é mehor conter a empolgação: apesar de ter sido apresentado oficialmente com direito a preços e versões, o novo Ford Ka só chega às lojas em setembro.

 

Matérias relacionadas

Com 726 cv, Mustang HPE700 é o novo “Hellcat killer” da Hennessey

Dalmo Hernandes

Piaggio Vespa está de volta ao Brasil – conheça os preços e versões

Leonardo Contesini

Volkswagen Up GTI testado: como anda o sucessor espiritual do Golf GTI Mk1?

Dalmo Hernandes