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O F-Type mais rápido de todos, Evoque conversível e o novo Discovery 5: a Jaguar Land Rover no Salão do Automóvel

Por mais incríveis e elogiados que sejam os esportivos alemães, há que em prefira buscar diversão ao volante em outras terras – no Reino Unido, por exemplo. E é por isso que a Jaguar fez questão de trazer para o Salão do Automóvel o F-Type SVR, versão desenvolvida pela divisão especial da fabricante, e nada menos que o modelo de rua mais veloz de toda a história da companhia.

Como você sabe, o F-Type é um grand tourer com motor dianteiro, tração traseira e visual belíssimo, que ainda não enjoou mesmo depois de passados três anos. E, de lá para cá, a Jaguar não parou de melhorá-lo – primeiro, com o lançamento da carroceria cupê, em 2014. Depois, em março deste ano, com o F-Type SVR, revelado no Salão de Genebra.

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Entre tantos carros laranja no Salão, o F-Type SVR foi o que melhor vestiu a cor

O Jaguar F-Type SVR é baseado no já incrível F-Type R, cujo V8 supercharged de cinco litros entrega 558 cv e 680 mkgf de torque, porém tem 17 cv a mais, totalizando 575 cv. O torque permanece o mesmo, em 69,3 mkgf. Além disso, o F-Type SVR pesa 25 kg a menos, com 1.829 kg.

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Claro, ainda é um carro pesado, mas com tração integral e a caixa automática de oito marchas 8HP da ZF, é capaz de chegar aos 100 km/h em 3,5 segundos, com máxima de 322 km/h.

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O SUV F-Pace também teve seu espaço – e, melhor ainda, na versão S. É o nosso tipo de SUV, equipado com o mesmo V6 supercharged de três litros do F-Type, calibrado para entregar 380 cv e 45,8 mkgf, e de chegar aos 100 km/h em 5,5 segundos. Ele foi lançado em junho, e nós já o aceleramos – confira aqui!

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A Land Rover também vem cultivando uma base fiel de clientes, e em boa parte graças ao sucesso do Range Rover Evoque, que é fabricado no Brasil desde o meio do ano em Itatiaia, Rio de Janeiro, na única fábrica da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido.

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Aliás, até mesmo o primeiro Evoque fabricado no Brasil, o chassi #1, está no Salão – um exemplar vermelho, todo sujo de lama, bem no meio do estande.

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A novidade fica por conta do Evoque conversível, que faz sua primeira aparição pública no Brasil um ano depois da estreia mundial, e tem sua pré-venda iniciada durante o Salão. O preço parte de R$ 292.000, e apenas 45 unidades serão comercializadas. Detalhe importante: diferentemente da versão fechada, o Evoque conversível é importado.

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A capota é automática, se abre e 18 segundos e se fecha em 21 segundos, em uma operação que pode ser realizada com o carro em movimento a até 48 km/h.

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Já o Land Rover Discovery, apresentado há apenas algumas semanas no Salão de Paris, também deu uma passada pelo Brasil. A nova geração, completamente reformulada e de acordo com a nova identidade visual da Jaguar, começará a ser vendida por aqui em 2017, mas não será fabricada no Brasil.

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Com linhas mais arredondadas, porém sem perder a essência original, o novo Discovery ganhou subchassi de aço e perdeu impressionantes 480 kg, mesmo com entre-eixos substancialmente mais longo, e agora pesa cerca de 2.200 kg.

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Os motores disponíveis são um V6 a diesel de 268 cv, e o V6 supercharged do Jaguar F-Type, calibrado para entregar 360 cv e levar o Discovery até os 100 km/h em 6,9 segundos. Ambos os motores têm deslocamento de três litros e são acoplados à caixa automática de oito marchas 8HP da ZF.

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A suspensão usa braços triangulares sobrepostos na dianteira e multilink na traseira, e deixou o Discovery 40mm mais baixo. Mesmo assim, o utilitário de luxo é capaz de encarar até 90 cm de água pela dianteira, e atravessar terrenos alagados em até 20 cm.

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Seu irmão menor, o Discovery Sport, que acaba de ser nacionalizado, também estava no Salão. Apesar do nome parecido, o Sport atua como modelo de entrada, com estilo semelhante ao do Discovery, porém proporções menores e acabamento menos refinado. No entanto, ainda é um belo SUV, tanto na versão 2.0 turbo a gasolina, de 240 cv; quanto na versão turbodiesel de 2,2 litros e 190 cv.

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Quem prefere os quadradões vai curtir o Range Rover SVAutobiography. O modelo é nada menos que o mais luxuoso da gama aqui no Brasil, e definitivamente o mais caro: são R$ 1.065.000 na etiqueta.

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Por fora o modelo tem pintura em dois tons, com a parte superior preta e oito tons disponíveis para a parte inferior. A grade também é exclusiva, e tem acabamento cinza e prata. Para aumentar o espaço nos bancos traseiros, o SV Autobiography tem entre-eixos 20 mm mais longo, e conforto reforçado pela suspensão pneumática com regulagem de altura.

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O motor é um V8 supercharged de cinco litros com 550 cv e 69,3 mkgf que leva as mais de duas toneladas do SUV aos 100 km/h em 5,5, segundos e à máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.

 

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