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O Fusca da Nascar de “Herbie – Meu Fusca Turbinado”, com motor 2.3 de 200 cv, está à venda

Temos certeza de que uma porção de entusiastas aqui conhece a série de filmes com Herbie, o simpático Fusca antropomorfizado que tinha sentimentos e uma personalidade muito forte. Foram seis filmes, começando com “Se Meu Fusca Falasse” (Herbie, the Love Bug, 1968) e terminando com “Herbie – Meu Fusca Turbinado” (Herbie: Fully Loaded, 2005). Agora, o hero car do filme mais recente está à venda!

Já faz onze anos que o último filme foi lançado, estrelando uma jovem e graciosa Lindsay Lohan que ainda não havia passado por tantos escândalos e, claro, Herbie. É uma história até legal: a personagem de Lohan, Maggie Peyton, é uma quer ser piloto de corridas mas, primeiro, ganha de seu pai um carro de rua. Fã de carros clássicos, ela vai até um ferro velho e encontra Herbie, que traz no porta-luvas um bilhete escrito por Jim Douglas, que era o dono do carro no primeiro filme.

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Herbie, como você deve saber, é um carro bem temperamental e, depois de décadas, sente saudade das pistas. Ele consegue dar um jeito de disfarçar Maggie como um piloto de corridas em um encontro de carros antigos e ainda desafia um campeão da Nascar para uma corrida. E o Fusca vence!

Está com tempo? O vídeo aí em cima é o filme na íntegra!

No decorrer da película, Herbie passa por várias modificações, até que se transforma em um verdadeiro carro de competição no final— potente, agressivo e veloz como nunca, pronto para arrepiar na Nascar. E o carro que será leiloado pela Mecum Auctions, durante um evento que ocorrerá em Indianapolis entre os dias 17 e 21 de maio, é o hero car do filme. Foram feitos quatro exemplares, mas este foi o Herbie usado nas cenas mais detalhadas, onde o carro aparece mais de perto e por mais tempo.

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Os carros foram construídos pelo departamento de efeitos especiais e pelo departamento de carros cenográficos da Disney, a um custo de supostos US$ 235 mil (cerca de R$ 830 mil) cada um. O carro que será leiloado pela Mecum é o primeiro de todos, com direito a plaqueta especial.

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O mais bacana é que não foram feitas apenas modificações estéticas, para aparecer na telona. O Fusquinha 1963 virou um carro de corrida de verdade, com interior aliviado, gaiola de proteção, componentes mais leves na carroceria e um motor boxer preparado de 2,3 litros — coisas que qualquer fusqueiro adoraria ter em seu possante.

O coração do carro foi preparado pela FAT Performance, oficina americana especializada em motores VW e Porsche arrefecidos a ar. Com 2.332 cm³ de deslocamento, dois carburadores Weber 48 IDF e taxa de compressão de 10,5:1, o flat-four entrega 190 cv quando alimentado com combustível de competição de 125 octanas. O motor é acoplado a uma caixa manual com alavanca de engate rápido Empi, e o conjunto foi capaz de levar o Fusca, que pesa 830 kg, aos 222 km/h no circuito oval de California Speedway em 2004, na presença de pilotos da Nascar de verdade. Segundo consta, ainda havia bastante motor, mas o carro não tinha aerodinâmica suficiente para ir mais rápido. Loucura, hein?

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Além do motor preparado (que, veja bem, não era “turbinado” como o nome do filme sugere), Herbie recebeu freios a disco de 11” na dianteira e 10” na traseira, abrigados por rodas de 13” calçadas com pneus slick Goodyear Eagle. A carroceria teve diversos componentes, como capô, portas e tampa do motor, devidamente aliviados.

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O teto solar foi tapado com uma chapa de metal, exigência do regulamento da Nascar, e o tanque de combustível deu lugar a uma unidade selada igual às utilizadas pelos bólidos que competem na categoria, com bocal rápido e tudo. A suspensão tem amortecedores ajustáveis do tipo coilover Fox Nitrogen, com barras estabilizadoras Sway-Away na dianteira e na traseira.

O interior também é digno de um carro de corrida de verdade, com gaiola de proteção integral certificada pela FIA, cintos homologados para uso na Nascar, chave geral e painel digital aftermarketHá, ainda, sistema de supressão de incêndio, radiador de óleo e pedais customizados.

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Sim, amigos, é um Fusca de corrida de respeito — e um carro muito famoso, diga-se. E ele pode ser seu, por algo entre US$ 70 mil e US$ 95 mil, ou R$ 245 mil e R$ 335 mil em conversão direta. É bastante grana para um Fusca? Talvez. Mas participar de um track day com um autêntico Herbie do cinema com motor de quase 200 cv seria animal.

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