A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos Vídeo

O balé de um Toyota Supra Mk4 em uma touge na África do Sul

What?! Que mistureba é esta, FlatOut!? Exatamente o que o título diz: um Toyota Supra Mk4 fazendo drift em uma estrada de montanha na África do Sul. Você vai se impressionar com a técnica do cara. E tem bônus no fim do post!

O vídeo dura apenas um minuto, mas é hipnótico o bastante para que você queira apertar o botão de replay (que quase nunca funciona) algumas vezes. “Touge” (tōge) é uma palavra japonesa que significa, literalmente “passagem”, e é usada para se referir a uma estrada sinuosa nas montanhas. Tais estradas, quando desertas, são locais procurados por quem quer dirigir de forma um pouco mais, digamos, animada. E este cara dominou totalmente esta touge em seu Supra. No asfalto molhado.

Só que, além do drift em si, o que chama a atenção é o carro. Porque o Supra Mk4 fez tanto sucesso entre preparadores e customizadores que é muito difícil encontrar um exemplar original — e o carro do vídeo parece relativamente stock. Um Supra Mk4 biturbo original ou, pelo menos, sem modificações estéticas, já é um grande achado.

O dono do carro é conhecido na internet como Tengu, e conseguimos encontrar um fórum onde ele apresenta seu carro. Acontece que este não é um Supra biturbo, que usava o mítico seis-em-linha 2JZ-GTE de 320 cv. O carro de Tengu é o modelo de aspiração natural, conhecido como NA5 tinha 220 cv e 28,5 mkgf de torque. Não é pouco, mas nada impressionante como o modelo turbinado. Por isso mesmo, não é tão raro de se encontrar — contudo, muitos deles foram turbinados para ficar com especificações próximas ou até melhores do que a do Supra biturbo original.

Por enquanto ele está todo original, mas Tengu está transformando seu Supra NA5 em um TT6. Ele começou de forma sábia: trocando a transmissão manual W58, de cinco marchas, pela V16x, de seis marchas. Afinal, este não vai ser apenas um carro de drift. De qualquer forma, acho melhor ficar de olho em seus próximos vídeos…

Bônus: outro vídeo, outro Toyota clássico e mais drift!

Falando em touge, se você gostou desta ideia e quer ver mais vídeos, recomendamos começar por esta pequena obra prima chamada Bring Back the Touge, estrelando um Toyota Cressida 1977 modificado andando de lado em belíssimas estradas norueguesas:

[vimeo id=”77844405″ width=”620″ height=”350″]

Pronto, pode ir curtir o seu domingo.

Matérias relacionadas

Conheça os detalhes de alguns dos carros de Velozes e Furiosos 7

Dalmo Hernandes

Este cara planejou o ensaio fotográfico de seu Golf GTI “RS” usando Forza Motorsport 6

Dalmo Hernandes

Este cara chegou a 200 km/h de patins agarrado a um Dodge Challenger SRT8

Dalmo Hernandes