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O DeLorean DMC-12 vai voltar em 2017 com um motor de até 400 cv – e agora é para valer

O DeLorean DMC-12 é um dos carros mais famosos do planeta. Pudera: com carroceria de aço escovado, portas “asa de gaivota” e um visual futurista e retrô ao mesmo tempo (a cara dos anos 80), o DeLorean ficou famoso depois de se transformar na máquina do tempo de Doc Brown na clássica trilogia “De Volta Para o Futuro“. Não importava se ele não era um carro tão veloz ou prático assim: depois que Marty McFly e seu amigo cientista maluco viajaram no tempo com o DeLorean, todos queriam um. E é assim há 30 anos.

Acontece que, de acordo com os registros oficiais, foram produzidos cerca de 9.200 exemplares do DeLorean em 1981 e 1982, dos quais acredita-se que por volta de 6.500 ainda estejam por aí. Até que não parece pouco mas, em nível mundial, é um carro bem raro. Ainda mais considerando a alta procura e o fato de alguns exemplares terem sido modificados ou sofrido acidentes – isto acontece às vezes, claro. Sendo assim, algum tempo depois que o último DMC-12 deixou a linha de montagem e a poeira do escândalo envolvendo seu criador, John DeLorean, baixou, logo começaram os boatos a respeito de uma volta do esportivo.

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Nós mesmos já falamos disso no início no ano passado, quando falamos sobre a nova DeLorean Motor Company. A empresa, capitaneada por Stephen Wynne e James Espey, disse que pretendia levar a sério esse negócio de voltar a fazer o DMC-12. Meios para isto não faltavam: desde 1997 eles são donos de todos os componentes, ferramental, diagramas técnicos e patentes originais que restaram, além de algumas unidades prontas. Tecnicamente, a DeLorean já está de volta.

Depois de experimentar por algum tempo com conversões elétricas do DMC-12 (uma aposta meio arriscada, ao menos por enquanto), parece que agora o papo é sério: a nova DeLorean anunciou que vai voltar a fabricar o clássico em 2017. E, desta vez, ele será um esportivo de verdade!

O incentivo veio de uma lei que entrou em vigor recentemente nos EUA, facilitando o processo de homologação para réplicas que utilizem motores fornecidos por fabricantes consolidadas. Em outras palavras: se uma réplica de um carro antigo utilizar um motor já encontrado em um carro de rua novo nos EUA, ficará bem mais fácil registrá-la para uso nas ruas – desde que sejam construídas no máximo 325 unidades por ano.

Considerando que a DeLorean Motor Co. tem componentes suficientes para produzir cerca de 500 unidades do novo DMC-12 em sua fábrica no Texas, isto está longe de ser um problema. Na verdade, este é o momento perfeito para que a empresa finalmente coloque em prática este plano, sobre o qual ouvimos falar desde 2008.

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A DeLorean espera vender algo entre 300 e 350 carros ao longo de cinco anos. E, na verdade, Espey acredita que a produção já poderia começar imediatamente. Ele diz que só não é assim porque, embora a lei já permita a produção e a venda de réplicas com motores produzidos em massa, o governo americano e as agências federais ainda precisam definir diversos detalhes da regulamentação. No entanto, uma vez que o governo resolva a situação, a DeLorean estará preparada para começar.

Ainda não se fala em preços de forma oficial, mas Espey já deu a letra de que ficará em torno de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 410 mil em conversão direta). Por esta grana, você levará para casa um DeLorean zero quilômetro visualmente idêntico ao original, mas tecnicamente muito melhor.

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Os carros terão diversas amenidades inimagináveis nos anos 80 (bem, a não ser que você tivesse uma máquina do tempo), como navegação por satélite, bancos aquecidos e sistema multimídia com tela sensível ao toque. Além disso, o carro terá rodas e pneus maiores, freios mais eficientes e um novo conjunto mecânico.

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Esta é a parte mais empolgante para os entusiastas. O DeLorean original, como você deve saber, tinha um V6 PRV (Peugeot Renault Volvo) de 2,9 litros e fracos 132 cv. Obviamente, este vai ficar no passado: Espey diz que está negociando com duas grandes fabricantes para fornecer motores, e que uma delas é a General Motors. Ele também afirma que o motor terá algo entre 300 e 400 cv. Nesse caso, que motor você usaria?

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