Depois de aparecer no Salão do Automóvel em 2014 e fazer barulho, o Golf Variant finalmente foi lançado no Brasil nesta sexta-feira (22). O modelo substitui a perua Jetta Variant, que deixou de ser importada em 2013 (e nos deixou com saudade de seu cinco-cilindros...).
A evolução foi grande, e ainda mais sensível porque, sendo baseado no hatchback e não no sedã, que ainda usa a plataforma antiga PQ35, a nova perua herdou a plataforma modular MQB do Golf VII, que emprega metais de alta resistência que tornam o Golf 74 kg mais leve que o Jetta Variant. São 1.357 kg contra 1.431 kg.
Na verdade, de acordo com a VW, a nova plataforma é um dos maiores atrativos do Golf Variant que, assim como seu irmão de traseira mais curta, é fabricado na planta de Puebla, no México. A perua chega ao Brasil em duas versões de acabamento, Comfortline e Highline, ambas equipadas com o motor 1.4 TSI BlueMotion já empregado no Golf.
Antes que você comece a reclamar da redução drástica no desloca