A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Novo Mercedes Classe G “vaza” antes da hora, SSC Tuatara volta a aparecer depois de 7 anos, 1400 carros destruídos por incêndio em estacionamento e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Nova geração do Mercedes G-Wagen “vazam” na internet

2019-mercedes-g-class-leaked-official-image3

Chegamos a 2018 com uma pequena mudança no roteiro de lançamentos de novos modelos adotado pela indústria nos últimos anos. Agora, em vez de ficar rodando com o carro camuflado para ser flagrado, os fabricantes vão direto ao ponto e colocam os jornalistas para dirigir os protótipos camuflados e com o interior parcialmente coberto. A Mercedes também entrou nessa com o novo Classe G, mas enquanto isso acontecia, alguém publicou as fotos do carro na internet.

2019-mercedes-g-class-leaked-official-image4

Como havíamos sugerido há alguns dias, o visual do Classe G foi mantido praticamente intacto, passando apenas por alguns refinamentos, como um novo conjunto óptico e a suavização de algumas arestas de sua carroceria retangular. O chassi continua do tipo escada e separado da carroceria, mas a suspensão independente agora usa braços triangulares sobreposstos e é bastante provável que a Mercedes tenha eliminado alguns quilos do conjunto.

2019-mercedes-g-class-leaked-official-image

Além disso, as maiores mudanças acontecem no lado de dentro do carro e sob o capô. O novo interior, que já foi revelado em fotos oficiais, traz materiais mais refinados, um ar mais moderno e melhor aproveitamento de espaço.

2019-mercedes-g-class-leaked-official-image2

Sob o capô, o Classe G talvez abandone o V12 biturbo usado no G65 AMG, e deverá trocar o V8 5.5 biturbo pelo mais novo V8 4.0 biturbo — uma versão amansada do motor usado nos modelos 63 AMG e no G500 desde 2015. O câmbio de sete marchas também dará adeus, abrindo lugar para o novo automático de nove marchas.

2019-mercedes-g-class-leaked-official-image5

Teremos mais detalhes sobre o carro à medida em que a data de lançamento, 15 de janeiro, se aproximar. Certamente haverá novos “vazamentos” até lá.

 

SSC Tuatara volta a aparecer depois de sete anos

ssc-teaser

Lembra quando a SSC revelou um mockup daquele que pretendia se tornar o carro mais rápido do mundo? Se a resposta for negativa, nós te entendemos. Já faz sete anos que isso aconteceu, e é tanto tempo que o Jalopnik Brasil ainda estava em seu segundo ano de vida, Carroll Shelby ainda era vivo e Rubens Barrichello e Michael Schumacher ainda estavam na Fórmula 1.

O tempo passou, o mundo mudou e o Tuatara acabou esquecido, especialmente depois da sucessão de recordes do Bugatti Veyron e da chegada de rivais como o Koenigsegg Agera One:1, o Hennessey Venom e até do sucessor do Veyron, o Chiron. Mas nos últimos dias a SSC atualizou sua página oficial e seus perfis nas redes sociais com um teaser que não mostra muita coisa, mas indica que o projeto foi retomado e que, talvez, desta vez ele finalmente chegue às ruas.

A linha do tempo do perfil oficial da SSC no facebook mostra que o powertrain do carro, um V8 biturbo de 6,9 litros e 1.350 cv, foi testado no chassi de um SSC Aero em 2014 e depois tudo foi “mantido sob segredo”, como diz outra publicação. Se eles evoluíram o powertrain nesses três anos é algo que só saberemos quando — e se — eles voltarem a falar sobre o carro. Considerando todas as promessas de recorde do momento — Chiron, Koenigsegg e Hennessey — não seria nada mau ter um quarto candidato.

 

Incêndio destrói 1.400 carros em estacionamento durante a virada do ano

Car-Park-Fire-3

Cerca de 1.400 carros foram destruídos por um incêndio durante a virada do ano em um estacionamento de Liverpool, na Inglaterra. Segundo o chefe dos bombeiros locais, Dan Stephens, o fogo começou no cofre de um Land Rover Discovery que estava estacionado no segundo andar do edifício-garagem.

Car-Park-Fire-14

Com material combustível abundante, as chamas se espalharam rapidamente e consumiram praticamente todos os carros do andar. Stephens ainda mencionou que o estabelecimento não era equipado com sistema de supressão de incêndio — não havia borrifadores de água no teto para ajudar a conter as chamas ou até mesmo extingui-las.

Car-Park-Fire-6

O combate ao incêndio exigiu 12 caminhões tanque, três unidades aéreas e 85 bombeiros. Felizmente ninguém se machucou gravemente. Apenas duas pessoas foram atendidas por intoxicação pela fumaça, e outra pessoa machucou a mão tentando fugir do local.

Car-Park-Fire-1

O edifício-garagem recebia visitantes que passariam a virada do ano no Liverpool International Horse Show, que acabou cancelado após o incêndio. Somente alguns carros do último andar e outros do térreo não foram danificados.

 

Brasil ficará sem política para a indústria automobilística até fevereiro

jlr_itatiaia_4

O dia 31 de dezembro já ficou para trás, levando consigo o regime Inovar-Auto, mas nenhuma outra política industrial foi instituída em 1º de janeiro, e isso também não deverá acontecer antes de fevereiro.

Segundo o secretário de desenvolvimento e competitividade industrial do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), Igor Calvet, há um impasse entre o MDIC e o Ministério da Fazenda que já se arrasta há oito meses e até agora não foi resolvido. O impasse gira em torno dos benefícios fiscais previstos para os fabricantes como incentivo à indústria, que devem chegar a R$ 1,5 bilhão por ano.

O fim do Inovar-Auto traz de volta às alíquotas do IPI praticadas antes da criação do Super IPI, que punia os fabricantes estrangeiros sem produção nacional com um aumento de 30% no IPI.

 

Matérias relacionadas

Gol e Voyage ganham cara nova e versão única, Denatran faz confusão com parcelamento de multas, a volta do Jaguar XK e mais!

Leonardo Contesini

Sucessor do Lamborghini Aventador terá mais de 1.000 cv, as primeiras imagens da nova geração do Suzuki Jimny, Porsche começa a mostrar o novo Cayenne e mais!

Leonardo Contesini

Mercedes GLC quebra recorde em Nürburgring, Kubica de volta à F1, Porsche 992 chega na próxima terça-feira e mais!

Leonardo Contesini