A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Games

O BMW Vision Gran Turismo Concept é tão fodástico que deveria ser de verdade

O pequeno M235i certamente é um dos carros mais legais que a BMW pode oferecer. E se alguém o transformasse em um carro de corrida inspirado nos bólidos da DTM, completo com as cores da Motorsport, body kit e uma bela dose de pimenta no motor? Foi o que a marca fez no seu BMW Vision Gran Turismo Concept. Obviamente (e infelizmente), ele só existe nos games.

A marca é a segunda das 28 companhias que foram convidadas pela Polyphony Digital a criar o carro que, em sua visão, seria o grand tourer — ou “gran turismo” perfeito. E, cara, eles capricharam.

O M235i é um Série 2 com motor de três litros, seis cilindros em linha e um turbo do tipo twin-scroll que entrega 326 cv a 6.000 rpm, pesando 1.530 kg. Ele chega aos 100 km/h em 4,8 segundos, tem comportamento dinâmico invejável e, por isso, não poderia ser uma base melhor para um carro de corrida.

vision-gran-turismo-bmw (2)

O Vision Gran Turismo Concept da BMW é um M235i on steroids: o motor é o mesmo, porém recalibrado para render 549 cv entre 6.200 e 7.300 rpm, com torque de 69,3 mkgf de torque a baixos 1.900 rpm. O câmbio é sequencial de seis velocidades, operado por borboletas atrás do volante.

A carroceria foi alargada e recebeu enormes entradas de ar no para-choque dianteiro, além de respiros nos musculosos para-lamas traseiros e um kit aerodinâmico que inclui um grande aerofólio sobre o porta-malas — tudo feito para aumentar o downforce e garantir que o carro fique colado no asfalto virtual. O peso é baixo — 1.180 kg, e está perfeitamente distribuído, com 50% sobre cada eixo.

vision-gran-turismo-bmw (8)

Arrematando o pacote está o esquema de pintura minimalista, com as cores Motorsport sobre o branco — como nos tradicionais BMW da DTM, porém sem marcas de patrocinadores.

Segundo Karim Habib, chefe do departamento de design da BMW, o carro é “pura esportividade e dinâmica BMW — uma máquina com engenharia e design para correr e vencer”. Não duvidamos.

 

O conceito é bem plausível para um carro que não vai sair dos games — o que é especialmente triste, porque a gente adoraria ver essa coisinha de perto. Mas, ao menos, você pode pilotá-lo em Gran Turismo 6 — o carro já está disponível para download, como parte do pacote de atualizações 1.07, liberado ontem. Agora, quem será o primeiro dono de um M235i a fazer algo parecido no mundo real?

Matérias relacionadas

De Chequered Flag a Project CARS: a evolução dos simuladores de corrida

Dalmo Hernandes

NSFW: sabia que é possível fazer sexo em primeira pessoa em GTA V?

Dalmo Hernandes

Auto Modellista: o game de corrida que te colocava dentro de um anime

Dalmo Hernandes