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O Camaro Yenko está de volta com supercharger e 811 cv!

No fim da década de 1960, Don Yenko era o cara que você deveria procurar quando queria um Chevrolet modificado. O homem era piloto, preparador e vendedor de carros e, em 1967, criou uma série especial do Camaro SS: o Yenko/SC, que tinha um V8 big block 427 vindo do Chevrolet Corvette e se transformou em um ícone entre os fãs de muscle cars. Agora, exatamente 50 anos depois, ele está de volta para valer – agora, com compressor mecânico e mais de 800 cv!

Você deve lembrar quando, lá em 2014, contamos aqui a história da Yenko Chevrolet e do Camaro Yenko/SC. Não custa recordar: em 1967, ano de lançamento do Camaro, a versão mais potente do muscle car era a SS, equipada com um V8 big block 396 (6,5 litros) de 375 cv.

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Mas o povo queria um Camaro ainda mais forte, e foi exatamente isto o que Don Yenko fez. Ele já havia feito fama com seus Corvair preparados, e sabia muito bem como agir: ele encomendou alguns exemplares do Camaro SS, colocou neles o motor 427 (sete litros) de 430 cv do Corvette e viu todos eles saírem voando pelas portas da concessionária em um piscar de olhos.

A concessionária Yenko já não existe mais, mas os direitos sobre a marca Yenko foram adquiridos em 2009 por uma empresa chamada General Marketing Capital Incorporated (GMIC) que, apesar da sigla, não tem relação com a Chevrolet. No ano seguinte, a GMIC apresentou um protótipo do novo Camaro Yenko, com um V8 supercharged de 600 cv e câmbio manual Tremec de seis marchas.

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Mas foi só agora, sete anos depois, que a ideia virou realidade. O Camaro até já mudou de geração – e ficou bem melhor, como atestamos aqui: menor, mais leve e muito mais sofisticado dinamicamente. Um belo starting point para um projeto de preparação.

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O carro é obra da SVE (Special Vehicle Engineering), preparadora de Toms River, Nova Jersey, que usa o nome e a imagem da Yenko sob licença, devidamente autorizada pela GMIC. Desse modo, dá para dizer que o novo Yenko, por mais que não seja feito pela Chevrolet, é oficial.

Na prática, estamos diante de um Camaro com o mesmo V8 small block LT1 (os tempos mudam…), deslocando 6,8 litros e equipado com um compressor mecânico do tipo twin-screw feito sob medida. O motor também tem virabrequim e bielas de aço forjado, pistões de alumínio forjado, cabeçotes usinados com dutos polidos e novo sistema de injeção de combustível. O resultado são 811 cv e 103,7 mkgf de torque, que deverão ser mais que suficientes para dar bastante trabalho ao Dodge Challenger Hellcat – o cara que, em termos de força bruta, é o rival a ser batido.

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Visualmente, o carro é um tributo mais do que digno ao Yenko original: as faixas nas laterais estão ali, bem como os dizeres “YENKO/SC” nas soleiras das portas e os bordados “sYc” nos encostos de cabeça dianteiros. O capô é de fibra de carbono, e emblemas “Yenko” e “800 HP” estão espalhados pelo carro, da cobertura plástica do motor à tampa do porta-malas. As rodas são de 20 polegadas, com desenho retrô, e calçam pneus Goodyear Eagle F1 Supercar de medias 285/35  na dianteira e 305/35 na traseira. A SVE não fala a respeito da transmissão ou dos freios (de fábrica, o Camaro SS vem com uma caixa manual de seis marchas, a Tremec TR-6060, ou automática de oito marchas).

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Serão feitos 50 exemplares numerados, com plaqueta no painel, por US$ 40 mil (R$ 125 mil em conversão direta). O valor não inclui o preço de um Camaro SS novo (mais US$ 45 mil, ou R$ 141 mi em conversão direta), mas a exclusividade e os mais de 800 cv são um bom argumento.

O que pode não ser um argumento tão bom assim é o fato de o carro não ser oferecido pela General Motors. Cinquenta anos atrás, eram as próprias fabricantes quem preparavam seus carros – tanto que, depois do sucesso do Camaro Yenko original, a Chevrolet passou a vender sua própria versão da receita na forma do COPO Camaro. Hoje em dia, as coisas não são mais assim.

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