Novo Polo (ou futuro Gol?) é flagrado sem disfarces, Mercedes-AMG GT quatro-portas já está em testes, Richard Hammond sofre acidente em gravação e mais!

Leonardo Contesini 20 março, 2017 0
Novo Polo (ou futuro Gol?) é flagrado sem disfarces, Mercedes-AMG GT quatro-portas já está em testes, Richard Hammond sofre acidente em gravação e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Novo Polo é flagrado sem disfarces

vw-polo-all-new-spotted-no-camo-1

A nova geração do Volkswagen Polo foi mostrada em Genebra somente em forma de um desenho monocromático no telão da fabricante, mas não demorou muito para que ele acabasse revelado ao mundo do jeito que queríamos ver. O modelo foi flagrado pelo site Cars.co.za sem nenhum disfarce em um estacionamento na África do Sul, um dos países onde será produzido.

Nesta nova geração o Polo finalmente abandonará a plataforma PQ25, uma evolução da PQ24 de 1999, para adotar uma nova plataforma baseada na moderna MQB. Isso também permitirá que ele seja produzido no Brasil, compartilhando componentes com o Golf. O que ainda não se sabe é como ele será vendido por aqui.

Como já dissemos em outras ocasiões, a Volkswagen tem um dilema em suas mãos: o Fox, apesar de seus 13 anos, ainda funciona bem como compacto premium da marca, na posição que um dia foi ocupada pelo Polo. Já o Gol é a marca mais forte da Volkswagen no Brasil, o que torna pouco provável que a fabricante o substitua por outro modelo.

Inicialmente pensava-se que a Volkswagen traria um novo Polo simplificado para ser o novo Gol, mantendo o Fox onde está. Mais tarde, a Volkswagen começou a falar em custos elevados e a dizer que o novo Gol não será um Polo, e que o Polo voltará ao Brasil com sua própria linha, como foi até o início desta década. Isso colocaria o Polo entre o Gol e o Golf, onde hoje está o Fox.

vw-polo-all-new-spotted-no-camo-2

Contudo, durante o Salão de Genebra a marca confirmou a produção de modelos derivados da plataforma MQB no Brasil já em julho deste ano — começando pelo sedã Virtus, que será o novo Polo Sedan. Além disso, o Fox figurou entre os dez mais vendidos do Brasil até janeiro, e está prestes a receber um câmbio Tiptronic na Argentina, substituindo o automatizado i-Motion. Será que a Volkswagen realmente irá matá-lo para abrir espaço para o Polo? Ou a Volkswagen irá realmente irá simplificar o Polo para fazer uma nova geração do Gol, mantendo o Fox em versões de topo, com motor 1.6 16v MSI, para preencher o espaço entre Gol e Golf?

A linha de motores prevista para o novo Polo também não ajuda a desvendar os planos da Volkswagen. Espera-se que o modelo seja oferecido com os motores 1.0 e 1.6 MSI e 1.0 TSI, o que permite que ele se torne tanto um Gol mais refinado (um processo que já vem acontecendo desde o lançamento do up!) quanto um substituto para o Fox. Nosso palpite? Bem, olhe para ele: se estivesse escrito “Gol” no lugar de “Polo”, você não acharia estranho não é mesmo?

 

Mercedes-AMG GT 4 já está em testes

Mercedes-AMG-GT-4-door-004

O futuro “cupê de quatro portas” da Mercedes-AMG foi apresentado em Genebra com o nome “Concept”, porém como você já deve ter notado, nos últimos anos os conceitos da Mercedes (e de várias outras marcas) eram simplesmente versões mais enfeitadas de seus futuros modelos. Prova disso são estas imagens do protótipo do AMG GT 4 em testes, capturadas pelo site Automedia.

Mercedes-AMG-GT-4-door-006

O modelo de produção irá manter exatamente a mesma silhueta, da carroceria e do conjunto óptico, com capô longo, traseira truncada a la Porsche Panamera/AMG GT Coupé, e a grade “Panamericana”, inspirada no 300SL de corridas dos anos 1950. A maior diferença em relação ao conceito foi a troca da saída de escape centralizada e trapezoidal por algo mais convencional, mas isso já era esperado dado que tanto a saída quanto o difusor traseiro pareciam mais estéticos que funcionais. Quanto a traseira plana, como um sedã notchback, trata-se apenas de um aplique para despistar os mais ingênuos — a traseira será realmente “fastback”. Diferentemente do que possa parecer, o novo AMG GT 4 não irá matar o CLS AMG — a Mercedes já está desenvolvendo o cupê de quatro portas derivado do Classe E paralelamente ao AMG GT 4.

AMGGT4

Quanto à motorização, ele usará o V8 M178 biturbo de quatro litros que já equipa o AMG GT, que irá ganhar a ajuda de um motor elétrico posicionado no eixo traseiro para fornecer propulsão nos modos híbrido e elétrico, além de providenciar um empurrão enquanto os turbos não atingem a pressão de trabalho. É um sistema semelhante ao do novo seis-em-linha da marca, que explicamos em detalhes neste post.

 

Richard Hammond se acidenta em gravação de The Grand Tour

QQyg2XioR7SgVaqJJTzqFA

Dez anos depois de sofrer um gravíssimo acidente com um dragster top fuel que o deixou em coma por três meses, Richard Hammond voltou a sofrer um acidente sério durante as filmagens de seu programa de TV.

A equipe de The Grand Tour estava em uma viagem através de Moçambique quando Hammond sofreu uma queda de moto em alta velocidade. No acidente, Hammond bateu a cabeça e acabou desacordado em um local remoto.

Segundo o site Grand Tour Nation, inicialmente o acidente de Hammond causou pânico na equipe, pois o apresentador já sofrera uma lesão na cabeça e eles estavam em um local remoto, distante de qualquer socorro médico mais avançado que eventualmente fosse necessário.

A equipe do programa não deu detalhes do socorro a Hammond, mas aparentemente nada mais grave aconteceu. O apresentador fez uma publicação no Drivetribe dizendo que “conferiu tudo e não está morto”: “É verdade. Caí da moto enquanto filmava The Grand Tour em Moçambique. Bati a cabeça, sim, e também quase todo o resto do corpo, com exceção do meu polegar esquerdo, que continua intacto. Não posso dar mais detalhes sobre como ou por que o acidente aconteceu; isso tudo fica para o programa, que será exibido no fim do ano. Quanto às lesões, bem, digamos que não dá para escrever um livro sobre isso”.

 

Jaguar F-Type ganhará uma versão GT4

Ftype-gt3-side-view-green-i-1

Como se não bastasse ser um dos carros mais viscerais que a Jaguar fez nos últimos anos, e ainda derivar uma versão ainda mais insana — a Project 7 —, agora o F-Type irá ganhar uma versão GT4 de corrida.

A Jaguar não confirma, mas o site Autosport apurou que a divisão Special Vehicle Operations já está trabalhando na transformação do F-Type Coupé em um modelo GT4. Curiosamente, o projeto não está sendo bancado pela Jaguar, e sim pelo milionário britânico James Holder, fundador da marca de roupas Superdry. Holder disputa campeonatos europeus com um Aston Martin Vantage GT4, mas decidiu encomendar três exemplares do F-Type à Jaguar para disputar a GT4 European Series neste ano.

O projeto está sendo liderado por Graham Humphrey, responsável pelo BMW V12 LMR que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1999 e recentemente se envolveu com o projeto do Aston Martin Valkyrie e também desenvolveu o Continental GT3 para a Bentley.

 

Racewars acontece no próximo dia 22 de abril

17309868_1662374197122381_8902005288711462843_n

O pessoal da Crazy For Auto está organizando a segunda edição de seu Racewars BR no ECPA em Piracicaba/SP. Desta vez o evento será um pouco diferente, reunindo em um único dia track day e disputas de arrancada e drifting, além de exposição de carros e música ao vivo, ao estilo Racewars.

 

Para participar, basta visitar a página oficial do evento no Facebook, ou entrar em contato pelo site www.trackday.com.br/inscrição.